Terminalidade Específica nos Institutos Federais: o que dizem os documentos institucionais

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87352

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Educação Especial, Institutos Federais, Terminalidade Específica, Certificação Diferenciada

Abstract

A Terminalidade Específica – TE – e a Certificação Diferenciada – CD – são recursos garantidos a estudantes que, em virtude de suas necessidades educacionais específicas – NEE –, não alcancem o nível exigido para conclusão de determinada etapa de ensino. Nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia  – IFs –, o respaldo para sua aplicação é recente e tem origem em pareceres do Conselho Nacional de Educação  – CNE – e Câmara de Educação Básica  – CEB –, elaborados em 2013 e 2019. Assim, objetivou-se: a) identificar documentos normativos que abordam a TE ou CD, elaborados pelos IFs após a publicação do Parecer CNE/CEB nº 5, de 06 de junho de 2019; e b) analisar os procedimentos descritos nessas normativas para aplicação desses recursos. Realizou-se uma pesquisa documental nas páginas eletrônicas institucionais para posterior análise de instruções normativas, resoluções e demais documentos orientadores dos serviços e medidas para apoio à escolarização de estudantes com NEE dos 38 IFs brasileiros. Percebeu-se um aumento de documentos que abordam TE ou CD  – 24 documentos –, mas muitos IFs ainda não prevêem esses recursos em seus documentos institucionais. Para os oito IFs que descrevem detalhadamente esses recursos, é preconizada a participação dos diversos servidores e setores relacionados à escolarização dos estudantes com NEE. Mas a participação do próprio estudante e seus responsáveis legais não é prevista para a maioria das instituições e precisa ser fortalecida. Por fim, entende-se que IFs necessitam regulamentar e detalhar os procedimentos adotados para a concessão da CD, na perspectiva do Parecer CNE/CEB nº 5, de 2019.

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Biografie autore

Lívia Maria Reis Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Doutoranda do Programa em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial – GP-Foreesp, da UFSCar. E-mail de contato: liviamaria@ifba.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3630265988768496. OrcidID: https://orcid.org/0000-0002-0205-2301.

Ticiana Couto Roquejani, Universidade Federal de São Carlos

Professora EBTT do IFSP. Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar, Mestre em Docência para Educação Básica e em Educação e Pedagoga pela Unesp. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial – GP-Foreesp, da UFSCar, e do Grupo de Pesquisa Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica, do IFSP. E-mail de contato: ticianacouto@ifsp.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2905920980947761. OrcidID: https://orcid.org/0000-0002-5947-8258.

Daniele Pinheiro Volante, Universidade Federal de São Carlos

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Paraná. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Membro dos Grupos de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial – GP-Foreesp, da UFSCar – e Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). E-mail de contato: daniele.volante@ifpr.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8915238333955356. OrcidID: https://orcid.org/0000-0002-4589-6512.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos

Professora EBTT do IFSP e Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Doutora em Educação Especial pela UFSCar, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Pedagoga pela Unesp. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial – GP-Foreesp, da UFSCar – e líder do Grupo de Pesquisa Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica, do IFSP. E-mail de contato: crios@ifsp.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6536774151778096. OrcidID: https://orcid.org/0000-0001-6050-2369.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Docente efetiva da Universidade Federal de São Carlos. Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com orientação no mestrado e doutorado e supervisão de pós-doutorado. É líder do grupo de pesquisa Educação Especial. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2791098416503955. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7420-5602

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Pubblicato

2025-02-11

Come citare

Pereira, L. M. R., Roquejani, T. C., Volante, D. P., Vilaronga, C. A. R., & Costa, M. da P. R. da. (2025). Terminalidade Específica nos Institutos Federais: o que dizem os documentos institucionais. Revista Educação Especial, 38(1), e12/1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X87352

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