As interações comunicativas entre familiares ouvintes e sujeitos surdos: possibilidades de ressignificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X48563

Palavras-chave:

Surdez, Língua de Sinais, Interação familiar.

Resumo

As interações comunicativas entre familiares ouvintes e sujeitos surdos é uma temática incipiente, desafiante. A família é o primeiro e mais próximo grupo social com o qual o sujeito mantém as relações, que influenciam diretamente o seu desenvolvimento global. Esta pesquisa, ancorada na abordagem histórico-cultural de Vigotski, objetivou analisar aspectos de um processo de reflexão junto a familiares ouvintes de sujeitos surdos, acerca de suas interações comunicativas em ambiente doméstico. Os participantes foram seis famílias, constituídas por membros ouvintes e um surdo, sendo este matriculado em uma escola pública inclusiva bilíngue. O percurso metodológico deu-se em três etapas: 1. Analisar as interações comunicativas no cotidiano das famílias; 2. Realizar um processo de reflexão com os familiares acerca dos resultados obtidos na etapa 1; 3. Repetir a etapa 1 visando identificar contribuições da etapa 2 para as interações comunicativas. As etapas foram videogravadas e norteadas pelo instrumento “Escala de Avaliação da Linguagem Oral no Contexto Familiar (EVALOF)”, adaptado para essa pesquisa. Como resultados constatamos que a forma mais frequente de comunicação na etapa 1 foi a bimodal. Comparando as características comunicativas nas etapas 1 e 3, houve melhora no desempenho de diversos itens da escala, para todas as famílias. Já a etapa 2 possibilitou, a partir da escuta aos familiares, a ressignificação da relação destes com o membro surdo e com a Libras. As instituições de Educação Bilíngue para surdos podem e devem promover ações como esta, visto que escola e família são corresponsáveis pela constituição dos surdos enquanto sujeitos bilíngues.

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Biografia do Autor

Michele Toso Cappellini, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Mestra pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora doutora na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Cappellini, M. T., & Santos, L. F. dos. (2020). As interações comunicativas entre familiares ouvintes e sujeitos surdos: possibilidades de ressignificações. Revista Educação Especial, 33, e72/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X48563

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua