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DOSSIÊ TEMÁTICO

 

Normas para publicação na Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais Centro de Educação/UFSM

Um dossiê se compõe de um conjunto de artigos em torno de um tema que expressa uma contribuição julgada relevante para a área de escopo da revista. Aconselhamos, por isso, os eventuais proponentes a lerem com atenção, no endereço eletrônico da revista, quais os seus focos de interesse disciplinar e os seus campos derivados inter e transdisciplinares.

A Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais publicará seu dossiê temático no mês de agosto de cada ano, julgando assim ampliar as possibilidades de publicação de mais investigadores que, de forma crescente, nos procuram. Articulou-se, desta forma, uma estratégia de publicação que passa a contemplar a inclusão de um dossiê temático em paralelo com a demanda contínua.

Consideramos que a concentração de textos científicos à volta de problemáticas contemporâneas bem específicas, pode ajudar a comunidade não só a encontrar material de cultura atual, previamente validado e selecionado, como, também, a identificar “quem” investiga o quê e “como” se investiga em nível nacional e internacional.

1. Todos os artigos devem apresentar uma clara interlocução com o tema, tendo como cenário de fundo a área de escopo da revista, originalidade no tratamento desse tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação dos eventuais problemas e irreprimível qualidade científica do texto. Na sua submissão deve claramente mencionar “proposta para dossiê”.

2. Por razões de ordem técnica a Revista Digital do LAV apenas pode compor dossiês temáticos com um mínimo de sete e um máximo de nove artigos científicos, os quais deverão ser alvo de uma articulação e ordenação temática, teórica e metodológica pelos editores da revista, após a aprovação pela revisão cega de pares.

3. Os artigos encaminhados à revista devem ser inéditos, tanto em meios impressos como eletrônicos, devendo vir acompanhados, se for aplicável, das devidas autorizações de copyrights no caso de incluir imagens ou excertos de autores externos que exijam tal procedimento. Por conseguinte, os autores são inteiramente responsáveis por todos os conteúdos do artigo.

4. A revista publica trabalhos em português, espanhol ou inglês, na modalidade da demanda contínua. Da mesma forma os artigos para a composição do dossiê devem ser redigidos nestas três línguas. A ausência de abstract em inglês e espanhol, ou a falta de qualidade da tradução, são motivos para devolução aos proponentes dos textos propostos. O seu reenvio deverá ser efetuado sempre dentro dos prazos estipulados para cada dossiê temático sob pena de exclusão.

5. Quanto às regras de estilo e apresentação formal (tipo e tamanho de letra, margens, referências bibliográficas, etc.) os artigos submetidos para o dossiê devem seguir exatamente as mesmas normas dos artigos submetidos na demanda contínua e que estão detalhadamente desenvolvidas no endereço eletrônico da revista. O não cumprimento destas normas implica a exclusão da proposta.

6. Os Editores, após consulta aos elementos do comitê cientifico da revista, os que estiverem ativos na respectiva avaliação, reservam-se no direito de resolverem qualquer caso omisso que venha a ocorrer, salvaguardando, em particular, a qualidade cientifica da revista, assim como o cumprimento do prazo oficial regular de publicação.

Temas e prazos

Dossiê para publicação agosto 2021

Dossiê: Infância, arte e educação

Organizadores: Prof. Dr. César Donizetti Pereira Leite / UNESP Rio Claro e Profa. Dra. Bianca Santos Chisté / Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Editoras: Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira, Profa. Dra. Vivien Kelling Cardonetti e Profa. Dra. Francieli Regina Garlet.

Prazo limite para envio: 30 de abril de 2021.

 

“No aeroporto o menino perguntou:

-       E se o avião tropicar num passarinho?

O pai ficou torto e não respondeu. O menino perguntou de novo:

-       E se o avião tropicar num passarinho triste?

A Mãe teve ternuras e pensou: Será que os absurdos não são as maiores virtudes da poesia? Será que os despropósitos não são mais carregados de poesia do que o bom senso? Ao sair do sufoco o pai refletiu: com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças. E ficou sendo”

(Manoel de Barros / Exercícios de ser criança).

 

Multiplicam-se as publicações dos mais diferentes gêneros acerca das discussões entre infância, arte e educação. Porém, efetivamente poucos são os trabalhos que se organizam na interface entre estes três temas. É nesse aspecto que nasce a ideia desse dossiê, organizar encontros e conversações possíveis entre esses três campos: a infância, a arte e a educação. A proposta do dossiê é problematizar, produzir conceitos, apresentar alguns exercícios de pensamentos em torno destes três temas e com eles articular algumas possibilidades no campo educacional. Estas são questões que objetivamos apresentar e ver abordadas nos artigos que comporão este dossiê. Portanto, fazemos aqui um convite para pensar conexões e escritas nesse sentido.