Archives

2018

V. 40, 2018, SPECIAL EDITION: X WORKSHOP BRASILEIRO DE MICROMETEOROLOGIA – UFSM – CAMPUS DE SANTA MARIA – RS

O Workshop Brasileiro de Micrometeorologia iniciou em dezembro de 1999 com cerca de 60 participantes. Atualmente, o evento envolve aproximadamente 250 congressistas entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação e outros profissionais que trabalham na área. Particularmente, a edição de 2015 contou com mais de 300 trabalhos inscritos. Em todas as edições ocorreram palestras e participações de renomados pesquisadores estrangeiros que trabalham na América do Sul, América do Norte e Europa. Estas participações contribuíram de forma fundamental para o desenvolvimento da micrometeorologia brasileira e permitiu o reconhecimento, por parte da comunidade internacional, de diferentes grupos de pequisa brasileiros. Este desenvolvimento pode ser comprovado pelo grande número de artigos publicados por pesquisadores brasileiros em periódico científicos de alto impacto.











2007

Edição Especial - Micrometeorologia

A área da Micrometeorologia constitui um ramo das Ciências Atmosféricas que se ocupa do estudo e investigação do fenômeno da turbulência e suas interações na camada limite planetária. Novos comnhecimentos obtidos em Micrometeorologia são aplicados em problemas ambientais e na previsão do Tempo e do Clima. Cabe ressaltar que a pesquisa micrometeorológica está intrinsicamente ligada à busca pela compreensão de um dos últimos problemas não resolvidos da física clássica: o escoamento turbulento.
Esta edição especial da Ciência e Natura reúne artigos selecionados que foram apresentados e discutidos durante o V Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, cuja seleção foi baseada em critérios de qualidade, respeitando o tema específico do congresso.

Edição Especial - III Escola de Inverno de Física

A III Escola de Inverno de Física (EIF) é uma promoção do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM (PPGFIS). Tem por objetivo primeiro proporcionar aos alunos de final de graduação e início de pós-graduação uma oportunidade única de contato com as pesquisas desenvolvidas nas áreas de concentração do PPGFIS. Além disso, permitir um contato próximo entre pesquisadores e estudantes, melhorando o nível de aproveitamento dos temas apresentados e uma maior integração do estudante e com o PPGFIS e a UFSM.
Este volume da Revista Ciência e Natura é formado pelos textos dos mini-cursos e palestras apresentadas na III EIF, os quais serão úteis como fonte de estudo e referência aos estudantes em geral e em especial aos participantes da III EIF.