Desempenho em tarefas de leitura e escrita de alunos surdos do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do Português L2
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X34664Palavras-chave:
Surdez, diagnóstico, ensino especializado, próteses, leitura, escrita.Resumo
A literatura tem constatado atrasos substanciais na capacidade de leitura e escrita em crianças surdas, sendo, contudo, escassa no que se refere à língua portuguesa. O presente estudo pretendeu caraterizar uma amostra de alunos surdos portugueses (3 meninos, 4 meninas, entre os 11 e os 12 anos de idade) do ensino fundamental em termos de grau de surdez, idade de diagnóstico, tempo de utilização de próteses/implantes e idade de ingresso numa escola especializada; e avaliar a competência destes alunos relativamente ao domínio da leitura e da escrita na sua segunda língua. Os alunos foram submetidos a uma bateria composta por 6 tarefas, que avaliaram o reconhecimento de palavras, a correspondência imagem-palavra, o cumprimento de instruções escritas, a legendagem de imagens, a compreensão de uma narrativa escrita e a produção de uma narrativa escrita. Foram observadas grandes discrepâncias em todas as variáveis independentes. Quanto às dependentes, a compreensão e a produção de uma narrativa escrita foram as competências em que os alunos revelaram maiores dificuldades. As estratégias de intervenção devem centrar-se na melhoria da compreensão da leitura, concentrando-se não apenas nas habilidades de nível básico, garantindo um conhecimento adequado do vocabulário usado em uma história específica, mas também em habilidades mais complexas, escalpelizando a sua estrutura e treinando habilidades de inferência a um nível global. Os dados revelados podem constituir um importante contributo, na medida em que a identificação de áreas fortes e fracas pode permitir um ajustamento de objetivos, métodos e/ou estratégias que, efetivamente, atendam às suas reais necessidades.
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