A percepção de universitários sobre a atuação do intérprete de libras no ensino superior

Autores

  • Jessica Roberta da Silva Corrêa Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp
  • Ricardo Ernani Sander Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão - PR
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23948

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Intérprete de língua de sinais, Libras, Educação superior

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar a percepção de estudantes surdos e ouvintes sobre a atuação do intérprete de Libras, no contexto universitário. A sua presença e atuação profissional, nessa etapa de ensino, têm sido consideradas um fato recente que, dentre outros aspectos, busca amenizar os obstáculos de comunicação e aprendizagem encontradas por estudantes surdos em processo de formação universitária. Participaram do estudo nove acadêmicos do curso de Arquivologia, sendo um deles surdo, de uma Universidade Pública, localizada no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas focais, cujas seções de coleta foram registradas por vídeos gravações e, posteriormente, analisadas a partir da técnica de “associação de ideias”. Os universitários foram capazes de reconhecer a importância da presença desse profissional, na formação acadêmica do graduando surdo, reforçando a necessidade de medidas institucionais que apoiem a oferta, sem restrição, para efetivação da sua contratação no contexto universitário. 

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Biografia do Autor

Jessica Roberta da Silva Corrêa, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Pedagoga. Atualmente atuo como Interprete de Libras na Universidade Estadual Paulista úlio de Mesquita Filho (Unesp) Marília e na EMEF Profª Reny Pereira Cordeiro

Ricardo Ernani Sander, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão - PR

Mestre em Educação pela UEM, 2016. Área de pesquisa: CODAS - Filhos ouvintes de pais surdos. Professor especialista em Educação Especial e LIBRAS. Tradutor/Intérprete de LIBRAS pelo PROLIBRAS/MEC em 2006 e Professor de LIBRAS pelo PROLIBRAS/MEC 2007. Ex-presidente da FEBRAPILS - Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais. Possui graduação em Pedagogia pela Federação dos Estabelecimentos do Ensino Superior em Novo Hamburgo (1997) e em Teologia pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo/RS (1984) da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, ministrando aulas na área da Educação de Surdos, Linguística da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Técnicas de Tradução/Interpretação da LIBRAS, código de ética dos profissionais tradutores/intérpretes de Língua de Sinais. Atualmente é professor concursado para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão/PR, na disciplina de Libras, lecionando também a Língua Alemã.

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Atualmente está cursando pós-doutorado no Programa de Linguística da UFSCar. É coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - LaLiS/Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012). É responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista -Campus Marília/ Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai/UR (Processo No. 418/2014). Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Públicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão).

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Corrêa, J. R. da S., Sander, R. E., & Martins, S. E. S. de O. (2017). A percepção de universitários sobre a atuação do intérprete de libras no ensino superior. Revista Educação Especial, 30(58), 529–540. https://doi.org/10.5902/1984686X23948

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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