Variáveis pessoais de professores para o atendimento a alunos com transtorno global do desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X28425Palavras-chave:
Transtorno Global do Desenvolvimento, Formação Continuada, Crenças.Resumo
O estudo pretendeu descrever crenças e o conhecimentos sobre TGD de diferentes categorias de profissionais da educação, sua experiência com esta população e formação anterior na área. Participaram 82 profissionais da Educação, iniciantes em um curso de especialização sobre TGD, 19 professores de Educação Especial, 22 professores de Educação Infantil, 23 professores de áreas especificas, 12 profissionais com cargo administrativo e seis sem cargo informado. Deles, seis eram do sexo masculino. Antes do início do curso, os participantes responderam a questões relativas ao conhecimento sobre TGD e experiências anteriores com essa população sob forma de narrativa que foram transcritas, categorizadas e analisadas considerando a amostra geral e os subgrupos. Os resultados apontaram que há pouco conhecimentos dos profissionais sobre TGD. Foram identificadas crenças positivas e negativas foram identificadas relacionadas à inclusão dessa população no sistema regular de ensino. Quanto à experiência anterior ou atual com esta população, a maior frequência foi encontrada entre professores de Educação Especial e de Ensino Fundamental. Os professores de Educação Especial relataram a dificuldade de inclusão como ponto negativo do trabalho e os professores de áreas especificas a precariedade dos serviços oferecidos a eles. Todavia, esta última categoria relatou expectativas mais favoráveis com relação ao curso. Considerando a legislação atual sobre inclusão, aí contemplados os alunos com TGD, é importante que os profissionais de todos os segmentos da Educação estejam minimamente preparados para recebe-los e oferecer uma educação de qualidade, promovendo sua inclusão e desenvolvimento.
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