Instruções gerais para publicação na revista

A Revista Digital do LAV é organizada em seções de Dossiê e Demanda Contínua, que acolhem as seguintes modalidades de escrita: Resenha, Artigo Científico e Ensaio. Destina-se à publicação de trabalhos inéditos na área da Educação com entrecruzamento com as Artes, resultantes de pesquisas e experiências educativas problematizadas teoricamente.  A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas é um dos pilares da política editorial da Revista Digital do LAV, como atesta a sua história de liderança na proposição de questões candentes na área da educação, vista a partir de vários prismas epistemológicos. A revista tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos.

  1. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas ou para livros, também não publicará artigos de um mesmo autor e/ou coautor no mesmo ano.
  2. A Revista Digital do LAV aceitará trabalhos para publicação nas categorias  artigo científico, ensaio e resenha,submetidos em seções de demanda contínua ou dossiê.
    1. Artigo científico de pesquisadores - entendido como o relato completo ou parcial de um trabalho experimental e baseado na premissa de que os resultados são obtidos posteriormente a um planejamento da pesquisa. Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas. A fonte utilizada deverá ser Verdana 10, espaço entre linhas 1,5.
    2. Ensaio – Modo de escrita que envolve um tempo e espaço subjetivo, um movimento de operar com conceitos, trazendo elementos que funcionem como potencializadores para um exercício de pensamento.  Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas. A fonte utilizada deverá ser Verdana 10, espaço entre linhas 1,5.
    3. Resenhas - Os textos de resenha deverão conter todos os dados da obra (editora, ano de publicação, cidade e número de páginas). Deverão ter um mínimo de 3 e um máximo de 5 páginas, devendo vir acompanhado da imagem da capa da obra. Essa produção deverá apresentar o comentário sobre uma obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da Educação. O autor deverá situar o campo a que a obra pertence, apresentar as principais ideias do autor e apresentar uma apreciação crítica, referindo sua contribuição para o contexto da Educação e das Artes.
  3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), (<http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/revislav/index>) na forma de transferência do manuscrito. O Presidente da Comissão Editorial, os submeterá, assim, ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. O Presidente da Comissão Editorial notificará os autores se os trabalhos foram ou não aprovados para publicação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo do parecer, sem a identificação dos avaliadores.
  4. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) Relevância do trabalho para as discussões em pauta; 2) Relevância e pertinência do trabalho para a área de escopo da revista; 3) Clareza conceitual e consistência teórica na abordagem da temática; 4) Qualidade e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 5) Utilização de referenciais atualizados.
  5. Os artigos, resenhas e ensaios deverão ser escritos nos idiomas: português, espanhol ou inglês. Devem apresentar título (centralizado em minúsculas) SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTOR (AUTORES) e ser escritos de forma clara e fluente. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word ou InDesign, em fonte Verdana tamanho 10, em espaçamento 1,5 entre linhas.
  6. 6.      O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m)  ser incluído(s) através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Os dados inseridos pelo(s) autor(es) neste campo serão divulgados junto ao artigo, caso aprovado. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Salientamos que em cada artigo poderá haver no máximo quatro autores, sendo que os artigos submetidos para avaliação devem ter autoria ou coautoria de um/a pesquisador/a doutor/aInserir ainda no item metadados o endereço para correspondência, telefones para contato , fax. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do currículo Lattes.
  7. Se possuir imagens, tabela ou quadros os mesmos deverão ser centralizados, com legendas numeradas no modelo "Figura. 1" em Verdana, negrito, tamanho 10, também centralizadas, abaixo de cada imagem. Também deve ser mencionada a fonte de onde a imagem foi retirada, no formato “Fonte:”.  Não deve haver listas de imagens. As ilustrações devem ser de boa qualidade. Tabelas e gráficos: Devem ser centralizados, com borda de 1 pt, com legendas numeradas no modelo "Tabela.1" ou "Gráfico.1 ", em Verdana, negrito, tamanho 10, também centralizadas, ACIMA de cada tabela/gráfico. Não deve haver listas de tabelas e/ou gráficos.
  8. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português ou espanhol ou inglês, o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços. Se o trabalho estiver em português, o título deverá estar em português e inglês. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. Se o texto estiver escrito em inglês, o título deverá estar em português ou espanhol.
  9. Todo artigo deve apresentar Resumo em negrito, letras minúsculas e sem dois pontos e palavras chave, em minúsculas (de 3 a 5, separadas por vírgulas) seguido de um Abstract também em negrito, com a primeira letra em maiúscula, sem dois pontos, assim como os termos Palavras-chave Keywords (de 3 a 5) sem espaçamento extra entre linhas. O resumo deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Não deverá exceder as dez linhas, ou 150 palavras.
  10. Notas de rodapé: Verdana, tamanho 8, inseridas na PÁGINA AONDE SÃO REFERENCIADAS. As notas de rodapé somente devem ser usadas para esclarecimento ou ampliar conceitos, as referências de autores devem ser incorporadas no corpo do texto. Ex.: (SILVA, 2005, p. 31). A utilização de notas de rodapé não deve exceder a utilização de 200 palavras.
  11. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:
    1. Citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação” (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”.

  1. Citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre linhas, mesma fonte do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO em maiúsculas, ano, p. 123).
  2.  Citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.
  3.  Devem ser usados os seguintes recursos:

[...] para indicar supressões;

[   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

negrito ou aspas simples para dar ênfase;

  1. (Informação verbal) para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.
  2. Grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)
  3. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos bem como a revisão ortográfica e gramatical em português e inglês, serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.
  4. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

NORMAS:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

  1.  Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.

  1. Até 3 autores

SILVA, E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

  1. Mais de 3 autores

SILVA, E. T. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

  1.  Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)

SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

  1.  Autor entidade

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.

  1.  Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

  1.  Partes de monografia

SILVA, E. T. Título da parte. In: SOBRENOME, N. S. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

SILVA, E. T. Título da parte. In: ______. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

  1. Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

SILVA, E. T. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

SILVA, E. T. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.ufsm.br>. Acesso em: 3 jan. 2000.

VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

  1.  Eventos (trabalhos apresentados)

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

  1.  Eventos (trabalhos apresentados) on-line

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos ... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

  1.  Artigos e/ou matéria de revista

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

  1. Artigos on-line

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

 

CONTATO:

E-mail: revistadigitaldolav@gmail.com

revistadigitaldolav@ufsm.br

Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais

Universidade Federal de Santa Maria

 

Av. de Roraima, nº 1000
Centro de Educação – Prédio 16
Sala 3366 – Laboratório de Artes Visuais

97105-900 – Santa Maria – RS, Brasil

 

Telefone: MEN (55) 3220.8197
E-mail: revistadigitaldolav@gmail.com

 revistadigitaldolav@ufsm.br

ISSN eletrônico: 1983-7348

DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr. limite para publicar a edição 30 abril

Segundo quadrimestre, maio/ago. limite para publicar a edição 31 agosto

Terceiro quadrimestre, set./dez. limite para publicar a edição 31 dezembro