Educação estatística – uma proposta de ensino

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40461

Keywords:

Ensino, Educação Estatística, Formação Social

Abstract

Ciente do compromisso de estimular o aluno a aprender Estatística, o presente trabalho desenvolveu um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Estatística nas escolas, descrevendo o estado da arte da educação estatística, assim como estabelecer relações com diferentes áreas do conhecimento, com vistas a destacar a importância do ensino da estatística que considere o seu papel na vida dos estudantes e proporcione um espaço pedagógico que valorize o processo ao invés do fato, as idéias ao invés das técnicas. Esta pesquisa visa propor diversidade de problemas envolvendo outras áreas ou mesmo áreas internas à própria Matemática, a fim de relevar a importância da Estatística na formação de cidadãos, consumidores de informações veiculadas pela mídia, ou como profissionais que lidam com informações estatísticas, ou enquanto pesquisadores, que lidam com a metodologia científica. Os resultados desta pesquisa apontam que é importante que o professor aprenda conhecer a realidade dos alunos, de modo que possa intervir considerando: a) as múltiplas relações envolvidas nas diferentes situações com que se depara ao participar do processo de aprendizagem e; b) os contextos socioculturais dos alunos.

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Author Biography

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

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Published

2020-12-29

How to Cite

Reis, S. R. dos, Müller, I., Moreira Junior, F. de J., & Ansuj, A. P. (2020). Educação estatística – uma proposta de ensino. Ciência E Natura, 42, e17. https://doi.org/10.5902/2179460X40461

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