Educação física escolar e desenho universal para a aprendizagem: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91680

Palavras-chave:

Desenho Universal para aprendizagem, Educação Física, Acessibilidade

Resumo

Para que os professores de Educação Física possam implementar práticas pedagógicas baseadas nos princípios da acessibilidade, é essencial proporcionar suporte e oferecer conhecimentos sobre estratégias que garantam a participação efetiva de todos os estudantes. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar a produção científica envolvendo a interface entre Educação Física Escolar e Desenho Universal para a Aprendizagem, de forma a verificar se tal abordagem pode favorecer a inclusão de estudantes com deficiências nesse contexto. Utilizando as palavras-chave "Physical Education” e “Universal design for learning” foi realizada uma busca no portal de Periódicos da CAPES, sendo identificados 229 estudos. Com base nas diretrizes do PRISMA, aplicados os critérios de inclusão e exclusão, e adicionados quatro por meio de busca manual foram obtidos nove estudos. A análise de conteúdo deu origem a duas categorias: recomendações/concepções sobre as possibilidades do DUA nas aulas de EF e aplicação dos princípios do DUA nas aulas de EF. Os resultados evidenciam a necessidade de investimento em pesquisas internacionais e nacionais sobre as possibilidades de aplicação do DUA nas aulas de EF, visando maximizar as oportunidades de aprendizagem para todos os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Basso Braz, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2007). É mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Está cursando o doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintse temas: inclusão, sociometria, educação física escolar, esporte adaptado e natação para bebês

Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos

Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991); especialização em Educação Física Adaptada (1992); mestrado (1998) e doutorado (2004) em Educação Física, na área de Atividade Física e Adaptação, pela Universidade Estadual de Campinas; Pós-doutorado junto ao Kinesiology, Sports Studies and Physical Education Department na State University of New York - College at Brockport (2013/2014). Professora associada no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada - NEAFA e Projetos de Extensão relacionados à temática. Orientadora nos níveis de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Professora convidada no Erasmus Mundus Master in Adapted Physical Activity Program - EMMAPA, na Faculty of Kinesiology and Rehabilitation Sciences da Katholieke Universiteit Leuven - Bélgica (2015). Professora visitante no Department of Kinesiology da University of New Hampshire (2020). Fundadora e Vice-Presidente da Federación Sudamericana de Actividad Física Adaptada (2020-2022). Representante da América do Sul junto à International Federation of Adapted Physical Activity - IFAPA (2020-2023). Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA desde 1995. Autora do Livro "Educação Física e Esportes Adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão", semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 (Área 21).

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229p.

BOCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. Desenho universal para a aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista brasileira educação especial, Bauru, v. 24, n. 1, p. 143-160, Jan/Mar. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382018000100143&script=sci_arttext&tng =pt. Acesso em: 02 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382418000100011

BORGES, Adriana Araújo Pereira; SCHMIDT, Carlo Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo em sala de au-la. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 27-39, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-03052021000300027&script=sci_arttext. Acesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.57044

COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: S.H. Koller, M.C.P.Couto, & J.V. Hohendorff. Manual para produção científica. Porto Alegre: Penso. 2014. pp.55-70.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Dificuldades e suces-sos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 22, p. 49-64, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141365382016000100049&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000100005

FIORINI, Maria Luiza Salzani; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; MANZINI, Eduardo José. Análise de dissertações e teses em educação e educação física sobre estratégias de ensino e recursos pedagógicos para inclusão do aluno com deficiência. Conexões, Campinas, v. 13, p. 98-116, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640657. Acesso em: 28 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640657

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/ress/v24n2/2237-9622-ress-24-02-00335.pdf. Acesso em: 21 no. 2023 DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

GILBERT, Emily N. Designing inclusive physical education with universal de-sign for learning. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 90, n. 7, p. 15-21, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2019.1637305. Aces-soem: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2019.1637305. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2019.1637305

GRENIER, Michelle; MILLER, Nancy; BLACK, Ken. Applying Universal Design for Learning and the Inclusion Spectrum for Students with Severe Disabilities in General Physical Education. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 88, n. 6, p. 51-56, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/07303084.2017.1330167. Acesso em: 02 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2017.1330167

Haegele, J. A., Holland, S. K., Wilson, W. J., Maher, A. J., Kirk, T. N., & Mason, A. Universal design for learning in physical education: Overview and critical reflection. European Physical Education Review, v. 30, n. 2, p. 250-264, 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1356336X231202658?casa_token=FYZFV1BcaA0AAAAA%3ADT0DtU35-yY2Jk_cAVkkXCxK2HXUToTAZfaXYGfl86JwdN0wFVkFeOhvoHhnX02NnBqNzL3EqUfFd40. Acesso em: 30 out. 2024.

KENNEDY, Winston; YUN, Joonkoo. Universal Design for Learning as a Cur-riculum Development Tool in Physical Education. Journal of Physical Educa-tion, Recreation & Dance, v.90, n.6, p. 25-31, 2019. DOI 10.1080/07303084.2019.1614119. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.2019.1614119. Acesso em: 17 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2019.1614119

LIEBERMAN, Lauren J.; BEAN, Lauren; GRENIER, Michelle. Developing a Universal Design for Learning Pedagogy: Perspectives of Students with and without Disabilities. Journal of Teaching in Physical Education, v. 1, n. aop, p. 1-10, 2024. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/aop/article-10.1123-jtpe.2024-0015/article-10.1123-jtpe.2024-0015.xml. Acesso em: 25 jan. 2025

LIEBERMAN, Lauren J.; GRENIER, Michelle. Infusing Universal Design for Learning into Physical Education Professional Preparation Programs. Journal of Physical Education, Recreation & Dance. v. 90, n. 6, p. 3-5. 2019. DOI 10.1080/07303084.2019.1615790. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07303084.2019.1615790. Acesso em 12 ago 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2019.1615790

LIEBERMAN, Lauren; LYTLE, Rebecca; CLARCQ, Jason A. Getting it right from the start: Employing the universal design for learning approach to your curriculum. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 79, n. 2, p. 32, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07303084.2008.10598132. Aces-so em: 28 ago 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2008.10598132

MOHER David; LIBERATI Alessandro Liberati.; TETZLAFF, Jennifer.; ALTMAN Douglas G. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Tradução de Taís Freire Galvão e Thais de Souza Andrade Pansani, Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 24, n. 2, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/TL99XM6YPx3Z4rxn5WmCNCF/?format=pdf&lang=pt

VAN MUNSTER, Mey Abreu.; LIEBERMAN, Laureen J.; GRENIER, Michelle A. Universal design for learning and differentiated instruction in physical educa-tion. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 36, n. 3, p. 359-377, 2019. Dispo-nível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/apaq/36/3/article-p359.xml. Acesso em: 28 ago 2023. DOI: https://doi.org/10.1123/apaq.2018-0145

MUNAFO, Carmelo. Towards a new culture in physical education with the uni-versal design for learning. International Journal of Sport Culture and Sci-ence, v. 5, n. 1, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/intjscs/issue/28607/305358. Acesso em: 28 ago. 2023 DOI: https://doi.org/10.14486/IntJSCS610

OLIVEIRA, Amália Rebouças Paiva; GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho universal para aprendizagem e formação continuada de professores de educação física: possibilidades e desafios. São Carlos: Pedro & João Edito-res, 2022. 116p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/09/EBOOK_Desenho-universal-para-aprendizagem-e-formacao-continuada.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

OLIVEIRA, Amália Rebouças Paiva; MUNSTER, Mey Abreu; GONÇALVES, Adriana Garcia. Desenho Universal para Aprendizagem e Educação Inclusiva: uma revisão sistemática da literatura internacional. Revista Brasileira Educa-ção Especial, Bauru, v. 25, n.4, p.675-690, out/dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382019000400675&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400009

PAG, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. Bmj, v. 372, 2021. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acesso em: 21 nov. 2022.

RIBEIRO, Maria Carolina França; COSTA-RNDERS, Elizabete Cristina. Pro-cesso de inclusão escolar de estudantes com TEA: em perspectiva o desenho universal para aprendizagem. Retratos da Escola, v. 18, n. 40, 2024. Disponí-vel em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1682Acesso em: 02 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1682

VITALIANO, Célia Regina; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; SANTOS, Katiane Pereira dos. Desenho Universal para a Aprendizagem aplicado à pro-moção da educação inclusiva: uma revisão sistemática. Ensino em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 805-827, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1983-17302019000300805&script=sci_arttextAcesso em: 30 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-9

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, São Leopoldo, v.2, n.2, abr./jun.2018. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018. 222.04. Acesso em: 13 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.04

Downloads

Publicado

2025-09-19

Como Citar

Braz, A. B., & Munster, M. de A. van. (2025). Educação física escolar e desenho universal para a aprendizagem: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, 38(1), e56/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X91680

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.