Instruções gerais para publicação na revista

2017-12-21

A Revista Digital do LAV é organizada em seções de Dossiê Temático e Demanda Contínua, que acolhem as seguintes modalidades de escrita: Artigo Científico e Ensaio. Destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área da Educação entrecruzada com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente.  A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas, sob vários prismas epistemológicos, é um dos pilares da política editorial da Revista Digital do LAV, como atesta a sua história de liderança na proposição e atenção às questões da área da educação.

A revista tem como objetivo servir de via não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas frente aos modelos estabelecidos.

  1. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros, também não publicará artigos de um mesmo autor e/ou coautor no mesmo ano.
  1. A Revista Digital do LAV aceitará trabalhos para publicação nas categorias artigo científico e ensaio, submetidos em seções de demanda contínua ou dossiê temático.

Artigo científico - Entendido como a exposição de um trabalho de pesquisa, completa ou parcial, que envolve conceitos, problemática, articulação teórico-metodológica e possíveis resultados. Mínimo de 12 e máximo de 20 páginas. A fonte utilizada deverá ser Arial 12, espaço entre linhas 1,5.

Ensaio – Modo de escrita que envolve um tempo e espaço subjetivo, um movimento de operar com conceitos, trazendo elementos que funcionem como potencializadores para um exercício de pensamento.  Mínimo de 12 e máximo de 20 páginas. A fonte utilizada deverá ser Arial 12, espaço entre linhas 1,5.

  1. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), (<https://periodicos.ufsm.br/index.php/revislav/index>) na forma de transferência do manuscrito. A Presidente da Comissão Editorial, os submeterá, assim, a avaliação do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. O Presidente da Comissão Editorial notificará os autores se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação dos avaliadores.
  2. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) Relevância do trabalho para as discussões em pauta; 2) Relevância e pertinência do trabalho para a área de escopo da revista; 3) Clareza conceitual e consistência teórica na abordagem da temática; 4) Qualidade e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 5) Utilização de referenciais atualizados.
  3. Os artigos e ensaios poderão ser escritos nos idiomas: português, espanhol ou inglês. Devem apresentar título (centralizado em minúsculas) SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTOR (AUTORES) e ser escritos de forma clara e fluente. O texto deverá seguir o template.
  4. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) ser incluído(s) através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os/As  autores/autoras, deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Os dados inseridos pelo(s) autor(es) neste campo serão divulgados junto ao artigo, caso aprovado. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Salientamos que em cada artigo poderá haver no máximo quatro autores, sendo que os artigos submetidos para avaliação devem ter autoria ou coautoria de um/a pesquisador/a doutor/a. Inserir ainda no item metadados o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do currículo Lattes e Orcid.
  5. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português ou espanhol ou inglês, o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços. Se o trabalho estiver em português, o título deverá estar em português e inglês. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. Se o texto estiver escrito em inglês, o título deverá estar em português ou espanhol.
  6. Todo artigo deve apresentar Resumoem negrito, letras minúsculas e sem dois pontos e palavras-chave, em minúsculas, somente a primeira letra em maiúscula (de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula) seguido de um Abstract também em negrito, com a primeira letra em maiúscula, sem dois pontos, assim como os termos Palavras-chave Keywords (de 3 a 5) sem espaçamento extra entre linhas. O resumo deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Não deverá exceder 250 palavras.
  7. Notas de rodapé: Arial, tamanho 8, inseridas na PÁGINA ONDE SÃO REFERENCIADAS. As notas de rodapé somente devem ser usadas para esclarecimento ou para ampliar os conceitos, as referências de autores devem ser incorporadas no corpo do texto. Ex.: (SILVA, 2005, p. 31). A utilização de notas de rodapé não deve exceder a utilização de 200 palavras.
  1. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:
    1. Citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação, ano da obra e página.

Exemplos:

No final da citação: “Citação” (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”.

  1. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre linhas, fonte menor, sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO em maiúsculas, ano, p. 123).
  2.  Citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.
  3.  Devem ser usados os seguintes recursos:

- [...] para indicar supressões;

- [   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

- ‘aspas simples’ para dar ênfase. Não se deve utilizar “aspas duplas” para os grifos dentro de uma citação direta.

  1. (Informação verbal) para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.
  2. Grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)
  3. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos bem como a revisão ortográfica e gramatical em português e inglês, serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.
  4. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

NORMAS:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

  1.  Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.

  1. Até 3 autores

SILVA, E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

  1. Mais de 3 autores

SILVA, E. T. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

  1.  Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)

SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

  1.  Autor entidade

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.

  1.  Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

  1.  Partes de monografia

SILVA, E. T. Título da parte. In: SOBRENOME, N. S. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

SILVA, E. T. Título da parte. In: ______. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

  1. Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

SILVA, E. T. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

SILVA, E. T. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.ufsm.br>. Acesso em: 3 jan. 2000.

VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

  1.  Eventos (trabalhos apresentados)

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

  1.  Eventos (trabalhos apresentados) on-line

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos ... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

  1.  Artigos e/ou matéria de revista

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

  1. Artigo em periódico eletrônico

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

 

DOSSIÊ TEMÁTICO

Um dossiê se compõe de um conjunto de artigos em torno de um tema que expressa uma contribuição julgada relevante para a área de escopo da revista. A RDLAV tem como foco a educação das artes visuais e suas relações com outros campos de conhecimento.
A RDLAV publica um dossiê temático ao ano, no mês de agosto, com o intuito de ampliar as possibilidades de publicação de mais investigadores e de acolher temas e campos que se avizinham dos focos de interesse da revista. Articula-se, desta forma, uma estratégia de publicação que contempla a inclusão de um dossiê temático em paralelo com a demanda contínua.
Consideramos que a concentração de textos científicos em torno à problemáticas contemporâneas específicas, pode contribuir para os/as pesquisadores/as e leitores/as a encontrarem materiais, previamente validados e selecionados, como, também, conhecer referenciais atuais para determinadas temáticas que perpassam as investigações em nível nacional e internacional. As submissões para o dossiê devem atentar as seguintes coordenadas:
1. Todos os artigos que almejam compor o dossiê devem apresentar uma clara interlocução com o tema do mesmo, tendo como cenário de fundo a área de escopo da revista, originalidade no tratamento desse tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação dos eventuais problemas e qualidade científica do texto. Na sua submissão deve claramente mencionar “proposta para dossiê”.
2. Os artigos encaminhados à revista devem ser inéditos, devendo vir acompanhados das devidas declarações de autoria das imagens e revisão do português. Por conseguinte, os autores são inteiramente responsáveis por todos os conteúdos do artigo.
3. Os dossiês, assim como a demanda contínua, aceitam trabalhos redigidos nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa.
4. Quanto às regras de estilo e apresentação formal (tipo e tamanho de fonte, margens, referências bibliográficas, etc.) os artigos submetidos para o dossiê devem seguir exatamente as mesmas normas dos artigos submetidos na demanda contínua e que estão detalhadamente desenvolvidas no template da revista. O não cumprimento destas normas implica a exclusão da proposta.
5. As editoras, após consulta aos elementos do comitê científico da revista, os que estiverem ativos na respectiva avaliação, reservam-se no direito de resolverem qualquer caso omisso que venha a ocorrer, salvaguardando, em particular, a qualidade científica da revista, assim como o cumprimento do prazo oficial regular de publicação.

Prazo limite para envio: 30 de abril.

Confira também as Condições para submissão.