Variáveis pessoais de professores para o atendimento a alunos com transtorno global do desenvolvimento

Autores

  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, São Paulo
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, São Paulo
  • Ana Paula Pacheco Moraes Maturana Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28425

Palavras-chave:

Transtorno Global do Desenvolvimento, Formação Continuada, Crenças.

Resumo

O estudo pretendeu descrever crenças e o conhecimentos sobre TGD de diferentes categorias de profissionais da educação, sua experiência com esta população e formação anterior na área. Participaram 82 profissionais da Educação, iniciantes em um curso de especialização sobre TGD, 19 professores de Educação Especial, 22 professores de Educação Infantil, 23 professores de áreas especificas, 12 profissionais com cargo administrativo e seis sem cargo informado. Deles, seis eram do sexo masculino. Antes do início do curso, os participantes responderam a questões relativas ao conhecimento sobre TGD e experiências anteriores com essa população sob forma de narrativa que foram transcritas, categorizadas e analisadas considerando a amostra geral e os subgrupos. Os resultados apontaram que há pouco conhecimentos dos profissionais sobre TGD. Foram identificadas crenças positivas e negativas foram identificadas relacionadas à inclusão dessa população no sistema regular de ensino. Quanto à experiência anterior ou atual com esta população, a maior frequência foi encontrada entre professores de Educação Especial e de Ensino Fundamental. Os professores de Educação Especial relataram a dificuldade de inclusão como ponto negativo do trabalho e os professores de áreas especificas a precariedade dos serviços oferecidos a eles. Todavia, esta última categoria relatou expectativas mais favoráveis com relação ao curso. Considerando a legislação atual sobre inclusão, aí contemplados os alunos com TGD, é importante que os profissionais de todos os segmentos da Educação estejam minimamente preparados para recebe-los e oferecer uma educação de qualidade, promovendo sua inclusão e desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Rodrigues, O. M. P. R., Capellini, V. L. M. F., & Maturana, A. P. P. M. (2017). Variáveis pessoais de professores para o atendimento a alunos com transtorno global do desenvolvimento. Revista Educação Especial, 30(59), 681–696. https://doi.org/10.5902/1984686X28425

Edição

Seção

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)