Estudo dos Anéis de Crescimento da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze no Município de Tapera - RS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40502

Keywords:

Crescimento de árvores. Evolução Temporal. Análise de regressão.

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo analisar o crescimento das espessuras dos anéis de crescimento de árvores da Araucaria angustifolia, presentes no município de Tapera, Rio Grande do Sul.Nesta pesquisa, foram utilizadas 44 amostras da Araucaria angustifolia, analisadas nas últimas seis décadas, para encontrar uma equação, por meio de modelos de regressão que descrevessem o desenvolvimento dos anéis de crescimento das árvores.Assim, realizou-se uma análise descritiva das medidas coletadas (espessura dos anéis), para onze árvores, por década, considerando-se o período entre 1950 a 2009, apresentando-se os valores da média, mediana, mínimo, máximo, desvio-padrão e coeficiente de variação, para caracterizar a amostra estudada. Posteriormente, realizou-se uma análise de regressão, por quinquênio, na qual se procurou, entre os vários tipos de modelos disponíveis,como o modelo Linear, Cúbica, Inversa e Compound, aquele que melhor estimasse a espessura dos anéis médios das árvores analisadas. O melhor modelo que se ajustou aos dados foi o Compound, do qual não se encontrou material disponível que viesse a detalhar este tipo de modelo encontrado. Dessa forma, analisou-se que a espessura dos anéis total (lenhos de início e fim de estação) dos anéis de crescimento para cada uma das onze amostras de árvores, as quais cresceram e decresceram ao longo das últimas décadas. Essa variação pode ser explicada pelos fatores ambientais que agiram neste quinquênio e resultaram na formação da espessura dos anéis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aldiara Fernanda Pavão Garcia, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Discente do Curso de Estatística Bacharelado do Departamento de Estatística/CCNE/UFSM.

Formação: Graduação Matemática Licenciatura (UFN), Especialização Educação Ambiental (UFSM), Especialização Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM)

Roselaine Ruviaro Zanini, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

Docente no Departamento de Estatística/CCNE/UFSM

Formação:Graduação em Matemática - habilitação em Física pela Faculdade Imaculada Conceição, Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

References

BOTOSSO PC, MATTOS PP. Conhecer a idade das árvores: importância e aplicação.Colombo: Embrapa Florestas; 2002; 25p. il.: (Documento, 75).

BURGER LM, RICHTER HG. Anatomia da Madeira.São Paulo: Nobel; 1991.

CARVALHO PER. Espécies arbóreas brasileiras.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; 2003.

FONSECA JS da, MARTINS G A, TOLEDO GL. Estatística Aplicada.São Paulo: Atlas; 1985.

GIL A C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.4ª ed. São Paulo: Ed. Atlas; 2009.

GONÇALVES GV. Dendrocronologia no Alto de S. Bento, em Évora: curva de calibração para datações no âmbito da arqueologia.In: Boletim Cultural “A Cidade de Évora”,n. 7; 2007-2008. 19 p.

GUJARATI DN. Econometria Básica.São Paulo: Pearson Makron Books; 2000.

HILL RC, GRIFFITHS WE, JUDGE GG. Econometria.São Paulo: Saraiva;2006.

JACOBI LF, SOUZA AM, PEREIRA JES. Gráfico de controle de regressão aplicado na monitoração de processos. Revista Produção; 2002; Volume (12): páginas 46-59.

LAUW AMRF. Estudo de anéis anuais de crescimento de árvores como indicadores climáticos em Portugal.[dissertation] (Mestre em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais) – Instituto Superior de Agronomia/ Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa; 2011. 150p.

MORENO JA. Clima do Rio Grande do Sul.Porto Alegre: Secretaria da Agricultura, RS; 1961.

PRESTES A. Relação Sol-Terra estudada através de anéis de crescimento de coníferas do holoceno recente e do triássico.[thesis](Doutorado em Geofísica Espacial) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos; 2006. 142 p.

RIGOZO NR, PRESTES A, NORDEMAN DJ, SILVA HE, ECHER MOS,ERCHER E. Solar maximum epochim prints in tree ring width from Passo Fundo.Brazil (1741-2004); 2008.

WERKEMA MCC, AGUIAR S. Análise de Regressão: como entender o relacionamento entre as variáveis de um processo. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG; 1996.

Published

2020-12-29

How to Cite

Garcia, A. F. P., & Zanini, R. R. (2020). Estudo dos Anéis de Crescimento da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze no Município de Tapera - RS. Ciência E Natura, 42, e24. https://doi.org/10.5902/2179460X40502

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>