Educação estatística – uma proposta de ensino

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40461

Keywords:

Ensino, Educação Estatística, Formação Social

Abstract

Ciente do compromisso de estimular o aluno a aprender Estatística, o presente trabalho desenvolveu um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Estatística nas escolas, descrevendo o estado da arte da educação estatística, assim como estabelecer relações com diferentes áreas do conhecimento, com vistas a destacar a importância do ensino da estatística que considere o seu papel na vida dos estudantes e proporcione um espaço pedagógico que valorize o processo ao invés do fato, as idéias ao invés das técnicas. Esta pesquisa visa propor diversidade de problemas envolvendo outras áreas ou mesmo áreas internas à própria Matemática, a fim de relevar a importância da Estatística na formação de cidadãos, consumidores de informações veiculadas pela mídia, ou como profissionais que lidam com informações estatísticas, ou enquanto pesquisadores, que lidam com a metodologia científica. Os resultados desta pesquisa apontam que é importante que o professor aprenda conhecer a realidade dos alunos, de modo que possa intervir considerando: a) as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara ao participar do processo de aprendizagem e; b) os contextos socioculturais dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

References

BASSANEZI, C. R. Modelagem como metodologia de ensino de matemática. IMECC: Unicamp, 1985.

BIEMBENGUT, M. S. Qualidade de ensino de matemática na Engenharia: uma proposta metodológica e curricular. Tese de doutorado, Curso de Pós-graduação em engenharia de produção e sistemas. Florianopolis: UFESC, 1997.

CAZORLA, I.M. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. Tese de doutorado, Unicamp: Campinas, SP, 2002.

LOPES, C. A. A probabilidade e a educação no ensino fundamental: uma análise curricular. Dissertação de mestrado. Campinas: FE/Unicamp, 1998.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC / SEF, vol. 13, 1998.

SCHEAFFER, R. Statistics for a new century. In m. J. Burke & f. R. Curcio (eds.), learning mathematics for a new century (pp. 158-173). Reston: NCTM, 2000.

WALLMANN, K. K. Enhancing statistical literacy: enriching our society. Journal of the American statistical association, 1993 88 (421), 1-8.

Published

2020-12-29

How to Cite

Reis, S. R. dos, Müller, I., Moreira Junior, F. de J., & Ansuj, A. P. (2020). Educação estatística – uma proposta de ensino. Ciência E Natura, 42, e17. https://doi.org/10.5902/2179460X40461

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >> 

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.