Análise do desempenho escolar de alunos aprovados em Conselho de Classe

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40538

Keywords:

Avaliação, aprovação, estudantes, Ensino Médio.

Abstract

Neste trabalho foi acompanhado o desempenho escolar de alunos que foram aprovados em Conselho de Classe nos anos subsequentes, nas disciplinas de Matemática, Física e Química. O estudo foi realizado no Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria, RS. Foram analisados três grupos de alunos que permaneceram na escola durante os três anos do ensino médio. Nesse período de 1996 a 2000, 333 alunos iniciaram e concluíram seus estudos no Colégio Marista Santa Maria, onde 75 alunos foram aprovados em Conselho de Classe. Ao todo, obteve-se 127 aprovações em Conselho de Classe. A aprovação em Conselho de Classe, para a maioria dos alunos, não comprometeu totalmente seus desempenhos nas séries seguintes. A disciplina que mais aprovou em Conselho de Classe foi Física. Nessa disciplina, o maior número de aprovações por Conselho de Classe aconteceu nas segundas e terceiras séries. Na primeira série, Matemática foi a disciplina que mais aprovou por Conselho de Classe. Química foi a disciplina que menos aprovou em Conselho de Classe. Conclui-se que as promoções em Conselho de Classe não comprometeram totalmente o desempenho desses alunos nas séries seguintes, embora grande parte deles tenham sido aprovados nas séries seguintes após estudos de recuperação terapêutica ou em Conselho de Classe.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

References

HAYDT RCC. Avaliação do Processo Ensino –Aprendizagem. 5 ed. São Paulo: Ática, 1995.

PERINI et al. Conselho de Classe. Porto Alegre: Secretaria de Educação. 1982.

SANT’ANNA IM, WERNECK H. Concepções sobre conselho de classe. 1995.

SAUL AM. Avaliação emancipatória. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1991.

VASCONCELLOS CS. Avaliação concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1993.

WERNECK H. Ensinamos demais, aprendemos de menos. Petrópolis: Vozes, 1998.

Published

2020-12-29

How to Cite

Santos, J. A. R. dos, Ansuj, A. P., Moreira Junior, F. de J., & Dullius, A. I. dos S. (2020). Análise do desempenho escolar de alunos aprovados em Conselho de Classe. Ciência E Natura, 42, e29. https://doi.org/10.5902/2179460X40538

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.