Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav <div style="text-align: justify;"> <p>A <strong>Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (UFSM)</strong> destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de<strong> Demanda Contínua e Dossiê. </strong>A revista tem o <strong>Português (Brasil) </strong>como idioma principal e o <strong>Espanhol e o inglês</strong> como idiomas secundários.</p> <p><strong>eISSN 1983-7348 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p> </div> pt-BR revistadigitaldolav@ufsm.br (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais) revistadigitaldolav@ufsm.br (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais) Wed, 19 Feb 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Humanos admirantes e suas máquinas imaginalizadoras: artifícios para superar a dicotomia imagem/texto https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88690 <p>Dos artifícios e engenhos analógicos, passando pelo uso de ferramentas digitais e da ayahuasca, retoma-se a clássica discussão que propõe hierarquias entre imagem e texto, ou entre o mostrar e o descrever, e reconsidera-se preceitos teóricos que dicotomizam, historicamente, as linguagens visuais e verbais, através do relato de um minicurso ministrado em 2023 para o Grupo de Pesquisa sobre Mídia, Literatura e outras Artes, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Os participantes consideraram as catástrofes deleuzianas geradas por humanos admirantes e suas ‘máquinas imaginalizadoras’ e juntos refletiram sobre possibilidades de superação das dicotomias presentes no tecido discursivo contemporâneo e tecnodiverso, cujas rupturas e costuras parecem propor outras formas de pensar e expressar, através de diferentes linguagens e mídias, a experiência de ser/estar no mundo.</p> Paula Mastroberti Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88690 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 A arte e a matemática como peças de um mesmo quebra-cabeça https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89010 <p>Este artigo explora a conexão entre arte e matemática em uma prática pedagógica possibilitada pelas tecnologias, destacando como a colaboração entre professores do ensino superior e da educação básica pode oportunizar boas práticas educativas. Focalizamos a prática de uma professora de Arte do Ensino Fundamental que propõe a releitura das obras de Escher por meio da tesselação. Essa abordagem revela potencialidades pedagógicas, incentivando a criatividade dos alunos e oportunizando a compreensão de padrões e simetrias, enriquecendo tanto o entendimento artístico quanto o matemático dos estudantes.</p> Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Geisiani Bontorin Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89010 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 Na cidade e no bairro: livros de literatura infantil para se imaginar e ler o mundo https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87935 <p>A criação de imagens com as cidades inventadas pelas formas e afetos provocados na imersão na leitura e que transbordam possibilidades imaginativas de reconhecer em algumas delas as cidades que carregamos em nossas vivências. Desde a pequena infância vivenciamos os espaços da cidade. Ao acionar a literatura e os modos como escritores e escritoras capturam os espaços urbanos em suas narrativas (pela sutileza das composições com as palavras ou pelas possibilidades imaginativas criadas nesse encontro), contemplando a leitura literária como experiência estética para sensibilização, apresentaremos neste texto alguns exercícios de atenção e análise de dois livros ilustrados que trazem a temática da vida no bairro: <em>Meu bairro</em> (2020), de María José Ferrada e Ana Penyas, e <em>Meu bairro é assim</em> (2016), de Cesar Obeid e Jana Glatt, obras da literatura infantil para refletirmos sobre os modos como educamos espacialmente as crianças.</p> Maria Laura Pozzobon Spengler, Karina Rousseng Dal Pont Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87935 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 Image: the power of deterrence and coercion https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89274 <p>This article underscores the crucial needto comprehend the etymological issue of the term image,particularly incomparison with the Greek terms eikón,eídolon,andLatin imago.It also delves into the image’s intimidating and coercive power,which has been harnessed for centuries.With this understanding, we aimto shed light onhow these terms were employed by Homer and Virgil, capturing their unique characteristics to unravelnot justthe concept itselfbut also its linguistic implications. This will enable us to viewthe image notmerelyas a deliberate copy of the external worldbut as a purposeful display ofstrength and power that has been utilized since Antiquity by numerous culturesand continues tobe effective today, as we will demonstrate.</p> Jack Brandão Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89274 Thu, 03 Apr 2025 00:00:00 -0300 Quando Ismália enlouqueceu e o potencial que há em ser escória https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89316 <p>Este texto surge a partir da experiência de Estágio Específico do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria realizado no primeiro semestre de 2024 em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Propõe um mergulho nas narrativas, memórias e repetições do usuário aqui mencionado como Jesus (nome fictício escolhido por ele mesmo), o condutor principal dessa conversa. O texto foi amparado pelas transcrições das conversas que se deram entre Jesus e um antigo estagiário do CAPS, com o profissional de referência de Jesus no serviço, mas principalmente pelas anotações no Diário de Campo produzido e alimentado no decorrer desta experiência pela estagiária. Estendida em 9 trechos, esta escrita se desenrola como um mapeamento dessa vivência, trazendo considerações sobre loucura e sofrimento. Aponta Jesus como o ‘menino mais triste’ que escolheu a vida, mas que acabou se tornando, dentre outras coisas, um sintoma da inferência racista e capitalista de uma sociedade que busca, a todo momento, capturar suas manifestações vitais no circuito da doença, da cronicidade, do delírio e da mania. O texto mostra ainda que, além do cercamento da repetição narrativa, há música e potência em ser escória. E que há valor no trabalho que escuta as sutilezas do viver.</p> Nathaly Santariano Leguiça, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89316 Thu, 10 Apr 2025 00:00:00 -0300 A palavra como fratura: investigações sobre o processo de formação docente em Artes Visuais https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89836 <p>O texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como foco a análise de trabalhos de conclusão de curso de estudantes de Licenciatura em Artes Visuais pertencentes a uma universidade pública de Santa Catarina. A pesquisa, vinculada ao projeto intitulado [<em>entre práticas</em>]<em> artísticas e pedagógicas</em> CNPq/UDESC, traz um recorte dos trabalhos realizados por acadêmicos durante o período de 2020 e 2021, contexto particularmente importante, uma vez que faz parte dos primeiros anos da Pandemia de COVID-19. A partir do método da cartografia, a escrita reverbera as modulações sensíveis em torno das escolhas do conteúdo dos trabalhos finais de graduação, os quais refletiram, em sua maioria, as problemáticas sociais, políticas e culturais vivenciadas naquele período, especialmente, no que tange a práticas docentes.</p> Elaine Schmidlin, Jonathan Belusso Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89836 Tue, 15 Apr 2025 00:00:00 -0300 Civilidade pueril: reflexões sobre a imagem da criança do fim do Medievo à Idade Clássica https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87121 <p>Este artigo é um ensaio que aborda a representação da infância ao longo da história. Enquanto ensaio, propõe-se criar uma distância entre o presente e o passado, buscando desnaturalizar nossa compreensão da infância contemporânea, a partir de um contraste com as transformações ocorridas entre a criança medieva e a moderna. Para tanto, o artigo faz três movimentos exploratórios: (1) a transição da “criança divina” (Idade Média) para a “criança mundana” (Modernidade), a partir de duas pinturas exemplares – <em>A Virgem e o Menino com Santa Ana</em> de Leonardo Da Vinci e <em>Nossa Senhora dos</em> Palafreneiros, de Caravaggio; (2) a influência da civilidade pueril de Erasmo na formação da imagem dessa criança moderna; (3) o modo como essa civilidade aparece e se desdobra em Comenius, Locke e Rousseau. Em suma, o ensaio desafia as noções convencionais sobre a infância ao longo da história e destaca seu impacto na sociedade moderna e na educação. Ao fim, conclui-se que a “criança mundana”, enquanto objeto da civilidade, também é ponto de incidência das “ciências da infância” e do subsequente governo da infância.</p> Helena Almeida e Silva Sampaio Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87121 Tue, 29 Apr 2025 00:00:00 -0300 Entre (auto)biografia e autoficção: uma experiência narrativa em pesquisa-formação https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/91256 <p>O artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou compreender possibilidades de formas narrativas relacionadas a abordagens (auto)biográficas de formação em música. Assim, questiona-se como um relatório de estágio de licenciatura em música, produzido em forma de uma narrativa parcialmente ficcional, pode ser pensado e trabalhado como uma ferramenta (auto)biográfica de formação musical. Nesse contexto, objetiva situar essa produção à luz da metodologia da pesquisa-formação. Em termos metodológicos, são esboçadas as linhas condutoras da pesquisa-formação a partir de alguns autores referenciais das abordagens (auto)biográficas na Educação, discute-se o conceito de autoficção e suas relações com as narrativas (auto)biográficas e analisa-se a produção do relatório de estágio como uma ferramenta possível de pesquisa-formação. Como resultados, são provocadas reflexões sobre pressupostos e possibilidades de uma narrativa (auto)biográfica no contexto da formação musical, ao serem salientados aspectos característicos da subjetividade de um sujeito-narrador.</p> Rodrigo Honorato Matos, Jéssica de Almeida Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/91256 Mon, 30 Jun 2025 00:00:00 -0300 Entre pintura e poesia: expressões da (des)conexão afetiva mediante transversalidades da tinta com a palavra https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/91081 <p>Esta pesquisa em poéticas visuais versa sobre as transversalidades entre pintura e poesia, sobre a sua potência conjunta para a expressão do emocional, da afetividade e da conexão ou desconexão perante a liquidez das relações interpessoais contemporâneas. Investigam-se de modo prático-teórico diálogos do pigmento em comunhão com a escrita e seu potencial expressivo, a partir do processo de produção artística pessoal, construindo narrativas e externando sentimentos que permearam dores, amarguras e o processo de ‘cicatrização dessas feridas’. Artistas e poetas como Vincent Van Gogh, Iberê Camargo, Edward Hopper, Daniel Scherrer, Anatol Knotek, Lars Stenchly, Igor Pires, Felipe Rocha, entre outros, são referências que respaldam a investigação, bem como os autores Marco Giannotti, Sandra Rey, Valdevino Soares de Oliveira, Nara Amélia Melo da Silva, Lygia Saboia, Ricardo Basbaum, Zygmunt Bauman, Jacques Rancière e Rosane Preciosa Sequeira, muitos deles artistas e professores. As obras concebidas a partir desta investigação pretendem criar um potencial de empatia do público perante suas narrativas, podendo, ou não, associá-las a experiências comuns aos seres humanos, como a (des)conexão emocional, dadas as infinitas interpretações possíveis, dependendo do olhar de cada espectador.</p> Karine Perez, Rafael Monteiro Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/91081 Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 -0300 Literatura de cordel e educação das relações étnico-raciais: o Estado da Questão a partir de Jarid Arraes https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/91124 <p>Este objetiva analisar, por meio de um estudo bibliométrico, a literatura de cordel como recurso para a promoção da Educação das Relações Étnico-raciais. O caminho metodológico utilizado foi a revisão de literatura do tipo Estado da Questão (EQ), apontando artigos que investigam a produção literária de Jarid Arraes, mulher negra, escritora, cordelista e poetisa cearense, cujo trabalho é dedicado ao feminismo negro no Brasil. O trabalho da escritora é conhecido por suscitar outros olhares sobre o racismo, a violência e o sexismo, contribuindo significativamente no atendimento da Lei nº 11.645/03 que versa sobre a obrigatoriedade da temática de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todo o currículo escolar da Educação Básica. O trabalho evidencia a força da literatura de cordel como um importante recurso educativo, no qual os poetas fazem transitar vários temas sociais, incluindo o racismo. Concluindo que a poética exerce um papel de resistência às muitas formas de opressão e violência.</p> Fernando Paixão, Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, Ana Cristina Moraes Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/91124 Mon, 07 Jul 2025 00:00:00 -0300