Escrever com o que fica e escapa em pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734884110

Palavras-chave:

Artes Visuais, Educação, Imagens, Pesquisa

Resumo

Este texto ensaia o pensar com o que escapa de uma pesquisa e permanece nos caminhos da vida, docente e artística, de duas pesquisadoras. Como visibilizar o que fica em suspenso pelo percurso, recolhido ou escondido, que, de certo modo, ficou deixado de lado nos trabalhos realizados? Foi a pergunta que impulsionou a escrita das autoras em processos de investigação nas áreas de arte e da educação. Esses restos ou sobras de pesquisas possibilitaram uma escrita que recusa investidas hierárquicas e dominantes, propondo invenções de novos problemas em composições sensíveis, emaranhadas a diversas práticas em um tom menor (rastros em fotos, bordados etc.). O que se pretendeu foi o rastreio de imagens e notas adormecidas nos guardados e gavetas, deixados à margem, em pesquisas empreendidas pelas pesquisadoras na área de artes visuais.

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Biografia do Autor

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC) e vice-líder do Grupo de Pesquisa [entre]paisagens CNPq/UDESC

Sandra Maria Correia Favero, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, no Centro de Artes, Design e Moda - CEART, Departamento de Artes Visuais, Graduação e Pós - Graduação na Linha de Pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: gravura, memória, natureza, caminhadas, poéticas contemporâneas. Linguagens artísticas: gravura; livro de artista; instalação. Integra o Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas vinculado a UDESC.

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Publicado

2023-08-12

Como Citar

Schmidlin, E., & Favero, S. M. C. (2023). Escrever com o que fica e escapa em pesquisas. Revista Digital Do LAV, 16(1), e4/1–14. https://doi.org/10.5902/1983734884110

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