A palavra como fratura: investigações sobre o processo de formação docente em Artes Visuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734889836

Palabras clave:

Licenciatura em Artes Visuais, Cartografia, Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, Pandemia de Covid-19

Resumen

O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como foco a análise de trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Licenciatura em Artes Visuais pertencentes a uma universidade pública de Santa Catarina. A pesquisa, vinculada ao projeto intitulado [entre práticas] artísticas e pedagógicas CNPq/UDESC, traz um recorte dos trabalhos realizados por acadêmicos durante o período de 2020 e 2021, contexto particularmente importante, uma vez que faz parte dos primeiros anos da Pandemia de COVID-19. A partir do método da cartografia, a escrita reverbera as modulações sensíveis em torno das escolhas do conteúdo dos trabalhos finais de graduação, os quais refletiram, em sua maioria, as problemáticas sociais, políticas e culturais vivenciadas naquele período, especialmente, no que tange a práticas docentes.

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Biografía del autor/a

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC) e vice-líder do Grupo de Pesquisa [entre]paisagens CNPq/UDESC

Jonathan Belusso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Jonathan Belusso

Formado em Bacharelado em Artes Visuais (2019), graduando em Licenciatura em Artes Visuais (2024) pela Universidade de Santa Catarina (UDESC). Professor ACT da Educação Básica e de Ensino de Jovens e Adultos. Reside em Florianópolis - SC

Citas

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Publicado

2025-04-15

Cómo citar

Schmidlin, E., & Belusso, J. (2025). A palavra como fratura: investigações sobre o processo de formação docente em Artes Visuais. Revista Digital Do LAV, 18(1), e6/1–13. https://doi.org/10.5902/1983734889836