Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia

Autores

  • Taísa Caldas Dantas Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26760

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Ensino superior. Autoadvocacia. Empoderamento

Resumo

Este artigo tem como foco a experiência de estudantes com deficiência no ensino superior. Seu objetivo é analisar como a inserção de pessoas com deficiência nesse nível de ensino conduz a vivência  do empoderamento e da autoadvocacia e rompe com o isolamento social. A história ilumina que não é de hoje que as experiências de exclusão marcam a vida do grupo social constituído pelas pessoas com deficiência, o qual permanece em uma situação de desvantagem social intensa. Esta pesquisa se insere no campo de conhecimento dos Estudos Culturais em Educação, e aderiu à abordagem de pesquisa qualitativa, em que foram analisadas as vozes de estudantes com deficiência da Universidade Federal da Paraíba. Os achados desta pesquisa revelam que a inserção no ensino superior gera  autonomia e a participação; a universidade é um ambiente que cria oportunidades para que pessoas com deficiência interajam com pessoas sem deficiência, gerando um círculo de amizades; a presença de estudantes com deficiência na universidade pode trazer também a não aceitação delas por parte dos/as outros/as colegas, os/as quais não conseguem compreender a posição de autoadvogadas; as práticas docentes são elementos-chave para favorecer ou não o processo de empoderamento de pessoas com deficiência.

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Biografia do Autor

Taísa Caldas Dantas, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB (2011), graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007) e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Trabalha como Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Centro de Educação no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP). Leciona na área de conhecimento da Educação Especial no curso de Pedagogia e demais licenciaturas. Coordena o curso de especialização a distância Gênero e Diversidade na escola. Atualmente é vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Emocionalidade, vinculado ao CNPQ, onde coordena a linha de pesquisa Educação Emocional, Empoderamento e Inclusão. Também integra o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de sexo e gênero (NIPAM), da UFPB e vinculado ao CNPQ. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Emocional, Educação Especial, Direito das Pessoas com Deficiência, Autoadvocacia e Empoderamento, Pesquisa Educacional, Direito das Mulheres/Relações de Gênero e Estudos Culturais.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Dantas, T. C. (2018). Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia. Revista Educação Especial, 31(62), 525–538. https://doi.org/10.5902/1984686X26760

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua