“Paisagens pedagógicas”: uma pesquisa com professores de Artes Visuais

Autores

  • Elaine Schmidlin Universidade do Estado de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-7478-1781
  • Rafael Nunes Menezes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cibele da Silva Ribeiro Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734864018

Palavras-chave:

artes visuais, pesquisa acadêmica, docência, cartografia, práticas artísticas e pedagógicas.

Resumo

Este texto apresenta as reflexões acerca de uma pesquisa acadêmica intitulada paisagens pedagógicas, desenvolvida entre os anos de 2016 e 2020 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pesquisa investigou as práticas pedagógicas e seus desdobramentos junto a professores de Artes Visuais na região de Florianópolis (SC). A potência de práticas artísticas e pedagógicas de professores atravessa a escrita, amplificando as incertezas e os anseios vividos por eles nessa área de ensino que, apesar dos inúmeros avanços, ainda é compreendida como mera atividade de ações sem nenhuma função para a vida dos estudantes e das pessoas em geral. A cartografia, como método de pesquisa que vai encontrando suas pistas no decorrer do caminho, revela inquietações, desejos e motivações de uma docência que dispara afetos, traçando linhas intersubjetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC) e vice-líder do Grupo de Pesquisa [entre]paisagens CNPq/UDESC

Rafael Nunes Menezes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2020) e atualmente cursa o Mestrado em Artes Visuais, Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da mesma Universidade.

Cibele da Silva Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Cursando Mestrado Acadêmico em Artes Visuais junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV),Llinha de Pesquisa Teoria e História da Arte, da UDESC.

Referências

BARBOSA, A. M. Arte/Educação é arte e pedagogia. In: LIMA, S. P. F. de. Arte e pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: Porto de Ideias, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf >. Acesso em: 18 mar. 21.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.

GALLO, S. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2015. Brasília: MEC, 2016.

LUCHESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.

MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

PASSOS, E.; BARROS, R. B. de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.

PEREIRA, M. V. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

SCHMIDLIN, E. Paisagens: educação e arte na impermanência da margem. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Schmidlin, E., Menezes, R. N., & Ribeiro, C. da S. (2021). “Paisagens pedagógicas”: uma pesquisa com professores de Artes Visuais. Revista Digital Do LAV, 14(1), 121–137. https://doi.org/10.5902/1983734864018