“Paisagens pedagógicas”: uma pesquisa com professores de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734864018Palavras-chave:
artes visuais, pesquisa acadêmica, docência, cartografia, práticas artísticas e pedagógicas.Resumo
Este texto apresenta as reflexões acerca de uma pesquisa acadêmica intitulada paisagens pedagógicas, desenvolvida entre os anos de 2016 e 2020 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pesquisa investigou as práticas pedagógicas e seus desdobramentos junto a professores de Artes Visuais na região de Florianópolis (SC). A potência de práticas artísticas e pedagógicas de professores atravessa a escrita, amplificando as incertezas e os anseios vividos por eles nessa área de ensino que, apesar dos inúmeros avanços, ainda é compreendida como mera atividade de ações sem nenhuma função para a vida dos estudantes e das pessoas em geral. A cartografia, como método de pesquisa que vai encontrando suas pistas no decorrer do caminho, revela inquietações, desejos e motivações de uma docência que dispara afetos, traçando linhas intersubjetivas.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. Arte/Educação é arte e pedagogia. In: LIMA, S. P. F. de. Arte e pedagogia: a margem faz parte do rio. São Paulo: Porto de Ideias, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf >. Acesso em: 18 mar. 21.
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.
GALLO, S. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2015. Brasília: MEC, 2016.
LUCHESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
MARTINS, M. C.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.
MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
PASSOS, E.; BARROS, R. B. de. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. da (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2012.
PEREIRA, M. V. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
SCHMIDLIN, E. Paisagens: educação e arte na impermanência da margem. Santa Maria: Ed. UFSM, 2019.