Educação estatística – uma proposta de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40461Palavras-chave:
Ensino, Educação Estatística, Formação SocialResumo
Ciente do compromisso de estimular o aluno a aprender Estatística, o presente trabalho desenvolveu um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Estatística nas escolas, descrevendo o estado da arte da educação estatística, assim como estabelecer relações com diferentes áreas do conhecimento, com vistas a destacar a importância do ensino da estatística que considere o seu papel na vida dos estudantes e proporcione um espaço pedagógico que valorize o processo ao invés do fato, as idéias ao invés das técnicas. Esta pesquisa visa propor diversidade de problemas envolvendo outras áreas ou mesmo áreas internas à própria Matemática, a fim de relevar a importância da Estatística na formação de cidadãos, consumidores de informações veiculadas pela mídia, ou como profissionais que lidam com informações estatísticas, ou enquanto pesquisadores, que lidam com a metodologia científica. Os resultados desta pesquisa apontam que é importante que o professor aprenda conhecer a realidade dos alunos, de modo que possa intervir considerando: a) as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara ao participar do processo de aprendizagem e; b) os contextos socioculturais dos alunos.Downloads
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