Meios de acesso à literatura para pessoas com cegueira: Braille ou Áudio-livro?

Autores

  • Vivian Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Amanda Cristina dos Santos Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Paulo Eduardo Zorel UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Ailton Barcelos da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Maria Amelia Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
  • Marcia Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X10522

Palavras-chave:

Visual impairment, Braille system, Audiobook.

Resumo

O acesso à literatura por pessoas cegas vem acontecendo, prioritariamente, através do sistema braille. Devido ao avanço e a popularização da tecnologia, tem ocorrido uma procura maior pela literatura em áudio em nosso país. Dessa forma, o estudo surgiu do questionamento de como o acesso à literatura por pessoas cegas vem ocorrendo, tendo como objetivo analisar as implicações do uso desses meios de acesso por pessoas cegas. O instrumento de coleta de dados consistiu em um roteiro de entrevista semiestruturado, que foi aplicado a cinco pessoas cegas. Estas, por sua vez, foram gravadas e transcritas, com os dados agrupados por blocos temáticos, em tabelas e gráficos, para análise qualitativa e quantitativa. Os resultados indicaram que os sujeitos mais velhos, não dão preferência por nenhum dos meios, pois de acordo com os mesmos, ambos têm suas vantagens e desvantagens. Já os sujeitos mais jovens, revelaram preferência pelo áudio e pelo braille. Conclui-se que, ambos os meios de acesso estudados possuem suas implicações positivas e negativas, de tal forma que as pessoas cegas tendem a optar por ambos, mas apesar disso, em termos de preferência, o braille prevalece drasticamente.

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Biografia do Autor

Vivian Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Licencianda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos

Amanda Cristina dos Santos Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Licencianda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Paulo Eduardo Zorel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Licenciando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Ailton Barcelos da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Doutorando em Educação Especial (PPGEEs/ UFSCar), é Mestre em Educação Especial e possui Licenciatura Plena em Matemática pela mesma universidade.

Maria Amelia Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Educação Especial - George Peabody College for Teachers (USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela University of Georgia. É professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial e do curso de Licenciatura em Educação Especial

Marcia Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade. Doutora e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara (UNESP). É professora Adjunta II da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordena o Programa de Iniciação a Docência/PIBID da Licenciatura em Educação Especial

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Santos, V., Pereira, A. C. dos S., Zorel, P. E., Costa, A. B. da, Almeida, M. A., & Duarte, M. (2016). Meios de acesso à literatura para pessoas com cegueira: Braille ou Áudio-livro?. Revista Educação Especial, 29(55), 337–350. https://doi.org/10.5902/1984686X10522

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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