Contribuições da Teoria da Resposta ao Item nas Avaliações Educacionais

Autores

  • Fernando de Jesus Moreira Junior Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X13120

Resumo

Por muito tempo, pedagogos, psicólogos e educadores em geral, se preocupam em conceber, desenvolver e aplicar métodos avaliativos que representem de forma mais fiel possível os resultados da aprendizagem. Inicialmente, as avaliações eram baseadas em escores provenientes da chamada Teoria Clássica dos Testes (TCT) ou Teoria Clássica da Medida (TCM). Nesse contexto, surge a Teoria da Resposta ao Item (TRI), uma poderosa ferramenta estatística que consegue suprir as necessidades decorrentes das limitações da TCT. O objetivo desse artigo é apresentar as principais contribuições da Teoria da Resposta ao Item em relação à Teoria Clássica dos Testes, no contexto das avaliações educacionais, e apresentar uma ilustração dessas contribuições da TRI, por meio de simulações.

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Publicado

2014-10-31

Como Citar

Moreira Junior, F. de J. (2014). Contribuições da Teoria da Resposta ao Item nas Avaliações Educacionais. Ciência E Natura, 36(3), 58–72. https://doi.org/10.5902/2179460X13120

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