Percepção dos docentes em relação à Avaliação do Docente pelo Discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40519

Palavras-chave:

Avaliação do Desempenho Docente, Universidade Federal de Santa Maria, Autoavaliação da Instituição, Pesquisa de Opinião

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria em relação à Avaliação Docente pelo Discente a fim de verificar deficiências e propor melhorias no processo avaliativo. Foi realizada uma análise do instrumento de Avaliação do Docente pelo Discente da instituição e, assim, elaborado um questionário enviado a todos os docentes aptos a participarem da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes está satisfeita principalmente com o instrumento de avaliação, com a avaliação realizada pelos alunos e com a obrigatoriedade da aplicação. No entanto, há uma insatisfação significativa com o fato dos alunos não serem obrigados a responder, com a baixa adesão dos alunos e com a influência da avaliação na progressão docente.

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Biografia do Autor

Aldiara Fernanda Pavão Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Educação Ambiental pela UFSM e Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM. Acadêmica do Curso Estatística Bacharelado da UFSM

Arioane Primon Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas e Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, ambas pela Universidade Federal de Santa Maria

Bianca de Oliveira Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Estatística, Universidade Federal de Santa Maria

Elisandra Lúcia Moro Stochero, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas

Luciane Clates Padilha, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Estatistica e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC)

Referências

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Garcia, A. F. P., Soares, A. P., Lovato, B. de O., Stochero, E. L. M., Padilha, L. C., & Moreira Junior, F. de J. (2020). Percepção dos docentes em relação à Avaliação do Docente pelo Discente. Ciência E Natura, 42, e59. https://doi.org/10.5902/2179460X40519

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

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