Arte, criatividade e desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD): considerações a partir de Vigotski

Autores

  • Cristiana Lopes Machado UFPR
  • Tania Stoltz UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23030

Palavras-chave:

Educação Especial, Altas habilidades/superdotação. Arte.

Resumo

a educação de alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD) é assegurada pela legislação em vigor que admite o discente superdotado como sujeito de direito à educação especial (BRASIL, 1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). Contudo, mesmo a educação especial constituindo-se como um direito, muitos alunos superdotados encontram-se em situação de exclusão escolar (FREITAS; REICH, 2015). Diante disso, o objetivo do presente estudo é investigar as contribuições da arte e da criatividade para o desenvolvimento socioemocional de alunos com AH/SD no contexto inclusivo. Essa investigação se justifica na medida em que procura explicitar o potencial educativo das atividades artísticas e criativas. Este estudo possui caráter qualitativo e é de natureza exploratória. Para tanto, adotamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observação. Os participantes desse estudo foram 10 alunos identificados com AH/SD, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná e frequentadores de Sala de Recursos Multifuncional. A partir da análise dos dados, baseada em Aguiar e Ozella (2006), foi possível perceber que a arte e a criatividade constituem-se como instrumentos que auxiliam esse discente a lidar com seu mundo interior, como também possibilitam oportunidades para o emprego do potencial criativo e inovador. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade de revisão das práticas pedagógicas destinadas aos discentes com potencial superior, como também para a investigação de metodologias de ensino que integrem as atividades artísticas e criativas em suas práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Tania Stoltz, UFPR

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. 

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Machado, C. L., & Stoltz, T. (2017). Arte, criatividade e desenvolvimento socioemocional de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD): considerações a partir de Vigotski. Revista Educação Especial, 30(58), 441–454. https://doi.org/10.5902/1984686X23030

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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