Arte, criatividade e desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD): considerações a partir de Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X23030Palabras clave:
Educação Especial, Altas habilidades/superdotação. Arte.Resumen
a educação de alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD) é assegurada pela legislação em vigor que admite o discente superdotado como sujeito de direito à educação especial (BRASIL, 1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). Contudo, mesmo a educação especial constituindo-se como um direito, muitos alunos superdotados encontram-se em situação de exclusão escolar (FREITAS; REICH, 2015). Diante disso, o objetivo do presente estudo é investigar as contribuições da arte e da criatividade para o desenvolvimento socioemocional de alunos com AH/SD no contexto inclusivo. Essa investigação se justifica na medida em que procura explicitar o potencial educativo das atividades artísticas e criativas. Este estudo possui caráter qualitativo e é de natureza exploratória. Para tanto, adotamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação. Os participantes desse estudo foram 10 alunos identificados com AH/SD, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná e frequentadores de Sala de Recursos Multifuncional. A partir da análise dos dados, baseada em Aguiar e Ozella (2006), foi possível perceber que a arte e a criatividade constituem-se como instrumentos que auxiliam esse discente a lidar com seu mundo interior, como também possibilitam oportunidades para o emprego do potencial criativo e inovador. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade de revisão das práticas pedagógicas destinadas aos discentes com potencial superior, como também para a investigação de metodologias de ensino que integrem as atividades artísticas e criativas em suas práticas educacionais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).