A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar.

Autori

  • Patricia Velho Dall'Astra

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13374

Parole chiave:

língua de sinais, surdez, educação.

Abstract

Este artigo se propõe a expor conceitos relativos à deficiência auditiva, como a deficiência em si e a língua de sinais. Considerando a escola como um dos mais relevantes espaços de convivência das crianças (surdas e ouvintes) e o sentimento de pertencimento que as pessoas podem desenvolver concernente a esse espaço, será apresentada uma breve análise das três principais propostas da educação de surdos, para, depois, estabelecer uma relação entre a língua de sinais e sua importância para o desenvolvimento da pessoa surda (especialmente nos casos de surdez pré-linguística), de modo a facilitar o processo de inclusão social da mesma. Conclui-se que a escola, por ser um espaço tanto de construção de conhecimento como de laços afetivos, é o lugar ideal para relacionar os conteúdos escolares com a cultura surda, além de incentivar ouvintes a aprenderem a língua de sinais desde cedo – e, através de uma comunicação eficiente entre pessoas com e sem deficiência, promover um ambiente cada vez mais verdadeiramente inclusivo.

Palavras-chave: língua de sinais, surdez, educação.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Patricia Velho Dall'Astra

Graduada em Design de Interiores, com interesse amplo em pessoas com deficiência, realizou pós graduação na área de Acessibilidade, com o TCC voltado para Educação.

##submission.downloads##

Pubblicato

2014-12-23

Come citare

Dall’Astra, P. V. (2014). A importância da língua de sinais para o desenvolvimento da pessoa surda: A noção de inclusão associada ao sentimento de pertencimento no espaço escolar. Revista Educação Especial, 1(1), 117–130. https://doi.org/10.5902/1984686X13374

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.