Contribuições da pós-graduação stricto sensu para a atuação de professores coordenadores como formadores e articuladores do trabalho coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644449229

Palavras-chave:

Formação de formadores, Professor coordenador, Stricto Sensu

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que se insere no âmbito da discussão sobre a formação dos formadores de professores que estão envolvidos com a formação continuada nas escolas e nas redes de ensino.  O objetivo da investigação foi compreender quais as contribuições da pós-graduação stricto sensu para a atuação de professoras coordenadoras como formadoras de professores e articuladoras do trabalho coletivo nas escolas. Os dados empíricos foram coletados por meio de entrevista com cinco professoras coordenadoras, pertencentes a uma rede municipal de ensino do interior do estado de São Paulo, egressas de cursos de mestrado e/ou doutorado. Esses dados foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo. O resultado da pesquisa aponta para as seguintes contribuições da pós-graduação stricto sensu para a atuação das professoras coordenadoras: compreender-se como interlocutora dos professores na reflexão destes sobre a própria prática; ressignificação do processo formativo na articulação entre sua própria formação e sua prática como formadoras, compreendendo sua não-linearidade; compreensão da escola como lócus da relação teoria e prática; compreensão da teoria como espaço de fundamentação da prática profissional; desenvolvimento de postura investigativa; olhar a si próprio como produtora de conhecimento.

Biografia do Autor

Patrícia Kelly Mercadante, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo

Mestre pela Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, São Paulo

Professora Doutora no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, São Paulo, Brasil

Thiago Borges de Aguiar, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo

Professor Doutor pela Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Mercadante, P. K., Cunha, R. C. O. B., & Aguiar, T. B. de. (2022). Contribuições da pós-graduação stricto sensu para a atuação de professores coordenadores como formadores e articuladores do trabalho coletivo. Educação, 47(1), e109/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644449229