Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav <div style="text-align: justify;"> <p>A <strong>Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (UFSM)</strong> destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de<strong> Demanda Contínua e Dossiê. </strong>A revista tem o <strong>Português (Brasil) </strong>como idioma principal e o <strong>Espanhol e o inglês</strong> como idiomas secundários.</p> <p><strong>eISSN 1983-7348 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p> </div> pt-BR revistadigitaldolav@gmail.com (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais) revistadigitaldolav@ufsm.br (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais) Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Tempo, arte e educação: suspensões e fraturas na linearidade temporal https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/72111 <p>O presente artigo apresenta algumas passagens pelos labirintos do tempo, da arte e da educação. De modo inicial, aborda as concepções que geriram a definição do tempo, desde o pensamento primitivo e seus desdobramentos no pensamento moderno. Assim como, procura ampliar a discussão com relação às demarcações temporais que organizam a vida, e consequentemente a educação e a arte, sendo relevante sua problematização visto que durante a pandemia da Covid-19 nossa percepção temporal sofreu alguns efeitos e modificações. Estas variações temporais tornam-se potentes ao introduzir no campo educativo um momento de suspensão, intervalo em que a cronologia não mais organiza a existência, ao menos em alguns momentos, para então fraturar sua linearidade, propiciando que a criação e a arte adentrem territórios outros. Embora tenhamos criado uma medida de tempo para tudo, que nos traz uma mínima organização social, quando nos desordenamos e raspamos qualquer número que meça a temporalidade, o tempo na sua nudez é um instante de vida, duração de um dia, afirmação singular, inscrevendo sulcos e rastros em superfícies.</p> Carin Cristina Dahmer, Angélica Neuscharank Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/72111 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 Esquizodrama das máquinas políticas: klínica, estética e formação https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70478 <p>Desde o início da pandemia da COVID-19, o Instituto Gregorio Baremblitt ministra sua Formação de esquizodramatistas no formato on-line. A apresentação da esquizoanálise e do esquizodrama se dá pelas vias das práticas teórica e vivencial, havendo a experimentação de diversos dispositivos klínicos. O objetivo deste artigo é conhecer os discursos e afetos dos participantes da klínica das máquinas políticas, para discutir quais efeitos são eliciados pelos dispositivos que utilizam procedimentos estéticos no processo vivencial e formativo, nesses tempos de pandemia e fundamentalismos. Como método os cento e vinte participantes experimentaram o supracitado dispositivo e enunciaram posteriormente as afecções vividas, bem como imagens e representações emergentes. Foram performatizadas quatro máquinas políticas por meio de utilização de músicas: 1º a máquina estatal, 2º a máquina capitalista, 3º a máquina neofascista e 4º a máquina do devir-guerreira. Constatamos que houve uma grande intensidade na dramatização das músicas articuladas a cada máquina política, que catalisou o processo klínico de forma muito mais contundente que os dispositivos de grupo meramente verbais. A máquina neofascista foi a primeiro a ressoar, trazendo sensações de apatia e paralisia. Já a máquina do devir-guerreira atualizou forças de transmutação e ancestrais, propiciando possíveis linhas de fuga e um agenciamento de forças distinto.</p> <p> </p> Domenico Uhng Hur, Margarete Aparecida Amorim, Rogério Felipe Santos Teixeira Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70478 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 Ressonâncias de um caderno docente em tempos pandêmicos https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70535 <p><span style="font-weight: 400;">O texto deriva da pesquisa de mestrado</span> <span style="font-weight: 400;">intitulada</span><em><span style="font-weight: 400;"> ‘</span></em><span style="font-weight: 400;">Invenções em um caderno docente: movimentos afetivos de pesquisa e docência’,</span> <span style="font-weight: 400;">na qual se propôs a composição com traços dos conceitos de afeto (DELEUZE; 2002; 2019) e invenção (KASTRUP, 1999; 2001; 2016), em arranjo com a operação com recortes de cenas inscritas em um caderno docente, vivenciadas em torno da docência em arte, explorando, em aliança com elas, movimentações de escrita e produção de imagens a partir do ponto de vista de uma professora de arte/dança atuando em confinamento em sua casa, por consequência das medidas de isolamento social vivenciadas em função da pandemia de Covid-19. Do ponto de vista operativo-metodológico, o trabalho se deu a partir da manipulação das matérias (conceitos, cenas, produções artísticas, leituras no âmbito do grupo de pesquisa, entre outras) que colocam em movimento os escritos, apostando na instauração de um plano de composição (DELEUZE e GUATTARI, 1997) o qual ocupou-se mais em formular questões, que oferecer respostas.&nbsp;</span></p> Fernanda Xavier Varella, Cristian Poletti Mossi Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70535 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 Proposições artístico-pedagógicas: uma prática colaborativa no contexto da pandemia https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70085 <p>O texto apresenta os movimentos e referências de um exercício coletivo realizado durante um seminário no ano de 2021, que foi oferecido na Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC). Tal proposta se propunha a experimentar o espaço-tempo da aula virtual, ao qual a pandemia da COVID-19 nos condicionou naquele momento. Em atravessamentos pelas camadas da vida docente, criou-se um vídeo coletivo utilizando desenhos, colagens, performances e cenas do cotidiano, tentando esgotar, em gestos e imagens, as multiplicidades dos modos de existir na contemporaneidade. Esta proposição colaborativa buscou sintetizar as direções, planos e linhas sensíveis de um ambiente de encontro em transformação, atravessando dimensões éticas, estéticas e políticas dos territórios existenciais em jogo, entre elas, a filosofia da diferença, a arte e suas práticas artísticas e pedagógicas.</p> Aionara Preis Gabriel, Jonathan Taveira Braga, Elaine Schmidlin Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70085 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 Entre_janelas: estandartes para conexões, educações e criações possíveis em tempos pandêmicos https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70072 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">A emergência da pandemia de covid-19 nos forçou a realocarmos as nossas vidas de múltiplas formas e, dentre elas, os modos de nos encontrarmos. Atentos às janelas e o que nelas pode vazar, pensamos e mobilizamos possibilidades de conexões, educações e criações em tempos pandêmicos. A dimensão artístico-educativa dos estandartes nos guiou, junto dos deslocamentos possíveis pelas janelas. A partir da oficina ‘Entre_janelas: estandartes para conexões possíveis em territórios pandêmicos’, proposta e executada em 2020, tecemos linhas de memórias, ensaiando um arquivo que possa contaminar experimentações outras entre as janelas disponíveis, e vazando para tempos outros, diferentes, múltiplos.</span></p> Tiago Amaral Sales, Tamiris Vaz Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70072 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 Ateliers Abertos no Torreão: a educação pela paisagem https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/71597 <p>O texto trata de experiências de educação e arte colocadas em jogo no Torreão, espaço que promoveu, de 1993 a 2009, um cruzamento entre produção e reflexão da arte contemporânea em Porto Alegre. Os Ateliers Abertos eram incursões coletivas na paisagem realizadas com grupos de alunos/artistas que passam a fazer dos lugares vivenciados um ponto de partida para experimentações artísticas. Os deslocamentos exploram da depressão dos cânions à planura do pampa; do deserto de sal à costa litorânea. A experiência com os lugares conduz ao repensar do tempo e do espaço, refutando automatismos envolvido no fazer em arte. O encontro com as paisagens desmonta categorias como o erro e o acerto, o individual e o coletivo, a imaginação e a materialidade nos processos de experimentação. Os Ateliers Abertos reforçam o compromisso da educação com a mudança, propondo a reinvenção constante das formas de fazer.</p> Paula Cristina Luersen Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/71597 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 As experiências narrativas nas artesanias de imagens de si e suas potencialidades formativas: tessituras do tempo e da memória https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70098 <p>Este artigo é decorrente de um (re)visitamento aos registros de um quadro têxtil com imagens criadas por idosos como apresentação de si articulado com um diário da experiências produzido pela pesquisadora, acionando reflexivamente conceitos sobre memória e tempo. Estudo de abordagem cartográfica que se desdobra a partir de uma pesquisa narrativa, num espaço/tempo de educação não formal com um grupo de idosos, mobilizado pelas questões: como o tempo e a memória estão imbricados às experiências narrativas nas artesanias das imagens de si? E como essas experiências a partir do tecer podem potencializar as práticas formativas de seus sujeitos? O tecer memórias de vidas escritas de modo artesaniado geraram reflexões sobre as imagens criadas, considerando seus fluxos entre tempo e memória na busca de&nbsp; (re)conhecer os sujeitos envolvidos no projeto como reconstrutores de olhares sobre suas vidas.</p> Rita de Cássia Fraga da Costa, Taiza Mara Rauen Moraes Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70098 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 Educação e Pandemia: afetações de tempos e da subjetividade na infância https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70166 <p>O Grupo de Pesquisa IMAGO (Laboratório da Imagem, Experiência e Criação) UNESP Rio Claro SP tem se dedicado aos estudos da infância, tempo e educação. Assim, a Pandemia de Covid-19 que, ao longo de 2 anos, deslocou a educação para novos espaços, lugares e tempos, sem, no entanto, modificar seus caminhos e métodos, também tem nos provocado a refletir de que maneira isso impactou nesses temas e em suas interconexões. Diante disso, este trabalho perpassa pela ideia de constituição de diversas infâncias e educações que caminham através de um tempo não cronológico, mas sim aíonico, em que a infância é condição de existência e não apenas uma etapa da vida. Olhar esta questão tem nos ajudado a pensar que as fissuras criadas pelas crianças com seus modos de ser, agir e pensar, quebram com a ideia de um tempo chronos, um tempo adulto, uma infância única e uma educação formatada, e nos coloca em caminhos outros, diversos, caminhos de movi-mentos, capazes de dar vazão à potências ao invés de atravancar fluxos.</p> Ana Lucia Penteado Brandão Prado, César Donizetti Pereira Leite, Guilherme Rodrigues de Oliveira Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70166 Fri, 18 Nov 2022 00:00:00 -0300 A arte e os blocos de sensações: as experimentações e a criação não representativa https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66243 <p>Este texto é parte de uma pesquisa de mestrado que se configura com experimentações artísticas e rodas de conversas com alunos, professoras e professores da rede pública municipal de Porto Velho, Rondônia. Tem como objetivo principal discutir como se articula o ensino de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para essa conversa, são convidados autores das filosofias da diferença pelas obras de Deleuze (1981), Deleuze e Guattari (2010) e Lins (2008, 2012), que atravessam a todo o momento, compondo com as experimentações artísticas que se movimentam, navegam e transbordam em pensamentos reverberantes, se despindo dos métodos e possibilitando outros modos de fazer pesquisa. Assim, o processo de criação se mostrou potente quando realizado coletivamente, sem direcionamentos e movimentos pré-definidos. Apresentaram-nos um cotidiano escolar permeado por acontecimentos, fugas das regras e aprisionamentos que estratificam a potência da arte, fugindo às tentativas de controle e se compondo com os blocos de sensações no processo de criação artística.</p> Thaís Thaianara Oliveira da Costa, Rafael Christofoletti Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66243 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 Contribuições da Teoria Desenvolvimental para o ensino escolar da Arte https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65549 <p>O presente artigo apresenta um estudo teórico, objetivando analisar os principais conceitos que fundamentam a ação pedagógica do docente de Arte, a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da Teoria Desenvolvimental. Discutem-se os conceitos de atividade, desenvolvimento psíquico e humanização como promotores do desenvolvimento das funções psicológicas superiores, entre as quais a criação e a fruição. Trata-se de um ensino organizado que atua na zona de desenvolvimento iminente, atualizando-a e ampliando-a gradativamente, visando o pensamento teórico e o desenvolvimento do sujeito como partícipe do gênero humano. Apresentam-se, ainda, as pesquisas desenvolvidas com esse referencial, no período de 2011 a 2021, voltado à disciplina de Arte, destacando as ações pedagógicas propostas para uma educação que promova o desenvolvimento da sensibilidade e percepção estética, objetivando o ser humano genérico, comprometido com um projeto de sociedade menos excludente.</p> Sandra Macanhão Biavatti, Maria Lidia Szymanski Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65549 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 A criação da Escola de Artes Fritz Alt e da Escolinha de Artes Infantis na cidade das indústrias https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65453 <p>O presente artigo é decorrente de uma pesquisa documental e bibliográfica sobre a criação da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA), localizada em Joinville (SC), como uma das ações do movimento de industrialização ocorrido na cidade nas décadas de 1960 e 1970. O estudo desvela que no referido período histórico circulou um discurso desenvolvimentista mobilizado para justificar a criação da Escola. Por sua vez, a Escolinha de Artes Infantis (EAI) foi criada dentro da EAFA em 1970, como um reflexo do Movimento Escolinhas de Arte (MEA) do Brasil, o qual se constituiu por meio da criação de várias escolinhas de arte em todo o território brasileiro, que se transformaram em ateliês de produção artística para crianças. A EAFA, bem como a EAI, é subsidiada pela prefeitura municipal e resiste há mais de 50 anos em uma cidade industrial, apesar dos mo(vi)mentos de tensão e de lutas de seus artistas-professores, funcionários e alunos.</p> Juliana Rossi Gonçalves, Taiza Mara Rauen Moraes Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65453 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 E aí curtiu? Redes sociais virtuais: Memória, História e Identidade dos Ifianos https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/67746 <p>O referido artigo propõe discutir o conteúdo das postagens de estudantes no Facebook, especificamente aqueles compartilhados em comunidades que circundam os Institutos Federais de Educação – IF's. Neste trabalho são apresentados registros compartilhados nas páginas digitais e que podem apresentar-se como fontes historiográficas para a Educação e, concomitantemente, contribuir para a formação da memória individual e social dos sujeitos envolvidos. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa das publicações nas comunidades “IF Obscuro”, “IFerrados” e “De IF para IF”, entrelaçando as postagens às contribuições de Le Goff (2003), Gondar e Dodebei (2005), Chartier (2002), Simões (2019, 2020) e Freire (2019) para, finalmente, compreender de que forma as postagens podem se constituir como fontes para a Historiografia da Educação e representar, por meio da linguagem, as memórias individuais e coletivas dos participantes dessas comunidades.</p> Joelton Rezende Gomes, Mirian de Oliveira Bertotti, Jussara Santos Pimenta Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/67746 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 Montes sagrados: uma viagem pela iconologia portuguesa https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66499 <p>As montanhas sempre fascinaram os homens desde antes da efetivação do <em>lógos</em>, transmitindo-lhes medo, devoção e respeito. Devido a isso, diversas interpretações mítico-religiosas foram criadas, tendo tais elevações como elementos-chave: seja como representação da divindade, sua morada, ou locais para suas teofanias. Assim, o cristianismo, como o judaísmo de onde surgiu, não ficou alheio a essa peregrinação aos locais sagrados, muitos dos quais montes. Por volta do ano 1000 de nossa era, os peregrinos cristãos ansiavam por dirigir-se a Jerusalém, como forma de expiar seus pecados na virada do novo milênio que se aproximava, no entanto, os turcos otomanos dificultaram tal acesso, levando os fiéis europeus a buscarem novas alternativas para expressar sua fé, como os montes sagrados. Dessa maneira, este artigo visa a compreender como se efetivou este processo, buscando resgatar elementos iconográficos e iconológicos que se dispersaram devido à ação do tempo, a fim de que pesquisadores e estudantes brasileiros possam ter acesso a esse manancial logo-imagético também presente em nosso fazer artístico. Para isso, empreendeu-se, de modo especial, uma pesquisa logo-imagética, a partir das considerações iconográficas de Cesare Ripa (2007a, 2007b).</p> Jack Brandão Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66499 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 Patrimônio cultural e educação estética: os sentidos da cidade na percepção de docentes https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/68342 <p>A relação entre patrimônio cultural e educação estética na formação de professores é o tema central deste estudo. Assim, a presente pesquisa buscou conhecer a concepção de docentes do ensino básico sobre patrimônio cultural; além de identificar aspectos reflexivos da docência, emergentes do ato de sentir a cidade, por meio de uma atividade em que os participantes caminharam pelas ruas de olhos vendados. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, optou-se pelo método da pesquisa-ação colaborativa. A formação experienciada promoveu reflexões importantes sobre o patrimônio cultural. Considera-se a relevância de integrar discussões sobre patrimônio cultural e educação estética nos currículos da formação inicial e continuada de professores, norteando-se por paradigmas que valorizem dimensões éticas, estéticas e colaborativas.</p> Hugo de Melo Rodrigues, José Albio Moreira de Sales, Cicera Sineide Dantas Rodrigues Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/68342 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 O que podemos (des)aprender com a arte? Saberes estético-corpóreos e a construção de outro(s) conhecimento(s) https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/67668 <p>Nesta pesquisa, amparados pela arte, pelos Estudos Culturais e pela ciência, buscamos apresentar um breve percurso epistemológico da constituição científica ocidental e suas articulações com os saberes estético-artísticos. Procuramos propor novas conexões possíveis da ciência com a arte em perspectiva pós-colonial e pós-moderna, de conhecimentos e estéticas à margem dos paradigmas eurocêntricos e que assumem a virtualidade política e ética no agenciamento de novos sujeitos e histórias. É no interior deste campo epistemológico que problematizamos: de quais modos os saberes estético-corpóreos potencializam a produção de outro(s) conhecimento(s)? Como dispositivo reflexivo, encontramos na arte barroca brasileira (período histórico da colonização) e, especificamente, na pintura do Papa negro, presente no interior da Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto-MG, a materialização de saberes estético-corpóreos como metáforas de transformação. Isto é, caminhos abertos que nos permitem imaginar como seria o mundo se os valores culturais predominantes fossem questionados e transformados.</p> Lucas Men Benatti, Teresa Kazuko Teruya, Eliane Rose Maio Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/67668 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 Os estereótipos e o ensino do desenho: outras perspectivas https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65536 <p>O presente artigo traz reflexões sobre aquilo que comumente conhecemos como desenho estereotipado, seja gráfica ou culturalmente. Busca-se refletir sobre a construção desse desenho, seus aspectos cognitivos e seu ensino e aprendizado em sala de aula, abordando tanto seus pontos positivos quanto negativos. Para isso, autores como Luquet (1969) e Duarte (2011) contribuem no tocante à construção cognitiva do desenho. Por sua vez, Vianna (1995) nos auxilia a investigar esse tema no contexto do Ensino da Arte. Além disso, buscou-se exemplificar algumas questões com a apresentação e análise de desenhos realizados pelos autores quando crianças.</p> Liane Carvalho Oleques, Marcelo Eugenio Soares Pereira Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65536 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 -0300 “Um Satélite na Cabeça”: possibilidades de linguagens audiovisuais à distância em contexto de pandemia https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66255 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar uma investigação sobre algumas possibilidades das linguagens audiovisuais em ambiente de ensino remoto. Os referenciais teóricos utilizados voltados à arte/educação e a linguagens audiovisuais foram Albuquerque (2012), Base Nacional Comum Curricular (2018), Barbosa (2000), Barbosa e Amaral (2008), Fernandes, Henn e Kist (2020), Peruzzo (2018), Pimentel (2011), Rachel (2014), dentre outros. O estudo foi realizado durante a pandemia da COVID-19, no primeiro semestre de 2020, em uma escola comunitária na região do Vale dos Sinos. Por conta das restrições de distanciamento social para evitar a transmissão do vírus, os encontros com alunos do Ensino Médio aconteceram por meio do ensino remoto. O ano escolhido para desenvolver práticas e propostas voltadas ao ensino de linguagens audiovisuais foi o terceiro ano, os alunos possuíam autonomia para participar ou não dos encontros. Ao todo, foram cumpridas quatro aulas em ambiente <em>online, </em>nas quais foram elaborados conceitos e práticas de linguagens audiovisuais com os educandos. Foi possível concluir, através dos dados coletados nesta pesquisa, a importância de repensar e adaptar o modo de ensinar em ambientes remotos. Abrangendo o amplo repertório de consumo e ferramentas para produção de materiais artísticos audiovisuais que, quando proporcionados aos educandos, atuam como potencializadores do seu fazer artístico. As produções dos estudantes não foram os únicos materiais considerados para a reflexão e a construção desta pesquisa, mas também os momentos e trocas realizadas ao longo dos encontros.</p> Vítor Macedo, Laura Marcela Ribero Rueda, Denise Blanco Sant'Anna Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66255 Tue, 26 Apr 2022 00:00:00 -0300 O Ateliê de Design: em busca de uma abordagem interdisciplinar significativa. https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66220 Este artigo apresenta um relato de experiência que tem como objetivo demonstrar e refletir acerca da prática didático-pedagógica de projetos de Design abordados no contexto curricular de um curso de graduação em Design. O estudo observa, compara e avalia qualitativamente os resultados de trabalhos dos estudantes dentro da organização interdisciplinar do Ateliê. Focalizamos o primeiro semestre do curso de Design da FURB, notadamente com projetos experimentais desenvolvidos na disciplina <em>Ateliê de Design I</em>. Dessa maneira, buscamos trabalhar a interdisciplinaridade entre os conteúdos, fomentar a criatividade, o protagonismo e a postura cooperativa entre os estudantes. O método utilizado na pesquisa se apoia em pesquisa bibliográfica, exame de documentos, registros de aulas, observação e registro de projetos. Os achados da pesquisa são analisados com base em teorias do Design, resultando na discussão acerca dos aspectos significativos desta proposta para o curso de Design da FURB e demais cursos que dela tomem conhecimento. Marko Alexandre Lisboa dos Santos, Tales Dutra Coirolo, Renato Valderramas, Valéria Ilsa Rosa Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66220 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 -0300 A (in)visibilidade da interculturalidade em um Curso de Licenciatura em Música https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66845 <p>Este artigo tem o objetivo de apresentar resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que analisou como discentes de um Curso de Licenciatura em Música do Norte do Brasil desenvolvem, em suas práticas acadêmico-docentes, uma perspectiva de educação musical intercultural. Para tanto, toma-se como pressupostos as considerações de Walsh (2012) e Queiroz (2004) sobre a interculturalidade, embebidas de princípios decoloniais, e a necessidade de se repensar a formação acadêmico-docente em uma concepção de educação musical abrangente, que atenda demandas da sociedade contemporânea e que faça ouvir, também, conhecimentos musicais não hegemônicos. Para isso, a referida pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa de fundamento fenomenológico a partir de pesquisa documental e da realização de entrevistas com três acadêmicos, orientando-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Neste recorte, enfoca-se os resultados parciais da pesquisa documental esperando contribuir com a formação docente para o ensino de música embasada na perspectiva intercultural.</p> Eli de Matos Araujo, Jéssica de Almeida Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/66845 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 -0300 Para uma política da amizade na docência: conversas entre a arte e uma professora em formação https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/68649 <p>Em conversa entre a arte e a educação, o presente artigo objetiva refletir sobre uma política da amizade e o que se agencia a partir do seu encontro com a docência e a produção artística. Entendemos as relações de amizade que se criam dentro da arte e da educação como potente espaço de reconhecimento da existência da outra e de abertura a experimentação e a multiplicidade. Assim, cartografamos aqui algumas contribuições a respeito das relações de amizade desde referenciais da educação, das artes e da filosofia; abordamos os desdobramentos possíveis para um currículo pensado a partir dessas relações; e, sendo parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, compartilhamos algumas experiências que ocorreram durante o Estágio de Docência realizado com o curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).</p> Gustavo Barrionuevo, Eliane Rose Maio, Roberta Stubs Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/68649 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 -0300 Arte relacional inclusiva (por uma escrita com a deficiência e com a loucura) https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/68459 <p dir="ltr">Artesaniamos conceitos enquanto pesquisamos, em meio à pesquisa e a vida das pesquisadoras. Os conceitos fazem parte dos dados produzidos por um Projeto de ensino, pesquisa e extensão vinculado à uma Universidade Federal e que se relaciona com trabalhadoras da educação, da saúde e as usuárias destes serviços públicos. Artesaniamos encontros com essas colaboradoras a fim de produzir sensações e sentidos para os modos de ser, aprender e narrar a deficiência e a loucura. Neste texto estão recortes das Artesanias do Pensamento extraídos de nossos arquivos Entre os meses de maio de 2020 e maio de 2021. Marcamos as ambivalências e as complexidades potenciais das Entre Experiências e as variações potenciais das Artes Narrativas. Quando compomos com a comunidade criamos modos - ético, estético, políticos - de ser, narrar e aprender na diferença. A pandemia da Covid-19 mobilizou a pesquisa na produção de uma Arte relacional inclusiva, em uma Universidade que pode inventariar e mobilizar composições em meio ao caos sanitário e social que vivemos.</p> Daniele Noal Gai, Aline Milena Castro Matos Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/68459 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 -0300 Dublado ou legendado? Estudos sobre os estudantes emancipados https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/69024 <p class="western" style="line-height: 150%; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Verdana, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-weight: normal;">Este trabalho é resultado de uma pesquisa intervenção baseada no método cartográfico, realizada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tendo como objetivo analisar a percepção dos alunos em relação à polêmica da mídia digital sobre a melhor forma de assistir a filmes: dublados ou legendados? Descobriu-se que um filme é sempre um estrangeiro em sala de aula, que os alunos espectadores estão emancipados para pensar os filmes, que a polêmica de filmes dublados ou legendados é de caráter político-mercadológica e o que interessa à escola é experimentar e conversar com as estrangeirices dos filmes.</span></span></span></p> Carlos Eduardo Albuquerque Miranda, Lucas Antonio Rodrigues da Silva Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/69024 Tue, 06 Sep 2022 00:00:00 -0300 Quem tem medo de si? Percursos metodológicos para uma escrevivência na produção científica https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70526 <p>Este ensaio convida o/a leitor/ a um passeio: seguir um percurso argumentativo por diferentes conceitos operativos que validam a produção de índices de singularidade por meio de uma escrita de si na produção acadêmica. Para compreender o ato de narrar-se caminharemos pelos biografemas, Barthes (2004), Bedin (2010); a autoetnografía, Ellis e Adams (2014); a autoficção, Esteves e Adó (2020) até chegarmos ao conceito de Escrevivência de Conceição Evaristo (1995) aliado a proposta de interseccionalidade de Crenshaw (2002) como aposta metodológica para o tratamento das vivências de mulheres negras pesquisadoras em contextos de pesquisas acadêmicas.</p> Renata Ferreira da Silva, Thamires Rosa Costa Lima Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70526 Tue, 27 Dec 2022 00:00:00 -0300 Aprender com a infância a educar como obra de arte https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70514 <p>O presente artigo propõe uma intersecção entre arte e educação, bem como pensar a aprendizagem como uma experiência artística, dispositivo estético para transpor a rigidez dos currículos e a reprodutibilidade de métodos e estratégias pedagógicas que concebem a aprendizagem por representação. Apresentamos a infância como uma estética de existência cujas formas de atividade sobre si expõem uma possibilidade ética para a vida. Nesse sentido convidamos a escola a aprender com as crianças para reinventa-se em suas propostas pedagógicas ofertadas às crianças. Este é um estudo teórico que se pauta em observações vividas em contexto escolar cujas fontes bibliográficas, permitiram o aprofundamento de discussões que apontam para o aprender como obra de arte.</p> Leiliane Domingues, Dagmar de Mello e Silva Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70514 Tue, 20 Dec 2022 00:00:00 -0300 Narrativas e experimentações: a arte como provocadora das infâncias na escola https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70158 <p>O presente trabalho tem, como ponto de partida, a problematização da relação existente entre a infância, a escola e a arte e, como ponto fundamental, a contribuição de experimentações e narrativas de crianças dos Anos Inicias com a arte visual. Seu objetivo consiste em perceber os movimentos existentes entre o instituído e o instituinte na escola, bem como apreender as suas possíveis brechas de criações. Para tanto, inicia com o relato de infâncias e de experiências artísticas escolares que abordam um modo único de ser criança e de fazer arte. Na sequência, dialoga com as concepções de ensino de arte no Brasil. Por fim, apresenta narrativas das próprias crianças com as experimentações artísticas vivenciadas em suas potências de infâncias criadoras, as quais vieram a provocar novas formas de pensar e fazer arte na escola.</p> Andrea Becker Narvaes, Samara Facco Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70158 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 -0300 Formação do olhar a partir de um referencial imagético: A pressão estética sobre o corpo feminino https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70089 <p class="p1">O presente texto discute o potencial formador das imagens, sobretudo, das imagens de mídia, de comunicação digital e de publicidade na construção e imposição de um modelo instituído ao corpo feminino. Os terrorismos visuais são analisados a partir de duas peças imagéticas: a série <em>Monstrous Feminine</em>, de Jessica Ledwich, e o curta-metragem de animação <em>Supervenus</em>, de Frédéric Doazan. A análise das imagens é realizada a partir da discussão sobre sua manipulação e o poder da publicidade e das redes sociais na formação de identidade de mulheres, utilizando Acaso (2016); Wolf (2020); Beiguelman (2021) e Fontcuberta (2014) na reflexão.</p> Julia Rocha Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/70089 Mon, 19 Dec 2022 00:00:00 -0300 Proposições artísticas: a arte para descafetinar a docência https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/69019 <p>A pesquisa reflete sobre os processos de “cafetinagem” (ROLNIK, 2019) produzidos pelo sistema educacional e suas consequências na docência, pensando na descafetinização a partir de proposições artísticas. A intenção é analisar a potência micropolítica da arte, tendo como viés principal os saberes das experiências, neste caso, vivências e diálogos estéticos que possam estabelecer relações com outras áreas. Nosso objetivo é investigar o papel da arte na escola para professoras de diferentes áreas e se esse papel pode ser repensado. Pautada em fenômenos da subjetividade e seus efeitos nos âmbitos pessoais-relacionais e interrelacionais, propõe-se a imersão em saberes adquiridos a partir da experiência artística, através de metodologias de mulheres artistas em diferentes linguagens. Nossa metodologia será etnográfica por meio da oferta de proposições artísticas em uma oficina estética como experiência sensível (PILOTTO et. al., 2021) para professoras de educação básica. Analisamos até que ponto as proposições feitas com professoras de diferentes áreas, com foco na arte, podem trazer um pensamento mais libertador na função docente.</p> Janaina Wayne Herbstrith Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/69019 Tue, 27 Dec 2022 00:00:00 -0300 O desenho como representação da afetividade por crianças do Ensino Fundamental https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65414 <p>O desenho, como elemento representativo, possibilita compreender pedagogicamente as relações com a aprendizagem. Com o objetivo de investigar o vínculo com a aprendizagem, buscou-se comparar se alunos com desempenho satisfatório e insatisfatório representam de forma diferente o tipo de vínculo estabelecido com a aprendizagem e se tem sentimentos diferenciados. Participaram 312 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais. Metodologicamente utilizou-se a Técnica Projetiva Par Educativo e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os resultados evidenciaram que alunos com desempenho insatisfatório retratam principalmente atividades e personagens que não são da escola e apresentam mais sentimentos negativos. Os alunos com desempenho satisfatório representam atividades que dizem respeito à escola e tem sentimentos mais positivos. Este trabalho indica que o desenho, além de ser uma atividade lúdica e experiência estética, auxilia na observação de relações em sala de aula, permitindo conhecer a perspectiva da criança sobre determinados aspectos.</p> Andreia Osti Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65414 Thu, 22 Dec 2022 00:00:00 -0300 Um mundo de imagens para desvendar: fotografia e cinema na Educação Infantil https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65701 <p>Este artigo, de caráter ensaístico, apresenta algumas concepções e práticas desenvolvidas ao longo dos últimos anos em escola do nordeste brasileiro. Caracteriza a área da docência na Educação Infantil, salientando seus fazeres e especificidades. Aponta a mídia-educação, como campo de experiência a ser considerado nessa modalidade de ensino, percebendo no atual contexto a predominância de imagens que necessitam de desvelamento por meio de um trabalho pedagógico sistemático. Lança discussão sobre a fotografia e o cinema, encarando-os enquanto linguagens, como formas de expressão do pensamento humano, dotadas de particularidades. Apresenta fundamentação teórica, baseada nas ideias de: Barbosa (1998), Belloni (2001, 2009), Buckingham (2005), Fantin (2011), Flores (2011), Gonnet (2001), Kellner (2001), Napolitano (2003), Orozco Gomez (1996), Rego (1999), Vygotsky (1998). Mostra diferentes possibilidades de atuação dentro das linguagens fotográfica e cinematográfica com crianças, tomando como referencia teórico-metodológica experiencias já construídas nas quais essas mídias foram acionadas.</p> Sandro da Silva Cordeiro, Milene dos Santos Figueiredo Copyright (c) 2022 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/65701 Tue, 27 Dec 2022 00:00:00 -0300