Pedagogical Training and Professor Professional Development: an experience with higher education professors, based on research on their own practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644475401

Keywords:

Professor Pedagogical Training, University Pedagogy, Professor Professional Development

Abstract

This paper presents an experience of teacher´s pedagogical training guided by research into one's own practice, a formative-methodological process that is established by working with narratives of construction/deconstruction of one's own teaching experiences, under a reflective self-analysis. It is characterized as a training tool that has been used by researchers in the field of teacher training due to its importance for the professional development of teachers. Based on a theoretical basis that integrates scholars from the pedagogical field, especially related to teaching in higher education, and on the qualitative contribution of testimonials from teachers participating in the training, the article situates this experience of pedagogical training as a collective training process that seeks to foster the construction of a permanent and intentional teaching learning space. This formative process seeks to transform the teaching pedagogical practice, in order to impact the teaching developed with the students, based on the possibility of (re)interpretation and (re)analysis of the pedagogical decisions, in addition to valuing the affirmation of teaching professionalism. This statement is possible because the testimonies show that teachers build their professionality throughout the training process, based on the confidence that the training space gives them.

Author Biographies

Amanda Rezende Costa Xavier, Federal University of Alfenas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro, com período sanduíche (Bolsista Capes - bolsa financiada com recursos do PDSE/CAPES) na Universidade do Porto, Portugal, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Mestre em Educação também pela UNESP, na linha de pesquisa de Formação de Professores. Graduada em Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário do Sul de Minas, com especialização (lato sensu) em Gestão e Coordenação Pedagógica e em Psicopedagogia Institucional. Pós doutoramento em Pedagogia Universitária, no programa de pós-graduação em Educação da UFPel. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária - GEPPU, da UNESP/Rio Claro; Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária - GIPedU, da UFPel; Grupo de Pesquisa em Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas - CAFTe, do CIIE/FPCEUP, Portugal. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Assessoria Pedagógica Universitária - GEAPU, que congrega Assessores Pedagógicos de mais de 60 instituições brasileiras de ensino superior. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), no Campus Avançado de Poços de Caldas, com experiência em assessoramento pedagógico docente.

Maria Isabel da Cunha, Federal University of Pelotas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Senior do CNPq.

Carolina Del Roveri, Federal University of Alfenas

Carolina Del Roveri é Técnica em Cerâmica, formada pelo CENATEC SENAI "Mário Amato". Trabalhou na área de pesquisa e consultoria especializada, no LaRC/DEMa/UFSCar. É graduada em Geologia, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e Doutora em Geologia Regional formada pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências/IGCE/UNESP, com período de estágio na Universidad Complutense de Madrid. Grande parte de trabalho acadêmico neste período foi relacionado à caracterização de argilas da Formação Corumbataí na região do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes, SP. Em 2011, participou do Programa de Pós-Doutorado, na mesma instituição, na Área de Minerais Industriais, pesquisando matérias-primas fundentes. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado de Poços de Caldas, da UNIFAL-MG. Atua junto aos cursos de graduação, em especial ao BCT e Engenharia de Minas e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e Curso de Especialização Lato Sensu em Engenharia Mineral (CEEM). Atualmente é Gerente de Cursos e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Matérias Primas, Reutilização de Rejeitos de Mineração, Materiais Cerâmicos e Caracterização Tecnológica de Minérios, assim como na área de Educação, com ênfase em Metodologias Ativas. Desenvolve projetos de extensão voltados para a divulgação científica.

Daniel Juliano Pamplona da Silva, Federal University of Alfenas

Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IFT/UNESP (2008). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Poços de Caldas. Tem experiência na área de Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, na qual atua no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia Ambiental (mestrado) da Universidade Federal de Alfenas. Recentemente tem se interessado pelo estudo de fontes de energia renováveis de energia, seu armazenamento e aplicação em produtos. Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nessa área atualmente são sobre viabilidade de sistemas fotovoltaicos, estudo das propriedades de banco de baterias, reciclagem/reaproveitamento de batarias de lítio, estudo da influência de variador de torque (câmbio) no consumo de veículos elétricos.

Giselle Patrícia Sancinetti, Federal University of Alfenas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atualmente é professora Associado I do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Controle de qualidade e tratamento de efluentes líquidos, atuando principalmente nos seguintes temas: fenol, chorume, drenagem ácida de mina, surfactantes, reator anaeróbio de leito fluidificado, reator UASB e reator em bateladas sequenciais. 

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Published

2024-04-09

How to Cite

Xavier, A. R. C., Cunha, M. I. da, Roveri, C. D., Silva, D. J. P. da, & Sancinetti, G. P. (2024). Pedagogical Training and Professor Professional Development: an experience with higher education professors, based on research on their own practice. Education, 49(1), e71/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644475401