Fatores de risco associados à Síndrome de Burnout em servidores da Universidade Federal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40522Keywords:
Regressão logística. Síndrome de Burnout. Servidores.Abstract
A Síndrome de Burnout é considerada como um esgotamento físico e mental provocado por condições de trabalho desgastantes que levam o trabalhador ao adoecimento. Autores destacam que as variáveis ocupacionais dos indivíduos podem contribuir para o desenvolvimento da Síndrome. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar os fatores de risco associados ao desenvolvimento da Síndrome de Burnout em docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, quantitativa, de levantamento, do tipo survey, com 556 docentes e 955 técnicos administrativos. Para a realização do presente estudo foram aplicados dois instrumentos de pesquisa, o primeiro composto pelos dados sóciodemográficos e sócioprofissionais dos respondentes e, o segundo, pela escala de Síndrome de Burnout (MBI-GS) de Tamayo (2002). A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e regressão logística. A partir dos resultados foi possível verificar, no modelo de regressão logística univariado, que ter idade entre 23 e 35 anos diminui em 49,80% a chance do docente e 43,00% do técnico administrativo apresentarem exaustão emocional, comparado com indivíduos maiores de 56 anos e que, em relação ao tempo de serviço, os docentes e TAEs que apresentaram tempo de 0 a 10 anos de instituição, possuem 42% e 36%, respectivamente, menos chance de ter exaustão emocional quando comparados com docentes e TAEs que apresentam 21 ou mais anos de serviço. A partir dos resultados foi possível verificar que os docentes e TAEs que estão trabalhando há menos tempo na instituição, possuem menos exaustão emocional, ou seja, apresentam, em menor nível, sensações como a falta energia, fadiga, sobrecarga e esgotamento moral, físico, emocional e psicológico.
Downloads
References
ALMEIDA KM, SOUZA LA, CARLOTTO MS. Síndrome de Burnout em Funcionários de uma Fundação de Proteção e Assistência Social. Rev. psicol. organ. trab. 2009;9(2):86-96.
BAKKER AB. The crossover of burnout and work engagement among working couples. Hum. relat. 2005;58(5):661–689.
BAKKER AB, DEMEROUTI E, SCHAUFELI WB. Validation of the Maslach Burnout Inventory – General Survey: An Internet study. Anxiety Stress Copin. 2002;15(3):245-260.
BAUK DA. Stress. Rev. bras. saúde ocup. 1985;13(50):28-36.
BENEVIDES-PEREIRA AMT. O processo de adoecer pelo trabalho. In: Benevides-Pereira, A.M.T. (org.). Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.
BENEVIDES-PEREIRA AMT. Burnout: Quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador. 4 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2010.
BRASIL; Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 196, de 10 de outubro de 1996. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF). 1996. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/reso196.doc.
BRASIL; Lei n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF). 1988. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm.
CARLOTTO MS, CÂMARA SG. Análise da produção científica sobre a síndrome de burnout no Brasil. Psico. 2008;39(2):152-158.
CARLOTTO MS, PALAZZO, L. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cad. saúde pública. 2006;22(5):1017-1026.
CARLOTTO MS. Síndrome de burnout em professores: avaliação, fatores associados e intervenção. Porto, Portugal: LivPsic; 2012.
CARVALHO CG, MAGALHÃES SR. Quem cuida do cuidador: principais fatores que interferem na saúde dos profissionais de enfermagem, uma visão biopsicossocial. Journal of Research: Fundamental Care On Line. 2013;5(3):122-131.
CASINI A, HUBERT C, KAELEN R. Professional recognition as protective factor against burnout. Eur. Health Psychol. 2016;18.
CHAN DW. Emotional intelligence and components of burnout among Chinese secondary school teachers in Hong Kong. Teaching and teacher education. 2006;22(8):1042-1054.
DALMOLIN GL, LUNARDI VL, BARLEM ELD, SILVEIRA, R. S. Implicações do sofrimento moral para os (as) enfermeiros(as) e aproximações com Burnout. Texto & contexto enferm. 2012;21(1):200-208.
EREZ A, ISEN AM. The influence of positive affect on the components of expectancy motivation. J. Appl. Soc. Psychol. 2002;87(6):1055-1067.
FARBER BA. Crisis in education. Stress and burnout in the american teacher. São Francisco: Jossey-Bass Inc; 1991.
FONSECA RTM. Saúde Mental para e pelo Trabalho. Saúde mental no trabalho: coletânea do fórum de saúde e segurança no trabalho do Estado de Goiás/coordenação geral. Goiânia: Cir Gráfica; 2013 [cited 2018 out 2018]. Available from: http://bibliotecaprt21.files.wordpress.com/2013/09/livro-saude-mental-no-trabalho-2013-prt18.pdf.
FRANÇA HHA. Síndrome de Burnout. Revista Brasileira de Medicina. 1987;44(8):197-199.
FREITAS AKB, BRITO LC, OBREGON SL, LOPES LFD. Estresse, Coping e Síndrome de Burnout em policiais rodoviários federais. Saber humano. 2015;5(7):106-125.
GALINDO RH, FELICIANO KVO, LIMA RAS, SOUZA AI. Síndrome de Burnout entre enfermeiros de um hospital geral da cidade do Recife. Rev. Esc. Enferm. 2012;46(2):420-427.
GARCIA GFB. Meio ambiente do trabalho: direito, segurança e medicina do trabalho. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense; 2014.
GORSKI GM. Relação entre atividade física no lazer e burnout em trabalhadores da indústria [dissertation]. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2015. 95 p.
HAIR JF, BLACK, ANDERSON RE, TATHAM RL. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman; 2009.
HOLM E, TORKELSON M, BÄCKSTRÖM. New Types of employment, new ways to be uncivil? A thematic analysis of temporary agency workersä exposure to workplace incivility. Psychology. 2016;7(01):74–84.
INNSTRAND ST, LANGBALLE EM, FALKUM E, AASLAND OG. Exploring within- and between-gender differences in burnout: different occupational groups. Int Arch Occ Env Hea. 2011;84(7):813-824.
LAW KS, WONG CS, SONG L. Construct and Criterion Validity of Emotional Intelligence and ItsPotential Utility for Management Studies. Int. J. Appl. Psychol. 2004;89(3):483-96.
LEITER MP, MASLACH C. Conquering burnout. Scientific American Mind. 2015;26:30–35.
LEITER MP, MASLACH C. Latent burnout profiles: A new approach to understanding the burnout experience. Burnout Research. 2016;3:89–100, 2016.
LIMONGI-FRANÇA AC, RODRIGUES AL. Estresse e Trabalho: Uma abordagem psicossomática. São Paulo: Atlas; 2012.
LIPP M. Pesquisas sobre stress no Brasil: saúde, ocupações e grupos de risco. Campinhas; 1996.
LOPES LFD. Métodos Quantitativos. 1 ed. Santa Maria: UFSM; 2016.
LOPES CCP, RIBEIRO TP, MARTINHO NJ. Síndrome de Burnout e sua relação com a ausência de qualidade de vida no trabalho do enfermeiro. Enferm. Foco. 2012;3(2):97-101.
MASLACH C. "Burned-out". Human Behavior. 1976;5(9):22-26.
MASLACH C. Entendendo o Burnout. In: ROSSI, A. M.; PERREWÉ, P. L.; SAUTER, S. L. Stress e qualidade de vida no trabalho: perspectivas atuais da saúde ocupacional. São Paulo: Atlas; 2007.
MASLACH C, JACKSON S. E. The measurement of experienced burnout. J. Organ. Behav. 1981;2:99-113.
MASLACH C, LEITER MP. Early predictors of job burnout and engagement. Int. J. Appl. Psychol. 2008;93(3):498-512.
MASLACH C, LEITER MP. Trabalho: Fonte de Prazer ou desgaste? Guia para vencer o estresse na empresa (M. S. Martins, Trad). Campinas: papiros; 1999.
MASLACH C, SCHAUFELI WB, LEITER MP. Job burnout. Annu Rev Psychol. 2001;52:397-422.
MONTERO-MARIN J, MONTICELLI F, CASA M, ROMAN A, TOMAS I, GILI M, GARCIA-CAMPAYO J. Burnout syndrome among dental students: a short version of the "Burnout Clinical Subtype Questionnaire" adapted for students (BCSQ-12-SS). BMC Medical Education. 2011;11(103):1-11.
NAIR AG, JAIN P, AGARWAL A, JAIN V. Work satisfaction, burnout and gender-based inequalities among ophthalmologists in India: A survey. Work (Reading, Mass.). 2017;56(2):221-228.
PERRERÉ PL, ROSSI A, SAUTER S. Stress e qualidade de vida no trabalho: perspectivas atuais da saúde ocupacional. São Paulo: Atlas; 2007.
PINTO AM. Burnout profissional em professores portugueses: representações sociais, incidência e preditores [thesis]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2000. 504 p.
RAWOLLE M, WALLIS MS, BADHAM R, KEHR HM. No fit, no fun: The effect of motive incongruence on job burnout and the mediating role intrinsic motivation. Pers. Individ. Differ. 2016;89:65-68.
REIS EJFB, ARAUJO TM, CARVALHO FM, BARBALHO L, SILVA MO. Docência e exaustão emocional. Educ. Soc.2006;27(94):229-253.
SÁ MAS, SILVA POM, FUNCHAL B. Burnout: o impacto da satisfação no trabalho em profissionais de enfermagem. Psicol. Soc. 2014;26(3):664-674.
SCCHMIDT DRC, PALADINE M, BIATO C, PAIS JD, OLIVEIRA AR. Qualidade de vida no trabalho e Burnout em trabalhadores de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva. Rev. bras. Enferm. 2013;66(1):13-7.
SCHAUFELI WB, BUUNK BP. Burnout: an overview of 25 years of research and theorizing. In M. J. Schabracq, J. A. M. Winnubst, & C. L. Cooper (Eds.), Handbook of work and health psychology (pp. 383–425). Chichester: Wiley; 2003.
SCHAUFELI WB, SALANOVA M, GONZÁLEZ-ROMÁ V, BAKKER AB. The measurement of engagement and burnout: a two sample confirmatory factor analytic approach. J. Happiness Stud. 2002;3:71-92.
SCHUSTER, MS. Explorando a justiça organizacional, burnout e saúde nos servidores da UFSM [dissertation]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2013. 117 p.
SELYE, H. Stress: a tensão da vida. São Paulo: IBRASA; 1959.
SOWMYA KR, PANCHANATHAN N. Factors insuencing organizational commitment of banking sector employees. Journal of Economics and Behavioral Studies. 2011;2(1):19-25.
SUÑER-SOLER R, GRAU-MARTÍNA A, FLICHTENTREID D, PRATSD M, BRAGAD F, FONT-MAYOLASA S, et al. The consequences of burnout syndrome among healthcare professionals in Spain and Spanish speaking Latin American countries. Burn. Res. 2014;(1):82–89.
TAMAYO MR. Burnout: Relação com a afetividade negativa, o coping no trabalho e a percepção de suporte organizacional [thesis]. Brasília: Universidade de Brasília; 2002.
TAMAYO MR. Burnout: Aspectos gerais e relação com o estresse no trabalho. In A. Tamayo (Ed.), Estresse e cultura organizacional. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2008.
VERARDI CEL, MIYAZAKI MCOS, NAGAMINE KK, LOBO APS, DOMINGOS NAM. Esporte, stress e burnout. Estud. Psicol. 2012;29(3):305-313.
ZANELLI JC. Estresse nas organizações de trabalho. Compreensão e Intervenção baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed; 2010.
ZANINI RR. Modelos multiníveis aplicados ao estudo da mortalidade infantil no Rio Grande do Sul, Brasil, de 1994 a 2004 [thesis]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2007. 200 p.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
To access the DECLARATION AND TRANSFER OF COPYRIGHT AUTHOR’S DECLARATION AND COPYRIGHT LICENSE click here.
Ethical Guidelines for Journal Publication
The Ciência e Natura journal is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review Articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The Authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding Author should ensure that there is a full consensus of all Co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An Editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the Author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewers should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that Authors can use them for improving the paper. Any selected Reviewer who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the Editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.