Reflexões sobre Capacitismo de Surdos e suas implicações: um estudo a partir da análise das práticas discriminatórias no Edital do Processo Seletivo de Professores Temporários em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92475

Palavras-chave:

Surdos, Capacitismo, Professor Surdo

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o Capacitismo de Surdos e suas implicações, a partir da análise das práticas discriminatórias no Edital2.362/2023 do Processo Seletivo de Professores Temporários no estado de Santa Catarina. Para tanto, buscou-se a) investigar manifestações e práticas do Capacitismo de Surdos no Edital analisado e; b) explorar as percepções da pesquisadora Surda do Capacitismo sofrido como candidata participante do Processo Seletivo do referido Edital. Quanto a abordagem utilizada, a pesquisa é qualitativa. Quanto aos meios e procedimentos adotados é uma pesquisa do tipo descritiva, caracterizando-se também como documental e bibliográfica. Para a análise dos dados adotou-se uma abordagem temática reflexiva crítica nos eventos relacionados ao Edital analisado, considerando as diretrizes legais e normativas nacionais e internacionais de direitos das pessoas com deficiência e as percepções da pesquisadora Surda como candidata participante do Processo Seletivo. Os resultados da análise realizada identificaram manifestações claras do Capacitismo de Surdos no Edital analisado, com a presença nítida de práticas discriminatórias que podem impactar a participação e a inclusão de candidatos Surdos e talvez até a possível aprovação destes no referido Processo. Os resultados obtidos também apresentam as percepções da pesquisadora Surda do Capacitismo sofrido como candidata participante do Edital, demonstrando o claro preconceito e desrespeito dos direitos dos Surdos no Edital analisado.

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Biografia do Autor

Crisiane Nunes Bez Batti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com ingresso em 2024. Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2021). É graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIASSELVI (2016) e Letras-Libras pela UFSC (2016). Possui especializações em Formação Pedagógica em Educação Especial (2016), Língua Brasileira de Sinais (2016) e Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries Iniciais (2015), todas pela Faculdade Capivari (FUCAP). É membro efetiva do Núcleo de Contadores de História da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina - seccional Laguna (ALBSC) e idealizadora do projeto Sala Bilíngue e dos Encontros de Surdos de Laguna (SC).

 

Marianne Rossi Stumpf, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Tecnologia de Informática pela Universidade Luterana do Brasil (2000). Graduação em Educação de Surdos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Paul Sabatier e Universidade de Paris 8 (2001-2005) e pós-graduação na Universidade Católica Portuguesa (2013-2014). Pós-doutora na Universität Hamburg, em Hamburg, Alemanha (2023-2024) com pesquisas sobre relações semânticas lexicais da Libras e DGS. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em linguística (PPGL).

Marcos Luchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Letras Libras (2012). Mestre (2013) e doutor (2019) em Estudos da Tradução, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Batti, C. N. B., Stumpf, M. R., & Luchi, M. (2025). Reflexões sobre Capacitismo de Surdos e suas implicações: um estudo a partir da análise das práticas discriminatórias no Edital do Processo Seletivo de Professores Temporários em Santa Catarina. Revista Educação Especial, 38(1), e55/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X92475