A sombra da discriminação e as barreiras de gênero no cotidiano de mulheres com deficiência na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X38311

Palavras-chave:

Deficiência, Gênero, Educação Superior

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre a experiência de uma estudante surda matriculada em uma universidade pública brasileira. A interface deficiência e gênero, na educação superior, é inexplorada na literatura acadêmica, por isso as barreiras contra as mulheres com deficiência na universidade ainda estão encobertas. Deste modo, é necessário dar visibilidade ao tema para pôr em prática, de modo interseccional, o sentido da igualdade de oportunidade. Os dados coletados, neste estudo, são resultados do uso de entrevista semiestruturada e da técnica de sombreamento que, aos quais permitiram a imersão da investigadora no cotidiano universitário da jovem participante. Os principais achados demonstram que as mulheres com deficiência encontram diferentes obstáculos para ingressar e permanecer no curso superior. Esses obstáculos não se restringem ao espaço acadêmico, pois iniciam na própria história de vida dessas mulheres. Chama atenção o fato de que a ideia coletiva de superação da deficiência acaba tornando-se uma armadilha que coloca o êxito ou o fracasso acadêmico no plano individual e, por isso, camufla a responsabilidade que a instituição deve assumir com relação às mudanças para a acessibilidade e equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Jackeline Susann Souza da Silva, Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha.

Doutora pela Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha.

 

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Silva, J. S. S. da. (2020). A sombra da discriminação e as barreiras de gênero no cotidiano de mulheres com deficiência na universidade. Revista Educação Especial, 33, e46/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X38311

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