A critical analysis of the application of Customer Window method in quality assessment of the University Restaurant

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40221

Keywords:

University Restaurant, Customer Window, Satisfaction survey

Abstract

The Costumer Window method has the main function to measure the level of importance and the degree of satisfaction with the products or services provided by the company, being a tool able to identify the weak points and powers of the company. The purpose of this paper is to present a critical analysis of the application of the method the client window in quality evaluation of University Restaurant, from Federal University of Santa Maria – RS (UFSM). The research involved 1,855 users, including students, teachers and administrative staff. The results showed that in the three units of the University Restaurant, most of the items evaluated is in Quadrant A of the Costumer Window, called "competitive force", ie, most of the items is important to the user and are attended of satisfactorily by restaurants. However, some items are in Quadrant D of the Costumer Window, called "competitive vulnerability", these items are important to the user but they are not being attended adequately. The results of this survey were forwarded to the administration of University Restaurant, which can generate subsides for the formulation of proposals to improvements (changes or adaptations) in the assessed attributes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Angelica Peripolli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Bruna Gregory Palm, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutora em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco 

Caroline Pafiadache da Silva Piekala, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia de Produção – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Laís Helen Loose, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestra em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutora em Estatística da Universidade de São Paulo

Rafael Piaia, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Física Bacharelado pelo Centro Universitário Franciscano, Graduado em Estatística Bacharelado pela Universiade Federal de Santa Maria

Vinícius Teodoro Scher, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Estatística na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Estatística pelo Programa de Pós-Graduação em Estatística da Universidade Federal de Pernambuco - PE, Bacharel em Estatística, pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Possui interesse nas áreas de Séries Temporais, Estatística Computacional e Aplicada, Métodos Estatísticos Computacionais e Inferência

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

References

AAKER DA, KUMAR V, DAY GS. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas; 2001.

ALBRECHT K, BRADFORD LJ. Serviços com qualidade: a vantagem competitiva. São Paulo: Makron Books; 1992.

ASSESSORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL. Customer Window: catálogo de informações. São Paulo: Rhodia S.A.; 1994.

BARROSO FR. Fatores de localização de empresas de tecnologia da informação em Parques Tecnológicos do Estado do Rio Grande do Sul [dissertation]. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2007.

BRANDÃO AR, GIOVANONI A. Comparação dos cardápios oferecidos em uma unidade de nutrição do município de Teutônia com o programa de alimentação do trabalhador. Revista Destaques Acadêmicos. 2011;3(3).

CÁCERES LBA, Janela do Cliente [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 1994.

CARVALHO LR, AMORIM SL, TAVARES MF. Sistema de indicadores de qualidade como ferramenta de gestão em um restaurante universitário: estudo de caso. In: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção; 2003 October 21-24; Ouro Preto; MG; 2003.

FEOLI CFR. Pesquisa de satisfação dos clientes da Hiperacademia. [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2006.

FONAPRACE [Internet]. Realidade dos RUs em 1997 [cited 2013 jun 24]. Perfil dos Restaurantes Universitários das Instituições de Ensino Superior do País, 1997. Available from: http://www.ufrn.br/sites/fonaprace/rus.html.

GARCEZ EMS, FACHIN GRB, ANDRADE JÚNIOR PP. Indicadores da qualidade em restaurantes: um estudo de caso. Revista de Ciências da Administração. 2000;2(3):29–38.

HALEY RI. Developing effective communications strategy: A benefit segmentation. New York: John Wiley & Sons; 1985.

KLASSEN K, KUMAR A, TRYBUS E. Planning food services for a campus setting. Internacional Journal of Hospitality Management, England. 2005;24(4):579-609.

LUDWING ES. Janela do Cliente aplicada à Clínica Schuler. [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008.

MAIA TML. Planejamento e gestão estratégica para o restaurante universitário da UFC em um cenário de expansão do número de alunos [dissertation]. Ceará: Universidade Federal do Ceará; 2008.

MARTILLA JA, JAMES JC. Importance-performance analysis. Journal of marketing. 1977:41.

MATTOS AP. Pesquisa de satisfação de clientes na perspectiva do modelo “janela do cliente”. Caso: Megaset assessoria de seguros Ltda. Porto Alegre – RS [monography]. Gravataí: Curso de Administração. Universidade Luterana do Brasil; 2008.

MCDANIEL CD, GATES R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Thomson Learning; 2006.

NOTARI JN. A satisfação de clientes em uma loja autocentro de pneus através do enfoque da "janela do cliente” [dissertation]. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2002.

OLIVEIRA CS, ALVES FS. Educação nutricional em unidade de nutrição, direcionada para consumo de pratos protéicos um estudo de caso. Nutricional. 2008;19(4):435–440.

PASSADOR JL, FILHO DOL, SPANHOL PS, RODRIGUES FS, SABES JJS. A percepção do consumidor de alimentos “fora de casa”: um estudo multicaso na cidade de Campo Grande/MS. In: XIII SIMPEP; 2006 nov 6-8; Bauru, SP, Brasil.

PASTORE JA, KLIEMANN N, FERNANDES AC, OLIVEIRA RC, CORSO ACT, PROENÇA RPC. A opinião dos comensais sobre a refeição servida em uma Unidade de Alimentação e Nutrição sob a ótica do saudável. Nutrição em Pauta; 2009;17:54-58.

PORTAL WH. Pesquisa de satisfação com consumidores da Pizzaria Portal, com a utilização da Janela do Cliente [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2012.

PROENÇA RPC. Novas tecnologias para a produção de refeições coletivas: recomendações de introdução para a realidade brasileira. Rev. Nutr. 1999;12(1).

ROSA, T. D. Pesquisa de satisfação e janela do cliente dos usuários do Estádio Beira-Rio [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2011.

ROSSI CAV, SLONGO LA. Pesquisa de Satisfação de clientes: o Estado-da-Arte e Preposição de um Método Brasileiro. Revista de Administração Contemporânea. 1998;2(1):101-125.

SCHLENDER HE. Estudo sobre a satisfação dos clientes da Loja Closet [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2013.

SIEBENEICHLER T, WIENNINGKAMP D, RUCHEL AP, TROMBINI ES, ZAMBERLAN L. A Satisfação de Clientes de Restaurantes: Uma Avaliação da Satisfação e da Importância dos Atributos. In XI SemeAd; 2008 aug 28-29.

SILVA LA. Satisfação de clientes com processo de compra: Um estudo na empresa de telefonia móvel Telet S/A.[dissertation]. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2003.

SOUZA CHM. Uma ferramenta para a avaliação da qualidade em serviços – a Janela do Cliente. Perspectivas online. 2008;5(1):65-79.

TEIXEIRA S, MILLET Z, CARVALHO J, BISCONTINI TM. Administração aplicada às unidades de alimentação e nutrição. São Paulo: Atheneu; 2001.

ZABALETA NS. Janela do cliente do conjunto de serviços e produtos das lojas Varal [monography]. Porto Alegre: Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2011.

Published

2020-12-29

How to Cite

Peripolli, A., Palm, B. G., Piekala, C. P. da S., Loose, L. H., Piaia, R., Scher, V. T., & Moreira Junior, F. de J. (2020). A critical analysis of the application of Customer Window method in quality assessment of the University Restaurant. Ciência E Natura, 42, e48. https://doi.org/10.5902/2179460X40221

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 > >>