Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438110

Palavras-chave:

Licenciatura, Universidade, Formação docente

Resumo

A formação de professores se constitui como um dos elementos decisivos para melhoria do sistema educacional, uma vez que a visão de profissionalismo docente subjaz a um determinado programa de formação, tanto no seu conteúdo, como na forma como está organizado. Com base nisso, esse estudo tem como objetivo analisar a carga horária das atividades formativas nos cursos de licenciatura da UFBA. A partir de uma pesquisa exploratória do tipo documental, foram analisadas 1.355 ementas de componentes curriculares obrigatórios distribuídos nos 38 currículos de cursos de licenciatura da UFBA, no turno diurno e noturno no período de abril/maio de 2018. Os resultados apontaram que com relação aos componentes que contemplam as dimensões pedagógicas, estágios supervisionados e práticas pedagógicas, cujos objetivos estão voltados para formação docente, os cursos que apresentaram expressiva carga horária foram o de Pedagogia, seguido de Teatro, Computação do turno noturno, Ciências Naturais e Educação Física. O curso que apresentou menor carga horária nesse grupo foi o de Dança do turno diurno. Sendo assim, verifica-se que a formação docente nos cursos de licenciatura da UFBA necessita de revisão para se adequar às novas exigências das Diretrizes Curriculares.

Biografia do Autor

Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Psicologia pela UFRN. Mestre em Psicologia Social. Psicóloga e Fisioterapeuta. Professora Associada na UFBA.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Veras, R. M., Chaves, E. S., & Silva, D. da L. (2019). Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículos. Educação, 44, e98/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644438110

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