Imagens de celulares e narrativas de estudantes e professoras de artes de Macapá/AP

Autores

  • Clicia Tatiana A. Coelho
  • Erinaldo Alves do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734810735

Palavras-chave:

Imagem, Processo de subjetivação, Ensino de Artes Visuais, Cultura Visual

Resumo

Este artigo reflete sobre as imagens armazenadas nos telefones celulares de um grupo de estudantes do Ensino Fundamental e suas reverberações no contexto educativo, compreendendo a ação de armazenar tais imagens como mote difusor de processos de subjetivações. Utiliza a análise de discurso para considerar as regularidades e inconstâncias existentes nos modos que estudantes e professoras de Artes veem e são vistos pelas imagens. Discute sobre as formas que os colaboradores da pesquisa relacionam-se com as imagens, principalmente, no contexto escolar a partir de alguns princípios da Educação da Cultura Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clicia Tatiana A. Coelho

Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais Universidade Federal da Paraíba

Erinaldo Alves do Nascimento

Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais Universidade Federal da Paraíba

Referências

BRASIL. Câmara. Senado. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.839.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Brasília, DF: MEC, SEF, 1997.

______. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. PNE verso e reverso: Plano Nacional de Educação. Rio de Janeiro: Folha Dirigida, 2001.

______. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: jun. 2012.

______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Resolução CNE/CEB 7/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: ago. 2013.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução: Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2ª Ed. São Paulo: EDUSP, 1998.

COELHO, C. T. A. Imagens de celulares e práticas culturais juvenis no cotidiano escolar. 2013. 167f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, João Pessoa, 2013.

FREEDMAN, K. Currículo dentro e fora da escola: representações da arte na cultura visual. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

HERNÁNDEZ, F. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

__________. Como pode a educação da cultura visual contribuir com a educação das artes. In: RODRIGUES, E. B. T; ASSIS, H. L. (Orgs.). Educação das artes visuais na perspectiva da cultura visual: conceituações, problematizações e experiências. SEDUC, GO, 2010, p. 59-86.

MARTINS, R. Das belas artes à cultura visual: enfoques e deslocamentos. In: MARTINS R. (Org.) Visualidade e educação. Goiânia: FUNAPE, 2008, p. 25-35.

MICHAELIS, Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998, p. 2260.

NASCIMENTO, E. A. Mudanças nos nomes da arte na educação: qual infância? Que ensino? Quem é o bom sujeito docente? São Paulo, 2005, Tese (Doutorado em Artes), Universidade de São Paulo.

___________. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e

das interpretações. In. MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 209-226.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.

Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20-

%20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf. Acesso em mar. 2012.

TOURINHO, I; MARTINS, R. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p.51-69.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Coelho, C. T. A., & Nascimento, E. A. do. (2013). Imagens de celulares e narrativas de estudantes e professoras de artes de Macapá/AP. Revista Digital Do LAV, (11), 172–191. https://doi.org/10.5902/1983734810735