Iniciação e inserção à docência no Brasil: uma metassíntese conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471979

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Formação inicial do professor, Carreira do magistério

Resumo

Este estudo objetiva identificar e compreender o uso dos termos iniciação e inserção à docência em artigos científicos brasileiros, visando uma discussão conceitual de aspectos que emergiram nos momentos de formação inicial e de atuação em início de carreira. Para isso, realizou-se uma metassíntese a partir do levantamento de artigos científicos que utilizam os termos iniciação e/ou inserção, associados à formação de professores, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metassíntese foi composta pelas etapas de sínteses interpretativas dos artigos e de síntese integrativa dos conceitos. Percebeu-se a vinculação de ambos os conceitos, iniciação e inserção, para descrever processos e programas com características específicas. Os resultados indicaram uma convergência no uso do termo iniciação ao promover, ainda na formação inicial, a imersão dos futuros professores na prática docente e no uso do termo inserção em processos formativos que ocorrem no início de carreira, ao proporcionar ao professor iniciante a imersão profissional na carreira docente. Entretanto, vale destacar que muitos artigos ainda utilizam esses termos, iniciação e inserção, de forma indiscriminada, todavia, com este estudo, espera-se contribuir para uma elucidação na área.

Biografia do Autor

Marisol Vieira Melo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação. Docente do Curso de Matemática-Licenciatura e Pedagogia, Campus Chapecó-SC.

Renata Prenstteter Gama, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação e Pós-doutorado em Educação. Docente no Departamento de Metodologia de Ensino e na Pós-graduação em Educação (PPGEd e PPGPE da UFSCar).

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação. Docente do Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Referências

ALMEIDA, Rosemary de Oliveira; GONÇALVES, DanyelleNilin. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Revista Cocar, v.6, n.11, p.77-85, jan-jul.2012. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v6i11.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, v.42(145), p.112-129, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008.

BAHIA, Norinês Panicacci. Curso de Pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos. Acta Scientiarum - Education, v. 37, n. 3, p. 301-312, jul-set. 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.24388.

BRASIL. Ministério da Educação.Resolução CNE/CEB nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf. Acesso em: 6 maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 1 julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 6 maio.2022.

CRISTOVÃO, Eliane Matesco; FIORENTINI, Dario. Narrative Research in the Study of the Learning of Mathematics Teachers in Hybrid Collaborative University-School Spaces. Sisyphus. Journal of Education. v. 9, issue 02, p.34-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.25749/sis.21792. Acesso em: 25 mar. 2022.

CRUZ, Priscila Beleza et al. Construindo o saber a partir de práticas demonstrativas biológicas no processo de ensino-aprendizagem. Revista Sustinere, v.9, 396 – 414, 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.52325.

do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a inserção profissional de professoras iniciantes. Devir Educação, v. 3, n. 2, p. 27-52, 2019. DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v3i2.173.

FARIAS, Isabel Maria Sabino; SILVA, Silvina Pimentel; CARDOSO, Nilson de Souza. Inserção profissional na docência: experiência de egressos do PIBID. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147225968.

FELDKERCHER, Nadiane; ILHA, Franciele Roos da Silva. O professor iniciante na educação física escolar: inserção profissional, desafios e possibilidades. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v.14, n.37, p.135-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2019.Vol14.N37.pp135-153.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum – Education. v.39, n.1, p.79-89, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29143.

FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos e saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 164-185, jan./abr. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647773. Acesso em: 25 mar. 2022.

GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_90397cf809dcb92321ada3b2b181e383. Acesso em: 25 mar. 2022.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte.Brasília, DF: UNESCO, 2011. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000212183. Acesso em: 30 mar. 2022.

GEPFPM. Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores de Matemática e as Revisões Sistemáticas. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira; ORTIGÃO, Maria Izabel. (Org.). Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. Brasília: SBEM. p. 234-254, 2018. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/ebook_pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.

GIROTTO JÚNIOR, Gildo; DE PAULA, Marcela Aparecida; MATAZO, Débora Rean Carreiro. Análise de conhecimento sobre estratégias de ensino de futuros professores de química: vivência como aluno e reflexão como professor. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v.14, n. 1, 35-50, jan-jun. 2019. DOI: http://doi.org/10.14483/23464712.13123.

GODFREY, Mary; DENBY, Tracy. The methodology of systematic reviews: conception of the process. University of Leeds, UK: Centre for Health and Social Care, Institute of Health Science and Public Research, 2006.

GONÇALVES, Randys Caldeira et al. Relatando e refletindo sobre as experiências do PIBID Biologia (IF Goiano – Câmpus Urutaí) no período de 2011 a 2013. Holos, [S.l.], v. 6, p. 267-279, 2015. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.1480.

GONZATTI, Sônia Elisa Marchi; VITÓRIA, Maria Inês Corte. Formação de professores: algumas significações do PIBID como política pública. Revista Cocar. Belém, vol 7, n.14, p. 34-42, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/277.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.), Vidas de Professores. p. 31-61, 1997. Porto: Porto Editora, número 4. ISBN 972-0-34104-1. (Coleção Ciências da Educação).

IMBERNÓN, Francisco.Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8ed. São Paulo: Cortez, 2011. ISBN: 9788524907647

LAMBERT, Marisa Martins et al. O PIBID como campo fértil para a prática do licenciado em dança e a formação de sua identidade docente. Conceição/Conception, v.7, p.110-124, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v7i0.8653789.

LIMA, Gislaine Rocha de; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. A formação docente e o PIBID-subprojeto de Biologia do IFRN/Macau: uma interlocução entre a formação inicial e continuada. Holos, v. 2, p.318-332, 2018. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.4701.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Coleção Ciências da Educação: século XXI. Porto: Ed. Porto, 1999. ISBN: 9788569663027.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, S. Paulo: ANPEd, n. 9, p. 51-75, set./out./nov./dez. 1998. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE09/RBDE09_06_CARLOS_MARCELO.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

MARIANO, André Luiz Sena. A aprendizagem da docência no início da carreira: qual política? quais problemas? Revista Exitus, v.2, n.1, p. 79-94, jan-jun. 2012. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/67.

MESSIAS, Rozana Aparecida; TELLES, João Antonio. Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 731–750, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i3.8655293.

MIRA, Marilia Marques; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Processos de inserção profissional docente nas políticas de formação: o que documentos legais revelam. Acta Scientiarum - Education, v. 38, n. 3, p. 283-292, jul-set. 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27641.

MIRANDA, Levi Rodrigues; VIANA, Isabel C. PIBID um contributo para o (des)encantamento do licenciando em geografia do IFRN - um estudo de caso. Holos, v.29. n. 5, p.200-209, 2013. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1695.

MORAIS, João Kaio Cavalcanti; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Profissionalização docente: construindo saberes a partir da prática no PIBID. Holos, [S.l.], v. 5, p. 112-120, 2014. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2014.2096.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim. Salvador: SEC/IAT, 116p., 2022 ISBN: 978-65-993687-1-4.

PEREIRA, Alana Kelyene; LIMA, Geraldo Gonçalves. O PIBID na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica. Holos, [S.l.], v. 3, p. 150-173, 2016. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3489.

PERRELLI, Maria Aparecida de Souza. O apoio ao docente iniciante: experiências e pesquisas relatadas no “Congreso Internacional delProfesorado Principiante e InserciónProfesional a La Docencia” - 2008, 2010 e 2012. Revista Interfaces da Educação, v.4, n.11(4), p.72-97, 2013. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/524.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Possibilidades e desafios da iniciação à docência em teatro na Educação Básica. Urdimento, v.1, n.18, p.77-83, 2012. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101182012077.

SILVA, Delano Moody Simões da; FALCOMER, Viviane Aparecida da Silva; PORTO, Franco de Salles. As contribuições do PIBID para o desenvolvimento dos saberes docentes: a experiência da Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade de Brasília. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.20, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-211720182001024.

SILVA, Fabrício Oliveira da; RIOS, Jane Adriana Vasconcellos Pacheco. Narrativas de si na iniciação à docência: O PIBID como espaço e tempo formativos. Educação & Formação, Fortaleza, v.3, n.8, p.57-74, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i8.270.

SOUZA, Maria Aparecida da Silva; AG ALMOULOUD, Saddo. (2019) Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de matemática: saberes da docência – PIBID. Educação Matemática Pesquisa, v.21, n.5, p.589-603, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p589-603.

UMBELLINO, Marcela Marques; CIRÍACO, Klinger Teodoro. Construindo o início da docência em distintos segmentos de ensino. Colloquium Humanarum. [S. l.], v. 13, n. 2, p. 42–59, 2016. DOI: 10.5747/ch.2016.v13.n2.h252.

VAILLANT, Denise. Análisis y reflexiones para pensar el desarrollo profesional docente continuo. Revista Educar, [en línea], pp. 55-66, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5565/rev/educar.690. Acesso em: 20 abr.2022.

VAILLANT, Denise; MARCELO GARCÍA, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012. ISBN: 9788570140975

VEENMAN, Simon. El proceso de llegar a ser profesor: unanálisis de laformación inicial. In: VILLA SÁNCHEZ, Aurelio. (coord.). Perspectivas y problemas de lafunción docente. Madrid, p. 39-68, 1988. ISBN 84-277-0827-0.

VERAS, Renata Meira et al. (2021). O PIBID e a formação de professores na Universidade Federal da Bahia. IENCI, Investigações em Ensino de Ciências, v.26, n. 1, p. 213-225, abr. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p213.

VILLAS BÔAS, Fernanda Litvin; MARTINS, Leila Chalub; SOARES NETO, Joaquim José. Contribuições da Theory-Driven Evaluation para avaliação do PIBID. Estudos em Avaliação Educacional, v.30, n.73, p.70-102, jan-abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5852.

VOLKMAN, Elizabete; PEREIRA, Ana Lúcia; LUCCAS, Simone. Aprendendo a ensinar na formação inicial de professores de matemática: uma análise das concepções discentes. Educação Matemática Pesquisa, v.21, n.2, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p353-378.

ZANCHET, Beatriz Maria Boessio Atrib; FELDKERCHER, Nadiane. Inserção e desenvolvimento profissional de docentes universitários iniciantes: necessidade de espaços de discussão pedagógica. (2016) Acta Scientiarum - Education, v. 38, n. 1, p. 93-102, jan-mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.25111.

Downloads

Publicado

2024-07-11

Como Citar

Melo, M. V., Gama, R. P., & Cristovão, E. M. (2024). Iniciação e inserção à docência no Brasil: uma metassíntese conceitual. Educação, 49(1), e101/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471979