Estimação da Usabilidade de Sites e-commerce Pelo Método da Máxima Verossimilhança

Autores

  • Fernando de Jesus Moreira Junior UFSM
  • Rafael Tezza UFSC
  • Antonio Cezar Bornia UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9360

Resumo

O presente artigo investiga o desempenho do método da Máxima Verossimilhança (MV) na estimação da usabilidade de sites e-commerce e compara o desempenho entre os Softwares BILOG-MG® e Excel® na estimação dessas usabilidades. Para isso, foram utilizados dados reais de um estudo sobre o grau de usabilidade de 361 sites de e-commerce, no qual foram aplicados 32 itens calibrados por meio do modelo logístico unidimensional de dois parâmetros (MLU2) da Teoria da Resposta ao Item (TRI). O processo de estimação da usabilidade por MV foi feito nos softwares BILOG-MG® e Excel®. Os resultados mostraram que o método de MV apresenta deficiências quando existe um padrão de resposta constante, o que pode ocorrer durante a aplicação dos primeiros itens do questionário. Entretanto, o método apresenta um bom desempenho quando o padrão de respostas não é constante. Além disso, o desempenho do processo elaborado no Excel® foi melhor do que no software convencional BILOG-MG®. Os parâmetros dos itens também influenciam a estimação por MV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Jesus Moreira Junior, UFSM

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM. Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado (em andamento) em Engenharia de Produção (UFSC).

Rafael Tezza, UFSC

Formação: Engenharia de Produção Elétrica (UFSC), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorado (em andamento) em Engenharia de Produção (UFSC).

Antonio Cezar Bornia, UFSC

Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formação: Engenharia Mecânica (UFPR), Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Moreira Junior, F. de J., Tezza, R., & Bornia, A. C. (2011). Estimação da Usabilidade de Sites e-commerce Pelo Método da Máxima Verossimilhança. Ciência E Natura, 33(2), 23–42. https://doi.org/10.5902/2179460X9360

Edição

Seção

Estatística

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>