https://periodicos.ufsm.br/revislav/issue/feedRevista Digital do LAV2025-04-09T11:57:49-03:00Revista Digital do Laboratório de Artes Visuaisrevistadigitaldolav@ufsm.brOpen Journal Systems<div style="text-align: justify;"> <p>A <strong>Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (UFSM)</strong> destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de<strong> Demanda Contínua e Dossiê. </strong>A revista tem o <strong>Português (Brasil) </strong>como idioma principal e o <strong>Espanhol e o inglês</strong> como idiomas secundários.</p> <p><strong>eISSN 1983-7348 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p> </div>https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88690Humanos admirantes e suas máquinas imaginalizadoras: artifícios para superar a dicotomia imagem/texto2025-04-09T11:57:47-03:00Paula Mastrobertipaula.mastroberti@ufrgs.br<p>Dos artifícios e engenhos analógicos, passando pelo uso de ferramentas digitais e da ayahuasca, retoma-se a clássica discussão que propõe hierarquias entre imagem e texto, ou entre o mostrar e o descrever, e reconsidera-se preceitos teóricos que dicotomizam, historicamente, as linguagens visuais e verbais, através do relato de um minicurso ministrado em 2023 para o Grupo de Pesquisa sobre Mídia, Literatura e outras Artes, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Os participantes consideraram as catástrofes deleuzianas geradas por humanos admirantes e suas ‘máquinas imaginalizadoras’ e juntos refletiram sobre possibilidades de superação das dicotomias presentes no tecido discursivo contemporâneo e tecnodiverso, cujas rupturas e costuras parecem propor outras formas de pensar e expressar, através de diferentes linguagens e mídias, a experiência de ser/estar no mundo.</p>2025-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAVhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89010A arte e a matemática como peças de um mesmo quebra-cabeça2025-04-09T11:57:45-03:00Elisandra Bar de Figueiredoelis.b.figueiredo@gmail.comIvanete Zuchi Sipleivanete.siple@udesc.brGeisiani Bontoringbontorin@gmail.com<p>Este artigo explora a conexão entre arte e matemática em uma prática pedagógica possibilitada pelas tecnologias, destacando como a colaboração entre professores do ensino superior e da educação básica pode oportunizar boas práticas educativas. Focalizamos a prática de uma professora de Arte do Ensino Fundamental que propõe a releitura das obras de Escher por meio da tesselação. Essa abordagem revela potencialidades pedagógicas, incentivando a criatividade dos alunos e oportunizando a compreensão de padrões e simetrias, enriquecendo tanto o entendimento artístico quanto o matemático dos estudantes.</p>2025-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAVhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87935Na cidade e no bairro: livros de literatura infantil para se imaginar e ler o mundo2025-04-09T11:57:49-03:00Maria Laura Pozzobon Spenglerlolyzinha@hotmail.comKarina Rousseng Dal Pontkarinardalpont@gmail.com<p>A criação de imagens com as cidades inventadas pelas formas e afetos provocados na imersão na leitura e que transbordam possibilidades imaginativas de reconhecer em algumas delas as cidades que carregamos em nossas vivências. Desde a pequena infância vivenciamos os espaços da cidade. Ao acionar a literatura e os modos como escritores e escritoras capturam os espaços urbanos em suas narrativas (pela sutileza das composições com as palavras ou pelas possibilidades imaginativas criadas nesse encontro), contemplando a leitura literária como experiência estética para sensibilização, apresentaremos neste texto alguns exercícios de atenção e análise de dois livros ilustrados que trazem a temática da vida no bairro: <em>Meu bairro</em> (2020), de María José Ferrada e Ana Penyas, e <em>Meu bairro é assim</em> (2016), de Cesar Obeid e Jana Glatt, obras da literatura infantil para refletirmos sobre os modos como educamos espacialmente as crianças.</p>2025-02-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAVhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89274Image: the power of deterrence and coercion2025-04-09T11:57:43-03:00Jack Brandãojackbran@gmail.com<p>This article underscores the crucial needto comprehend the etymological issue of the term image,particularly incomparison with the Greek terms eikón,eídolon,andLatin imago.It also delves into the image’s intimidating and coercive power,which has been harnessed for centuries.With this understanding, we aimto shed light onhow these terms were employed by Homer and Virgil, capturing their unique characteristics to unravelnot justthe concept itselfbut also its linguistic implications. This will enable us to viewthe image notmerelyas a deliberate copy of the external worldbut as a purposeful display ofstrength and power that has been utilized since Antiquity by numerous culturesand continues tobe effective today, as we will demonstrate.</p>2025-04-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAVhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89316Quando Ismália enlouqueceu e o potencial que há em ser escória2025-04-09T11:57:41-03:00Nathaly Santariano Leguiçanathalysantleg2000@hotmail.comMarcele Pereira da Rosa Zucolottomarcele.zucolotto@ufsm.br<p>Este texto surge a partir da experiência de Estágio Específico do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria realizado no primeiro semestre de 2024 em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Propõe um mergulho nas narrativas, memórias e repetições do usuário aqui mencionado como Jesus (nome fictício escolhido por ele mesmo), o condutor principal dessa conversa. O texto foi amparado pelas transcrições das conversas que se deram entre Jesus e um antigo estagiário do CAPS, com o profissional de referência de Jesus no serviço, mas principalmente pelas anotações no Diário de Campo produzido e alimentado no decorrer desta experiência pela estagiária. Estendida em 9 trechos, esta escrita se desenrola como um mapeamento dessa vivência, trazendo considerações sobre loucura e sofrimento. Aponta Jesus como o ‘menino mais triste’ que escolheu a vida, mas que acabou se tornando, dentre outras coisas, um sintoma da inferência racista e capitalista de uma sociedade que busca, a todo momento, capturar suas manifestações vitais no circuito da doença, da cronicidade, do delírio e da mania. O texto mostra ainda que, além do cercamento da repetição narrativa, há música e potência em ser escória. E que há valor no trabalho que escuta as sutilezas do viver.</p>2025-04-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAVhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89836A palavra como fratura: investigações sobre o processo de formação docente em Artes Visuais2025-02-12T08:44:04-03:00Elaine Schmidlins.elaine@gmail.comJonathan Belussobelussojonathan@gmail.com<p>O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como foco a análise de trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Licenciatura em Artes Visuais pertencentes a uma universidade pública de Santa Catarina. A pesquisa, vinculada ao projeto intitulado [<em>entre práticas</em>]<em> artísticas e pedagógicas</em> CNPq/UDESC, traz um recorte dos trabalhos realizados por acadêmicos durante o período de 2020 e 2021, contexto particularmente importante, uma vez que faz parte dos primeiros anos da Pandemia de COVID-19. A partir do método da cartografia, a escrita reverbera as modulações sensíveis em torno das escolhas do conteúdo dos trabalhos finais de graduação, os quais refletiram, em sua maioria, as problemáticas sociais, políticas e culturais vivenciadas naquele período, especialmente, no que tange a práticas docentes.</p>2025-04-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV