Rotina e necessidades de apoio: relato de familiares de crianças de zero a dois anos Público Alvo da Educação Especial

Autores

  • Michelle Roberta Pavão Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos
  • Danielli Silva Gualda Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-1828-0691
  • Fabiana Cia Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos
  • Luciana Stoppa dos Santos Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Carolina Camargo Christovam Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26233

Palavras-chave:

Crianças Público Alvo da Educação Especial 1, Famílias 2, Rotina e necessidades de apoio 3

Resumo

Considerando que os primeiros anos de vida das crianças Público Alvo da Educação Especial (PAEE) despertam em seus familiares diferentes experiências e cuidados, o objetivo desta pesquisa foi identificar a rotina e as necessidades de apoio das famílias de crianças de zero a dois anos PAEE e relacionar tais variáveis. A amostra foi composta por 23 mães e um pai de criança PAEE. Para atender aos objetivos, os participantes responderam por meio de entrevista o “Inventário de Recursos do Ambiente Familiar – RAF” e o “Questionário sobre as necessidades das famílias – QNF”. Foram realizadas análises descritivas e teste de correlação de Pearson. Os resultados mostraram que as crianças recebiam estímulos em casa, porém os pais apresentavam necessidades de informação, apoio e necessidades financeiras. Isto mostra o quanto esses fatores são importantes ao possibilitar às famílias a compreensão e aceitação da deficiência das crianças, além de auxiliar na organização familiar e solução de conflitos. Também é possível que pela idade das crianças, os pais ainda estejam em fase de adaptação e busca de informações e serviços que possam auxiliar no desenvolvimento dos seus filhos. Portanto, sugerem-se estudos com amostras ampliadas e com populações de diferentes idades para a generalização dos dados que possam embasar intervenções com famílias futuramente.

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Biografia do Autor

Michelle Roberta Pavão, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Danielli Silva Gualda, Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fabiana Cia, Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Luciana Stoppa dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Ana Carolina Camargo Christovam, Programa de Pós-Graduação em Eudcação Especial da Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Pavão, M. R., Gualda, D. S., Cia, F., Santos, L. S. dos, & Christovam, A. C. C. (2018). Rotina e necessidades de apoio: relato de familiares de crianças de zero a dois anos Público Alvo da Educação Especial. Revista Educação Especial, 31(61), 447–462. https://doi.org/10.5902/1984686X26233

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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