Fatores de risco relacionados à obtenção da meta do IDEB em escolas públicas de um município do Sul do Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40457

Keywords:

Qualidade de Ensino. Educação Básica. Avaliação Institucional. Regressão logística.

Abstract

A qualidade do ensino está ligada à diversos fatores, como por exemplo, às condições ofertadas para o desenvolvimento das atividades, à estrutura das escolas, entre outras. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar as variáveis que influenciam na obtenção da meta do IDEB. Os dados referem-se às escolas do município de Santa Maria/RS, do ensino fundamental nos anos de 2011 e 2013. Foram consideradas variáveis explicativas como: localização, número de funcionários, de alunos matriculados e reprovados, a existência de biblioteca, sala de leitura, quadra de esportes, refeitório, laboratório de informática, de ciências e acessibilidade. Utilizou-se um modelo de regressão logística múltiplo considerando como variável dependente a escola atingir ou não a meta do IDEB, para cada etapa em cada anoOs aspectos de infraestrutura apresentaram pouca relevância. A variável número de alunos reprovados permaneceu significativa em todos os modelos, apresentando um impacto negativo para o alcance da meta, ressaltando a necessidade de gestores e professores reavaliarem as práticas pedagógicas para promover melhorias na qualidade da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA LC, DALBEN A, FREITAS LC. O IDEB: limites e ilusões de uma política educacional. Educ. Soc. [Internet]. 2013; [cited 2019 sept 16];34(125):1153-1174. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000400008

ALVES MTG, SOARES JF. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educ. Pesqui. [Internet]. 2013; [cited 2019 sept 16];39(1):177-194. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000100012

BELLO SEL. As práticas curriculares em Matemática que se produzem pelo governo do Ideb. Horizontes [Internet]. 2012; [cited 2019 sept 17];30(2):19-30. Available from: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/58.

BATISTELA GC, RODRIGUES SA, BONONI CM. Estudo sobre a evasão escolar usando regressão logística: análise dos alunos do curso de administração da Fundação Educacional de Ituverava. Tékhne ε Lógos. 2009;1(1).

CHIRINÉA AM. O índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) e as dimensões associadas à qualidade da educação na escola pública municipal [dissertation]. Marilia: Universidade Estadual Paulista; 2010.121p.

DOURADO LF. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc. [Internet]. 2007; [cited 2019 sept 17];28(100-Esp.):921-946. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300014

DOURADO LF, OLIVEIRA JF de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes. [Internet]. 2009; [cited 2019 sept 24];29(78):201-215. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622009000200004

FERNANDES R. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ‘Anísio Teixeira’ – INEP, Ministério da Educação – MEC. Nota técnica: Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). [Internet]. Brasília. 2007[a]. [cited 2015 Mar 12]. Available from: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf

FERNANDES R. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Ministério da Educação – MEC. Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb): metas intermediárias para a sua trajetória no Brasil, Estados, Municípios e Escolas. [Internet]. Brasília. 2007[b]. [cited 2015 Mar 12]. Available from: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Artigo_projecoes.pdf

FIELD A. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FIGUEIREDO D, CARMO E, MAIA R, SILVA L. Os cavalos também caem: Tratado das inconsistências do IDEB. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [Internet]. 2018; [cited 2019 dez 09];26(100):552-572. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362018000300552&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

GARCIA PS, PREARO LC, ROMERO MC, SECCO A, BASSI MS. Desempenho escolar: uma análise do IDEB dos municípios da região do ABC. Revista Eletrônica de Educação. [Internet]. 2016;[cited 2019 dez 09];10(2):95-114. Available from: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1365

GRAMANI MC. Análise dos determinantes de eficiência educacional do estado do Ceará. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ. [Internet]. 2017;[cited 2019 dez 09];25(95):507-526. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362017000200507&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

HAIR Jr JF, BLACK WC, BABIN BJ, ANDERSON RE, TATHAM RL. Análise Multivariada de Dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HOSMER Jr DW, LEMESHOW S. Applied Logistic Regression. New York: John Wiley, 1989.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. [Internet]. Brasília. [cited 2015 mar 12]. Portal Ideb. Available from: http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb.

LEITE RCM, GUIMARÃES EC, LIMA EAP, BARROZO MAS, TAVARES M. Utilização de regressão logística simples na verificação da qualidade do ar atmosférico de Uberlândia. Eng Sanit Ambient[Internet]. 2011;[cited 2019 dez 09];16(1):175-180. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-41522011000200011&script=sci_abstract&tlng=pt

LEVINE DM, BERENSON ML, STEPHAN D. Estatística: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC; 2000.

LUTZ MR, JACOBI LF. Avaliação do rendimento escolar dos alunos da primeira série do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Ciência e Natura [Internet]. 2007[cited 2019 sept 18];29(2):43-52. Available from: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/9816

MANDELERT D, MELLO JS. Um estudo comparado sobre defasagem escolar em camadas altas no Pisa 2006: Brasil, Colômbia, México e Argentina. 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. [Internet]. 2010. [cited 2019 sept 18]. Available from: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT14-6659--Int.pdf

MARQUES JC. Pesquisa em psicologia educacional: uma agenda para o futuro. Psicol., Ciênc. Prof. (Impr). [Internet]. 1989; [cited 2019 sept 18]; 9(3):31-36. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000300010.

MATOS DAS, RODRIGUES EC. Indicadores educacionais e contexto escolar: uma análise das metas do IDEB. Est. Aval. Educ [Internet]. 2016;[cited 2019 dez 09];27(66):662-688. Available from: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4012

MORAES J, MENEZES DT, DIAS BFB. Uma análise contextualizada dos resultados das escolas públicas brasileiras. Meta:Avaliação. [Internet]. 2019; [cited 2019 sept 24].11(31):67-96. Available from: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1797.

MORAES AB, ZANINI RR, RIBOLDI J, GIULIANI ERJ. Risk factors for low birth weight in Rio Grande do Sul State, Brazil: classical and multilevel analysis. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2012[cited 2019 dez 09];28(12):2293-2305. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012001400008

OLIVEIRA RP de, ARAUJO GC de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ. [Internet]. 2005;[cited 2019 aug 26];28:5-23. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000100002

OLIVEIRA BR, PENA MTS. Avaliações Externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Contexto da Nova Gestão Pública: Uma análise do programa escola de gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educacionais. [Internet]. 2018;[cited 2019 dez 09];26(133). Available from: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/11257/1/ARTIGO_Avalia%c3%a7%c3%b5esExternas%c3%8dndice.pdf

PINTO JMR. O custo de uma educação de qualidade. In: CORREA, B. C.; GARCIA, T. O. (Org.). Política educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008.

QUEDU. [Internet]. Fundação Lemann. [cited 2015 mar 12]. Ideb. Available from: http://www.qedu.org.br.

RITTA CO, GORLA MC, HEIN N. Modelo de regressão logística para análise de risco de crédito em uma instituição de microcrédito produtivo orientado. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering [Internet]. 2015[cited 2019 dez 09];7(13):103-122. Available from: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/IJIE/article/view/3079

SOARES J F. Qualidade e equidade na educação básica brasileira: a evidência do Saeb. Arquivos Analíticos de Políticas educativas. [Internet]. 2004;{cited 2015 mar 12];12(38):1-24. Available from: http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/3equidade.pdf

TAVARES JPT, BECK CLC, MAGNAGO TSBS, ZANINI RR, LAUTERT L. Distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes de universidades. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2012[cited 2019 dez 09];20(1). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-11692012000100023&lng=es&nrm=i&tlng=pt

WERLE FOC, KOETZ CM, MARTINS TFK. Escola pública e a utilização de indicadores educacionais. Educação. [Internet]. 2015;[cited 2019 aug 26];38(1):99-112. Available from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/ article/viewFile/11686/12758.

ZANINI RR, MORAES AB, GIULIANI ERJ, RIBOLDI J. Determinantes contextuais da mortalidade neonatal no Rio Grande do Sul por dois modelos de análise. Rev de Saúde Pública [Internet]. 2011[cited 2019 aug 26];45:79-89. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102011000100009

Published

2020-12-29

How to Cite

Fillipin, G. G., Jacobi, L. F., & Zanini, R. R. (2020). Fatores de risco relacionados à obtenção da meta do IDEB em escolas públicas de um município do Sul do Brasil. Ciência E Natura, 42, e16. https://doi.org/10.5902/2179460X40457

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>