Cursos Superiores de Tecnologia: análise a partir dos dados do Censo da Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40526

Palavras-chave:

Tecnólogos, Instituições de Ensino Superior, Taxas de evasão

Resumo

Tendo em vista a demanda por profissionais de nível superior, formados num curto período de tempo, fez com que os Cursos Superiores em Tecnologia tivessem destaque no cenário nacional. Dentre suas características, estes cursos devem possuir oferta em contextos sociais específicos (demandas e necessidades locais) associados a formação acadêmica de tempo reduzido (de 2 a 3 anos). Embora já existam desde a década de 1970, esses cursos tiveram maior ênfase a partir dos anos 2000, ocasião em que a legislação foi atualizada e, também ocorreu interesse por parte do governo o qual disponibilizou maiores incentivos fiscais nesta área. Neste trabalho utilizou-se análise descritiva exploratória, na qual realizou-se uma comparação entre os cursos ofertados por instituições públicas e privadas. Os dados analisados são referentes a quantificação dos cursos oferecidos, das vagas ofertadas, dos concluintes e, a análise das relações entre cursos, instituições, vagas e concluintes. Dos resultados obtidos, podem ser destacados o crescimento praticamente linear da oferta destes cursos, os contrastes entre os cursos ofertados pelas instituições privadas e públicas, e os baixos valores para o indicador de concluintes, o que remete às elevadas taxas de evasão.

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Biografia do Autor

Jaiser Tapia, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração - Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria. Acadêmico de Estatística na Federal de Santa Maria

Luiza da Silva Tapia, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso PEG

Lorena Vicini, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Estatística pela UFSM e graduada em Matemática pela UFSM

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Tapia, J., Tapia, L. da S., & Vicini, L. (2020). Cursos Superiores de Tecnologia: análise a partir dos dados do Censo da Educação Superior. Ciência E Natura, 42, e60. https://doi.org/10.5902/2179460X40526

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado