The perception of university students on the performance of the interpreter of libras in higher education

Authors

  • Jessica Roberta da Silva Corrêa Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp
  • Ricardo Ernani Sander Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão - PR
  • Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23948

Keywords:

University inclusive education, Sign language interpreter, Libras.

Abstract

This study aims to analyze the perception of deaf and hearing students about the acting of the interpreter of Brazilian Sign Language – Libras, in the university context. His/her presence and professional activities in this educational stage has been considered a recent fact, that among other things strives to smooth communication and learning obstacles encountered by deaf students in university education process. The participants of this study were nine undergraduate students of Archival Science course, and one deaf academic all from one public university, located in the country side of the state of São Paulo. The data were collected through focus interviews, recorded by video and, later analyzed through the technique of ‘idea’s association'. The university students were able to recognize the importance of the presence of this professional in the academic formation for the deaf graduate, reinforcing the need for institutional measures that support the offer, without restriction, for the effective execution of its hiring in the university context.

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Author Biographies

Jessica Roberta da Silva Corrêa, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp

Pedagoga. Atualmente atuo como Interprete de Libras na Universidade Estadual Paulista úlio de Mesquita Filho (Unesp) Marília e na EMEF Profª Reny Pereira Cordeiro

Ricardo Ernani Sander, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão - PR

Mestre em Educação pela UEM, 2016. Área de pesquisa: CODAS - Filhos ouvintes de pais surdos. Professor especialista em Educação Especial e LIBRAS. Tradutor/Intérprete de LIBRAS pelo PROLIBRAS/MEC em 2006 e Professor de LIBRAS pelo PROLIBRAS/MEC 2007. Ex-presidente da FEBRAPILS - Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais. Possui graduação em Pedagogia pela Federação dos Estabelecimentos do Ensino Superior em Novo Hamburgo (1997) e em Teologia pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo/RS (1984) da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Atua como professor em Cursos de Pós-Graduação, ministrando aulas na área da Educação de Surdos, Linguística da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Técnicas de Tradução/Interpretação da LIBRAS, código de ética dos profissionais tradutores/intérpretes de Língua de Sinais. Atualmente é professor concursado para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Campo Mourão/PR, na disciplina de Libras, lecionando também a Língua Alemã.

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Pedagoga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Atualmente está cursando pós-doutorado no Programa de Linguística da UFSCar. É coordenadora do Laboratório de Linguagem e Surdez - LaLiS/Unesp e do projeto de pesquisa em rede financiado pelo Observatório em Educação OBEDUC/CAPES - Acessibilidade no Ensino Superior (Edital No. 49/2012). É responsável pelo Anexo de Acordo de Pesquisa Internacional entre o Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista -Campus Marília/ Brasil e Faculdade de Psicologia da Universidade de La Republica do Uruguai/UR (Processo No. 418/2014). Demonstra produção de conhecimento nas áreas: Políticas Públicas, Educação Especial/Inclusiva, Formação de Professores, Educação Superior e Surdez. É vice-líder do grupo de pesquisa GEPDI/Cnpq (Grupo de Estudos e Pesquisa em Deficiência e Inclusão).

Published

2017-08-08

How to Cite

Corrêa, J. R. da S., Sander, R. E., & Martins, S. E. S. de O. (2017). The perception of university students on the performance of the interpreter of libras in higher education. Special Education Magazine, 30(58), 529–540. https://doi.org/10.5902/1984686X23948