Estudo dos Anéis de Crescimento da Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze no Município de Tapera - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40502Palavras-chave:
Crescimento de árvores. Evolução Temporal. Análise de regressão.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o crescimento das espessuras dos anéis de crescimento de árvores da Araucaria angustifolia, presentes no município de Tapera, Rio Grande do Sul.Nesta pesquisa, foram utilizadas 44 amostras da Araucaria angustifolia, analisadas nas últimas seis décadas, para encontrar uma equação, por meio de modelos de regressão que descrevessem o desenvolvimento dos anéis de crescimento das árvores.Assim, realizou-se uma análise descritiva das medidas coletadas (espessura dos anéis), para onze árvores, por década, considerando-se o período entre 1950 a 2009, apresentando-se os valores da média, mediana, mínimo, máximo, desvio-padrão e coeficiente de variação, para caracterizar a amostra estudada. Posteriormente, realizou-se uma análise de regressão, por quinquênio, na qual se procurou, entre os vários tipos de modelos disponíveis,como o modelo Linear, Cúbica, Inversa e Compound, aquele que melhor estimasse a espessura dos anéis médios das árvores analisadas. O melhor modelo que se ajustou aos dados foi o Compound, do qual não se encontrou material disponível que viesse a detalhar este tipo de modelo encontrado. Dessa forma, analisou-se que a espessura dos anéis total (lenhos de início e fim de estação) dos anéis de crescimento para cada uma das onze amostras de árvores, as quais cresceram e decresceram ao longo das últimas décadas. Essa variação pode ser explicada pelos fatores ambientais que agiram neste quinquênio e resultaram na formação da espessura dos anéis.Downloads
Referências
BOTOSSO PC, MATTOS PP. Conhecer a idade das árvores: importância e aplicação.Colombo: Embrapa Florestas; 2002; 25p. il.: (Documento, 75).
BURGER LM, RICHTER HG. Anatomia da Madeira.São Paulo: Nobel; 1991.
CARVALHO PER. Espécies arbóreas brasileiras.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; 2003.
FONSECA JS da, MARTINS G A, TOLEDO GL. Estatística Aplicada.São Paulo: Atlas; 1985.
GIL A C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.4ª ed. São Paulo: Ed. Atlas; 2009.
GONÇALVES GV. Dendrocronologia no Alto de S. Bento, em Évora: curva de calibração para datações no âmbito da arqueologia.In: Boletim Cultural “A Cidade de Évora”,n. 7; 2007-2008. 19 p.
GUJARATI DN. Econometria Básica.São Paulo: Pearson Makron Books; 2000.
HILL RC, GRIFFITHS WE, JUDGE GG. Econometria.São Paulo: Saraiva;2006.
JACOBI LF, SOUZA AM, PEREIRA JES. Gráfico de controle de regressão aplicado na monitoração de processos. Revista Produção; 2002; Volume (12): páginas 46-59.
LAUW AMRF. Estudo de anéis anuais de crescimento de árvores como indicadores climáticos em Portugal.[dissertation] (Mestre em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais) – Instituto Superior de Agronomia/ Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa; 2011. 150p.
MORENO JA. Clima do Rio Grande do Sul.Porto Alegre: Secretaria da Agricultura, RS; 1961.
PRESTES A. Relação Sol-Terra estudada através de anéis de crescimento de coníferas do holoceno recente e do triássico.[thesis](Doutorado em Geofísica Espacial) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos; 2006. 142 p.
RIGOZO NR, PRESTES A, NORDEMAN DJ, SILVA HE, ECHER MOS,ERCHER E. Solar maximum epochim prints in tree ring width from Passo Fundo.Brazil (1741-2004); 2008.
WERKEMA MCC, AGUIAR S. Análise de Regressão: como entender o relacionamento entre as variáveis de um processo. Belo Horizonte, MG: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG; 1996.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.