Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav <div style="text-align: justify;"> <p>A <strong>Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais (UFSM)</strong> destina-se à publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente. A Revista é organizada em sessões de<strong> Demanda Contínua e Dossiê. </strong>A revista tem o <strong>Português (Brasil) </strong>como idioma principal e o <strong>Espanhol e o inglês</strong> como idiomas secundários.</p> <p><strong>eISSN 1983-7348 | Qualis/CAPES (2017-2020) = A3</strong></p> </div> pt-BR revistadigitaldolav@ufsm.br (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais) revistadigitaldolav@ufsm.br (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais) Wed, 19 Feb 2025 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Humanos admirantes e suas máquinas imaginalizadoras: artifícios para superar a dicotomia imagem/texto https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88690 <p>Dos artifícios e engenhos analógicos, passando pelo uso de ferramentas digitais e da ayahuasca, retoma-se a clássica discussão que propõe hierarquias entre imagem e texto, ou entre o mostrar e o descrever, e reconsidera-se preceitos teóricos que dicotomizam, historicamente, as linguagens visuais e verbais, através do relato de um minicurso ministrado em 2023 para o Grupo de Pesquisa sobre Mídia, Literatura e outras Artes, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Os participantes consideraram as catástrofes deleuzianas geradas por humanos admirantes e suas ‘máquinas imaginalizadoras’ e juntos refletiram sobre possibilidades de superação das dicotomias presentes no tecido discursivo contemporâneo e tecnodiverso, cujas rupturas e costuras parecem propor outras formas de pensar e expressar, através de diferentes linguagens e mídias, a experiência de ser/estar no mundo.</p> Paula Mastroberti Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/88690 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 Na cidade e no bairro: livros de literatura infantil para se imaginar e ler o mundo https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87935 <p>a criação de imagens com as cidades inventadas pelas formas e afetos provocados na imersão na leitura e que transbordam possibilidades imaginativas de reconhecer em algumas delas as cidades que carregamos em nossas vivências. Desde a pequena infância vivenciamos os espaços da cidade. Ao acionar a literatura e os modos como escritores e escritoras capturam os espaços urbanos em suas narrativas (pela sutileza das composições com as palavras ou pelas possibilidades imaginativas criadas nesse encontro), contemplando a leitura literária como experiência estética para sensibilização, apresentaremos neste texto alguns exercícios de atenção e análise de dois livros ilustrados que trazem a temática da vida no bairro: <em>Meu bairro</em> (2020), de María José Ferrada e Ana Penyas, e <em>Meu bairro é assim</em> (2016), de Cesar Obeid e Jana Glatt, obras da literatura infantil para refletirmos sobre os modos como educamos espacialmente as crianças.</p> Maria Laura Pozzobon Spengler, Karina Rousseng Dal Pont Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/87935 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300 A arte e a matemática como peças de um mesmo quebra-cabeça https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89010 <p>Este artigo explora a conexão entre arte e matemática em uma prática pedagógica possibilitada pelas tecnologias, destacando como a colaboração entre professores do ensino superior e da educação básica pode oportunizar boas práticas educativas. Focalizamos a prática de uma professora de Arte do Ensino Fundamental que propõe a releitura das obras de Escher por meio da tesselação. Essa abordagem revela potencialidades pedagógicas, incentivando a criatividade dos alunos e oportunizando a compreensão de padrões e simetrias, enriquecendo tanto o entendimento artístico quanto o matemático dos estudantes.</p> Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Geisiani Bontorin Copyright (c) 2025 Revista Digital do LAV https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/89010 Wed, 26 Feb 2025 00:00:00 -0300