Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículos

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644438110

Mots-clés :

Licenciatura, Universidade, Formação docente

Résumé

A formação de professores se constitui como um dos elementos decisivos para melhoria do sistema educacional, uma vez que a visão de profissionalismo docente subjaz a um determinado programa de formação, tanto no seu conteúdo, como na forma como está organizado. Com base nisso, esse estudo tem como objetivo analisar a carga horária das atividades formativas nos cursos de licenciatura da UFBA. A partir de uma pesquisa exploratória do tipo documental, foram analisadas 1.355 ementas de componentes curriculares obrigatórios distribuídos nos 38 currículos de cursos de licenciatura da UFBA, no turno diurno e noturno no período de abril/maio de 2018. Os resultados apontaram que com relação aos componentes que contemplam as dimensões pedagógicas, estágios supervisionados e práticas pedagógicas, cujos objetivos estão voltados para formação docente, os cursos que apresentaram expressiva carga horária foram o de Pedagogia, seguido de Teatro, Computação do turno noturno, Ciências Naturais e Educação Física. O curso que apresentou menor carga horária nesse grupo foi o de Dança do turno diurno. Sendo assim, verifica-se que a formação docente nos cursos de licenciatura da UFBA necessita de revisão para se adequar às novas exigências das Diretrizes Curriculares.

Biographie de l'auteur-e

Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Psicologia pela UFRN. Mestre em Psicologia Social. Psicóloga e Fisioterapeuta. Professora Associada na UFBA.

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Publié-e

2019-12-17

Comment citer

Veras, R. M., Chaves, E. S., & Silva, D. da L. (2019). Formação docente dos cursos de licenciatura na UFBA: análise dos currículos. Educação, 44, e98/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644438110

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