Teachers’ Perception of Student assessment by Teacher

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40519

Keywords:

Teaching Performance Evaluation, Federal University of Santa Maria, Self-Assessment of the Institution, Survey Research

Abstract

The objective of this work was to evaluate the perception of the Faculty of the Federal University of Santa Maria regarding the Teacher Evaluation by the Student in order to verify deficiencies and propose improvements in the evaluation process. An analysis was made of the Faculty's Student Assessment tool and, thus, a questionnaire was prepared sent to all teachers able to participate in the research. The results showed that most teachers are satisfied mainly with the assessment instrument, the assessment made by the students and the obligation of application. However, there is significant dissatisfaction with the fact that students are not required to respond, with poor student adherence and the influence of assessment on teacher progression.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aldiara Fernanda Pavão Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Educação Ambiental pela UFSM e Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM. Acadêmica do Curso Estatística Bacharelado da UFSM

Arioane Primon Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas e Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa, ambas pela Universidade Federal de Santa Maria

Bianca de Oliveira Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Estatística, Universidade Federal de Santa Maria

Elisandra Lúcia Moro Stochero, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas

Luciane Clates Padilha, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialização em Estatistica e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC)

References

BRASIL. Portaria n. 554 de 20 de junho de 2013, Diretrizes gerais para o processo de avaliação de desempenho para fins de progressão e de promoção dos servidores pertencentes ao Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 jul. 2013. Seção 1, p.10.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 abr. 2004. Seção 1.

BRASIL. Portaria n. 2.051, de 9 de julho de 2004, Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 jul. 2004. Seção 1. p. 16.

MALHOTRA NK. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MATUICHUK M, SILVA MC. Avaliação do docente pelo discente na melhoria do desempenho institucional: UTFPR/SIAVI. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2013;21(n):323-348.

MCDANIEL CD, GATES R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

MOTA MC. A importância da comissão própria de avaliação no processo de melhoria da qualidade do ensino nas instituições de ensino superior brasileiras. AMPLIANDO, Revista Científica da Facerb, 2016;3(1):6-22.

RIBEIRO, JLLS. Avaliação das universidades brasileiras as possibilidades de avaliar e as dificuldades de ser avaliado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2011; 16(1):57-71.

UFSM em Números. Disponível em: https://portal.ufsm.br/ufsm-em-numeros/publico/index.html. Acesso em: 30/08/2017.

Published

2020-12-29

How to Cite

Garcia, A. F. P., Soares, A. P., Lovato, B. de O., Stochero, E. L. M., Padilha, L. C., & Moreira Junior, F. de J. (2020). Teachers’ Perception of Student assessment by Teacher. Ciência E Natura, 42, e59. https://doi.org/10.5902/2179460X40519