Uma análise crítica da aplicação do método Janela do Cliente na avaliação da qualidade do Restaurante Universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40221

Palavras-chave:

Restaurante Universitário, Janela do Cliente, Pesquisa de Satisfação

Resumo

O método da Janela do Cliente tem por principal função medir o nível de importância e o grau de satisfação em relação aos produtos ou serviços prestados pela empresa, sendo uma ferramenta capaz de identificar os pontos falhos e as potências da empresa. O objetivo desse artigo é apresentar uma análise critica da aplicação do método Janela do Cliente na avaliação da qualidade do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM). Participaram da pesquisa, 1.855 usuários, entre alunos, docentes e técnicos administrativos. Os resultados mostraram que, nas três unidades do Restaurante Universitário, a maioria dos itens avaliados encontra-se no Quadrante A da Janela do Cliente, denominado “força competitiva”, ou seja, a maioria dos itens é importante para o usuário e são atendidos de forma satisfatória pelos restaurantes. No entanto, alguns itens encontram-se no Quadrante D da Janela do Cliente, denominado “vulnerabilidade competitiva”, sendo esses itens importantes para o usuário, porém não estão sendo atendidos de forma adequada. Os resultados dessa pesquisa foram encaminhados à administração do Restaurante Universitário, onde poderão gerar subsídios para formulação de propostas que visam melhorias (mudanças ou adaptações) nos atributos avaliados.

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Biografia do Autor

Angelica Peripolli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Bruna Gregory Palm, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco 

Caroline Pafiadache da Silva Piekala, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Laís Helen Loose, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Estatística da Universidade de São Paulo

Rafael Piaia, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Física Bacharelado pelo Centro Universitário Franciscano, Graduado em Estatística Bacharelado pela Universiade Federal de Santa Maria

Vinícius Teodoro Scher, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estatística na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Estatística pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco - PE, Bacharel em Estatística, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Possui interesse nas áreas de Séries Temporais, Estatística Computacional e Aplicada, Métodos Estatísticos Computacionais e Inferência

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Peripolli, A., Palm, B. G., Piekala, C. P. da S., Loose, L. H., Piaia, R., Scher, V. T., & Moreira Junior, F. de J. (2020). Uma análise crítica da aplicação do método Janela do Cliente na avaliação da qualidade do Restaurante Universitário. Ciência E Natura, 42, e48. https://doi.org/10.5902/2179460X40221

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

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