https://periodicos.ufsm.br/revislav/issue/feed Revista Digital do LAV 2024-03-19T00:00:00-03:00 Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais revistadigitaldolav@ufsm.br Open Journal Systems <div style="text-align: justify;"> <p>A <strong>Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (UFSM)</strong> destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de<strong> Demanda Contínua e Dossiê. </strong>A revista tem o <strong>Português (Brasil) </strong>como idioma principal e o <strong>Espanhol e o inglês</strong> como idiomas secundários.</p> <p><strong>eISSN 1983-7348 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p> </div> https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/86302 Artes Integradas: Reflexões iniciais de uma tese acerca das percepções do fazer docente em Arte no Brasil 2024-01-29T19:39:35-03:00 Michael Santos Silva michaelsjc.silva5@gmail.com Juliana Marcondes Bussolotti julianabussolotti@gmail.com Mirian Celeste Ferreira Dias Martins mirian.martins@mackenzie.br Isabel Orestes Silveira isabel.silveira@mackenzie.br <p>Este estudo circunscreve uma reflexão sobre o conceito proposto pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC no que se refere às Artes Integradas a partir das percepções de Licenciandos de Artes Visuais e Música na modalidade de Educação a Distância – EaD e semipresencial de uma Universidade Municipal e Professores de Arte de uma Rede Municipal de Ensino, ambas situadas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – SP. O presente artigo originou-se do extrato de uma dissertação que pesquisou o contexto e as inquietações da polivalência das linguagens artísticas no ensino de Arte e da problematização de uma tese que tem como escopo investigar o percurso de sistematização das Artes Integradas como unidade temática a partir das referências de professores da educação básica e expoentes da Arte Educação do Brasil. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa com base nos registros oficiais da BNCC e de referências bibliográficas e se complementa com uma pesquisa de campo para coleta sobre a percepção de licenciandos de Artes Visuais e Música e professores de Arte sobre a interpretação das Artes Integradas por meio de questionário. A análise qualitativa das informações ocorreu a partir de gráficos gerados pela plataforma Google <em>Forms</em> e do <em>software </em>Excel, assim como pelas nuvens de palavras produzidas pelo site <em>Jason Davies</em>. A reflexão revelou que os participantes concebem as Artes Integradas com uma abstração, assim como a própria BNCC.</p> 2024-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Digital do LAV