Representação e auto-apresentação das mulheres artistas: reflexões para o ensino das artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734843991

Palavras-chave:

representação, ensino de arte, mulher

Resumo

O presente artigo tem como foco temático o impacto das imagens na construção subjetiva e social das pessoas, mais especificamente em relação a formas de existir como mulher e em como o ensino das artes visuais pode funcionar neste sentido - e na quebra de sentidos. O objetivo é analisar como as representações dos corpos podem ser sufocantes e ao mesmo tempo discutir sobre como a produção artística das mulheres pode nos libertar de algumas amarras e nos mostrar novas possibilidades de existir, através da auto apresentação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com um breve relato de experiência em sala de aula para aludir as questões discutidas. Desta forma, não há conclusões e resultados, apenas caminhos para reflexões na forma de ensinar e consumir a produção artística das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Portelinha Hainosz, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Artes Visuais - licenciatura pela Universidade estadual de Maringá. Graduação em andamento em Pedagogia pelo Instituto Federal do Paraná

Roberta Stubs Parpinelli, Universidade Estadual de Maringá

Artista, pesquisadora e psicóloga com doutorado em psicologia com ênfase em arte, gênero e produção de subjetividade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005), especialização em Saúde Mental e mestrado em História da Educação pela mesma instituição. Líder do DOBRA - grupo de pesquisa em arte, subjetividade, educação e diferença. Professora do curso de artes visuais da Universidade Estadual de Maringá. Com trabalhos em fotografia, vídeos, instalações e objetos, a artista tem explorado temas como o corpo, o tempo, a memória, o vazio e o transbordamento subjetivo.

Referências

ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. ed 2. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2008.

______. Arte no Brasil: Várias Minorias. Revista Gênero, Rio de Janeiro, v.3, 1º semestre, 2003.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

CANTON, Katia. Corpo, identidade e erotismo. São Paulo: Martins Fontes. 2009.

CARDOSO, Lúcia de Fátima Padilha. Cultura visual e a educação através de imagem. Recife: O autor, 2010, 158 folhas.

COSTA, Cristina. A imagem da mulher: um estudo de arte brasileira. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2002.

COUTINHO, Andréa Senra. Poéticas do Feminino/Feminismo na Arte Contemporânea: Transgressões para o Ensino de Artes Visuais em Escolas. Tese de doutorado Universidade do Minho. Braga (Portugal),

______; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Artes visuais e feminismos: implicações pedagógicas. Revista Estudos Feministas, Santa Catarina, v. 23, abr. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. ed. 4. São Paulo: Atlas, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores de cultura visual. Porto Alegre: Mediação, 2007.

______. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

LOPONTE, Luciana Gruppelli. Gênero, educação e docência nas artes visuais. In: Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, v. 30, jul./dez. 2005.

MIRANDA, Cyntia Mara. A construção do ideal de beleza feminina em peças publicitárias audiovisuais. In: ______. Estudos feministas e de gênero: articulações e perspectivas. Santa Catarina: Mulheres, 2014.

MATOS, Marial Izilda S., SAMARA, Eni de Mesquita, SOIHET, Rachel (orgs). Gênero em debate: trajetória e perspectivas na historiografia contemporânea. São Paulo: EDUC, 1997.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas?. São Paulo: Edições aurora, 2016.

PEREIRA, Débora de Viveiros. Susanna e os anciãos: análise comparativa das obras de Artemísia Gentileschi (1610) e Jan Both (1642). In: VIII EHA – Encontro de história da arte, 2012, Campinas. Anais eletrônicos. Campinas: UNICAMP, 2012. Campinas: Programa de pós-graduação do departamento de história, instituto de filosofia e ciências humanas - UNICAMP, 2012.

RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. In: PEDRO, Joana Maria e GROSSI, Miriam Pilar (Org.). Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000.

RAGO, Margareth. Espaços Autobiográficos nos Feminismos Contemporâneos: a imaginação criadora em Norma Telles. In: CORACINI, M., J, CARMAGNANI, A. M. (Orgs.). Mídia exclusão e ensino: dilemas e desafios na contemporaneidade. São Paulo: Pontes Editores, 2014.

SCOTT, Joan. História Das Mulheres. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.

______. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade, Rio Grande do Sul, n.2, jul./dez. 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis: Vozes. 2000.

STUBS. Roberta Parpinelli. A/r/tografia de um corpo-experiência: arte contemporânea, feminismos e produção de subjetividade. Tese de Doutorado Faculdade de Ciências e Letras de Assis Universidade Estadual Paulista. Assis, 2015.

TRIZOLI, Talita. O feminismo e a arte contemporânea – considerações. In: 17º ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS/ANPAP, 2008, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: Anpap, 2008.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Hainosz, A. G. P., & Stubs Parpinelli, R. (2020). Representação e auto-apresentação das mulheres artistas: reflexões para o ensino das artes visuais. Revista Digital Do LAV, 13(1), 173–198. https://doi.org/10.5902/1983734843991