Formação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente: uma experiência com professores do ensino superior, a partir da pesquisa sobre a própria prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644475401

Palavras-chave:

Formação Pedagógica Docente, Pedagogia Universitária, Desenvolvimento Profissional Docente

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de formação pedagógica docente orientada pela pesquisa da própria prática, um processo formativo-metodológico que se estabelece pelo trabalho com narrativas de construção/desconstrução das próprias experiências docentes, sob uma autoanálise reflexiva. Caracteriza-se como instrumento formativo que vem sendo utilizado por pesquisadores do campo da formação de professores em razão de sua importância para o desenvolvimento profissional docente. A partir de uma base teórica que integra estudiosos do campo pedagógico, especialmente relacionada à docência do ensino superior, e da contribuição qualitativa de depoimentos de professores participantes da formação, o artigo situa tal experiência de formação pedagógica como um processo formativo coletivo que busca fomentar a construção de um espaço de aprendizagem da docência, permanente e intencional. Esse processo formativo busca a transformação da prática pedagógica docente, de modo a impactar o ensino desenvolvido com os estudantes, a partir da possibilidade de (re)interpretação e (re)análise das decisões pedagógicas, além de valorizar a afirmação da profissionalidade docente. Essa afirmação é possível porque os depoimentos evidenciam que os professores vão constituindo sua profissionalidade ao longo do processo formativo, alicerçados na confiança que o espaço formativo lhes proporciona.

Biografia do Autor

Amanda Rezende Costa Xavier, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro, com período sanduíche (Bolsista Capes - bolsa financiada com recursos do PDSE/CAPES) na Universidade do Porto, Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Mestre em Educação também pela UNESP, na linha de pesquisa de Formação de Professores. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Sul de Minas, com especialização (lato sensu) em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Psicopedagogia Institucional. Pós doutoramento em Pedagogia Universitária, no programa de pós-graduação em Educação da UFPel. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária - GEPPU, da UNESP/Rio Claro; Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária - GIPedU, da UFPel; Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas - CAFTe, do CIIE/FPCEUP, Portugal. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária - GEAPU, que congrega Assessores Pedagógicos de mais de 60 instituições brasileiras de ensino superior. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Senior do CNPq.

Carolina Del Roveri, Universidade Federal de Alfenas

Carolina Del Roveri é Técnica em Cerâmica, formada pelo CENATEC SENAI "Mário Amato". Trabalhou na área de pesquisa e consultoria especializada, no LaRC/DEMa/UFSCar. É graduada em Geologia, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutora em Geologia Regional formada pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências/IGCE/UNESP, com período de estágio na Universidad Complutense de Madrid. Grande parte de trabalho acadêmico neste período foi relacionado à caracterização de argilas da Formação Corumbataí na região do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, SP. Em 2011, participou do Programa de Pós-Doutorado, na mesma instituição, na Área de Minerais Industriais, pesquisando matérias-primas fundentes. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado de Poços de Caldas, da UNIFAL-MG. Atua junto aos cursos de graduação, em especial ao BCT e Engenharia de Minas e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e Curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Mineral (CEEM). Atualmente é Gerente de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Matérias Primas, Reutilização de Rejeitos de Mineração, Materiais Cerâmicos e Caracterização Tecnológica de Minérios, assim como na área de Educação, com ênfase em Metodologias Ativas. Desenvolve projetos de extensão voltados para a divulgação científica.

Daniel Juliano Pamplona da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IFT/UNESP (2008). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, na qual atua no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia Ambiental (mestrado) da Universidade Federal de Alfenas. Recentemente tem se interessado pelo estudo de fontes de energia renováveis de energia, seu armazenamento e aplicação em produtos. Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nessa área atualmente são sobre viabilidade de sistemas fotovoltaicos, estudo das propriedades de banco de baterias, reciclagem/reaproveitamento de batarias de lítio, estudo da influência de variador de torque (câmbio) no consumo de veículos elétricos.

Giselle Patrícia Sancinetti, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professora Associado I do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Controle de qualidade e tratamento de efluentes líquidos, atuando principalmente nos seguintes temas: fenol, chorume, drenagem ácida de mina, surfactantes, reator anaeróbio de leito fluidificado, reator UASB e reator em bateladas sequenciais. 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALTET, Marguerite. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1196-1223, out./dez 2017.

BERMAN, Antoine. Bildung et Bildungsroman. Paris: Le temps de la rèflexion, 1984.

COCHRAN-SMITH, Marylin. A tale of two teachers: learning to teach over time. Kappa Delta Pi Record, 48:3, p. 108-122, ago, 2012.

COCHRAN-SMITH, Marylin; LYTLE, Susan. Communities for teacher research: fringe or forefront? In: McLAUGHLIN, Milbrey; OBERMAN, Ida (Eds.). Teacher Learning: new policies, new practices. New York: Teachers College Press, 1996, p. 92-114.

CONTRERAS, José D. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição dos paradigmas. Araraquara: Junqueira & Marin Editora, 1998.

CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525-536, set./dez, 2004.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovação na Educação. In: MOROSINI, Marilia Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de Pedagogia Universitária: Glossário. Brasília: INEP/MEC/RIES, 2006, p. 445.

CUNHA, Maria Isabel da. Reflexões e práticas em pedagogia universitária. São Campinas: Papirus, 2007.

CUNHA, Maria Isabel da. Qualidade da graduação: o lugar do assessoramento pedagógico como propulsor da inovação e do desenvolvimento profissional docente. Educar em Revista, Curitiba, n. 57, jul./set. 2015, p. 17-31.

CUNHA, Maria Isabel da. Aprendizagem da docência em espaços institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores? In: PRYJMA, Marielda Ferreira; DE OLIVEIRA, Oseias Santos (Orgs.). Desenvolvimento profissional docente em discussão. Curitiba: EdUTFPR, 2016, p. 63-78.

CUNHA, Maria Isabel da; LUCARELLI, Elisa. Trabalho colaborativo entre comunidades acadêmicas no marco do Mercosul: a investigação sobre estratégias institucionais para o melhoramento da qualidade da educação superior, o caso das Assessorias Pedagógicas Universitárias. Integración y Conocimiento, Nucleo de estudios e investigacion es en educación superior del Mercosul, n. 2, 2013, p. 117-126.

CUNHA, Maria Isabel da; LUCARELLI, Elisa (Orgs.). Estratégias de qualificação do ensino e o assessoramento pedagógico: reconhecendo experiências em universidades ibero-americanas. Criciúma: UNESC, 2014.

D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos A. (orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 15-30.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Editora Porto, 2001.

FRANCO, Maria Amelia do Rosario Santoro. Prática Pedagógica e Docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v.97, n.247, p. 534-551, set/dez, 2016.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudanças. O Trabalho e a Cultura dos Professores na Idade Pós-Moderna. Alfragide, Portugal: McGrawHill, 1998.

HOYLE, Eric. Professionalization and deprofessionalization in education. In: HOYLE, Eric; MEGARRY, Jacquetta. (Eds.). The professional development of teachers: world yearbook of education 1980. London: Routledge, 2012, p. 45-60.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Katia. PedagogíaUniversitaria: unacontribución para la visibilidad de la dimensiónpedagógico-didáctica de la docencia. In: ARCIGA ZAVALA, Blanca (Coord.). Contextos, identidades y academia en la educación superior.México: Plaza y Valdés, 2009, p. 104-105.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MIRANDA, Dayse Lago. De práticas pedagógicas inovadoras às experiências formativas: desafios para os docentes universitários. Salvador: UNEB, 2018. [Tese de Doutorado].

MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Glossário, Volume 2. Rio Grande do Sul: INEP/RIES, 2006.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019, p. 1-15.

RIOS, Terezinha. A. Compreender e ensinar. São Paulo: Cortez, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (coord.) Profissão Professor. Portugal: Porto, 1992.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

SUAREZ, Rosana. Nota sobre o conceito de buildung (formação cultural). Revista Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, dez. 2005, p. 191-198.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2009.

VIEIRA, Flavia. Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade. Redu - Revista de Docência Universitária, Valência, v.12(2), p. 23-39, ago. 2014.

XAVIER, Amanda Rezende Costa. Contextos curriculares da Universidade Nova e do Processo de Bolonha: a assessoria pedagógica universitária em questão. Rio Claro: Instituto de Biociências, UNESP, 2019. [Tese Doutorado em Educação].

XAVIER, Amanda Rezende Costa; AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. Assessoria Pedagógica Universitária no contexto da Universidade Nova: mapeamento e reflexões. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.36, e232232, p. 1-23, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698232232.

XAVIER, Amanda Rezende Costa Xavier; LEITE, Carlinda. Mapeamento da Formação Pedagógica de docentes universitários nas Universidades Públicas Portuguesas. Revista Lusófona de Educação, v.45, p. 109-123, jan. 2020. DOI: 10.24140/issn.1645-7250.rle45.08 .

XAVIER, Amanda Rezende Costa Xavier; LEITE, Carlinda. Sentidos pedagógicos do processo de bolonha: uma análise a partir de documentos de constituição do espaço europeu de ensino superior. Currículo Sem Fronteiras, v.23, e1962, 2023, p. 1-20. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1962ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educ. Soc.,Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

Xavier, A. R. C., Cunha, M. I. da, Roveri, C. D., Silva, D. J. P. da, & Sancinetti, G. P. (2024). Formação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente: uma experiência com professores do ensino superior, a partir da pesquisa sobre a própria prática. Educação, 49(1), e71/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644475401

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.