<b> Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente </b>

Autores

  • Maria Isabel da Cunha
  • Ana Maria Ranzan Rigo
  • Carmem Lúcia Lascano Pinto
  • Denise Grosso da Fonseca
  • Gildo Volpato
  • Sônia Regina de Souza Fernandes
  • Vânia Alves Martins Chaigar

Palavras-chave:

Autonomy, Authority, Teaching, Profession.

Resumo

As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.

Palavras-chave: Autonomia. Autoridade. Profissão. Docente.

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Como Citar

Cunha, M. I. da, Rigo, A. M. R., Pinto, C. L. L., Fonseca, D. G. da, Volpato, G., Fernandes, S. R. de S., & Chaigar, V. A. M. (2011). <b> Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente </b>. Educação, 29(2), 67–84. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3840

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Profissionalização Docente