Evolução dos óbitos por neoplasias malignas de pele nas regiões sul e sudeste do brasil: aplicação da metodologia de box-jenkins
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40191Palavras-chave:
Neoplasias malignas de pele. Séries temporais. Metodologia de Box-Jenkins.Resumo
Nos conjuntos de dados cujas observações encontram-se ordenadas em instantes de tempo, indica-se a análise de séries temporais. Técnica que permite identificar padrões de sazonalidade, tendência, ciclos e mudanças de nível, sendo possível gerar modelos explicativos capazes de descrever o comportamento da sequência de observações, obtendo previsões acerca da série analisada. Esta pesquisa aplicou a metodologia de Box- Jenkins nas séries de óbitos por neoplasias malignas de pele entre o período de 1996 e 2014, ocorridos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, afim de identificar padrões, gerar modelos explicativos e obter previsões. Evidenciaram-se algumas características como presença de tendência crescente, ausência de sazonalidade e comportamento não estacionário nas séries de óbitos. A metodologia de Box-Jenkins demonstrou boa qualidade de predição para as séries da região Sul e Sudeste as quais apresentaram, os modelos ARIMA (4,1,0) com constante e ARIMA (0,1,1) com constante como modelos melhores ajustados aos dados. Concluiu-se que os óbitos por neoplasias malignas de pele nas regiões Sul foram explicados apenas por componentes AR e a região Sudeste por componentes MA, ambas com componente de integração.
Downloads
Referências
AKHTAR S; ROZI S. An autoregressive integrated moving average model for short-term prediction of hepatitis C virus seropositivity among male volunteer blood donors in Karachi, Pakistan. World Journal of Gastroenterology: WJG, 2009, v. 15, n. 13, p. 1607.
BOX GEP; JENKINS GM. Time series analysis: forecasting and control. San Francisco: Ed: Holden-Day, 575 p., 1970.
BOX GEP; JENKINS GM; REINSEL GC. Time series analysis: forecasting and control, 3º ed. Prentice Hall: New Jersey, 589 p., 1994.
EARNEST A et al. Using autoregressive integrated moving average (ARIMA) models to predict and monitor the
number of beds occupied during a SARS outbreak in a tertiary hospital in Singapore. BMC Health Services Research, 2005, v.5, n.1, p.36.
JARQUE CM; BERA AK. A test for normality of observations and regression residuals. International Statistical Review, Woodbury, 1987, v.55, p. 163-172.
LJUNG G; BOX GEP. On a measure of lack off it in time series models. Biometrika, 1978, v. 65, p. 297-303.
LIU Q et al. Forecasting incidence of hemorrhagic fever with renal syndrome in China using ARIMA model. BMC infectious diseases, 2011, v. 11, n. 1, p. 218.
MADDALA GS. Introduction to Econometrics. 3.ed. New York: John Wiley & Sons, 664 p., 2001.
MAKRIDAKIS S; WHEELWRIGHT SC; HYNDMAN RJ. Forecasting: Methods and Applications. 3rd ed. Ed. Wiley & Sons, 642 p., 1998.
MORETTIN PA; TOLOI CMC. Análise de Séries Temporais. São Paulo: Blücher, 535 p., 2004.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete, 1994, Vol. 1. Edusp.
SOUZA RC; CAMARGO ME. Análise de Séries Temporais: Os Modelos ARIMA, Ijuí: SEDIGRAF. 242 p., 1996.
THEIL H. Applied economic forecasting. Amsterdam: North-Holland, 1966.
WHITTLE P. Hypotesis testing in the time series analysis. Thesis, Almqvist and Wiksell, Uppsala, Uppsala University, 1951.
ZHANG X. et al. Tendência preditiva das caries da primeira infância na China continental: uma abordagem combinada de modelagem meta-analítica e matemática baseada em pesquisas epidemiológicas. Scientific Reports , 2017, v. 7, n. 1, p. 6507.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

